Ligue o som! 10 podcasts do Sesc SP para você descobrir

14/08/2020

Compartilhe:

Tem gente que escuta lavando louça, limpando a casa, tomando café da manhã… Mas também há quem ainda não entendeu direito o que é um podcast. É o seu caso? A gente explica!

Um podcast nada mais é do que um programa de rádio que você pode sintonizar pela internet, a qualquer momento. Ou seja, para ouvir um episódio, você não precisa de dia nem hora marcados, basta escolher um assunto ou programa interessante e dar play!

Esse tipo de conteúdo tem ganhado cada vez mais ouvintes por aí. E ainda mais em tempos de isolamento social! Para gravar e ouvir podcasts, a gente não precisa sair de casa ou contar com a companhia de outras pessoas para ouvir. Também não existe a necessidade de ficarmos presos em uma tela para desfrutar dos áudios, e é por isso que tanta gente tem usado os podcasts como distração na hora de fazer os trabalhos domésticos. E cabe tudo na caixinha de som: literatura, música, teatro, filosofia, esporte…

Então, que tal descobrir o que as unidades do Sesc SP têm produzido neste formato? 

Na lista que preparamos, você vai encontrar temas que podem atrair pessoas com os mais variados interesses. Por exemplo, se você é estudante pré-vestibular, a série Letraria do Sesc Piracicaba já analisou duas das obras literárias obrigatórias nos vestibulares da Fuvest e da Unicamp. Agora, se o seu desejo é filosofar e refletir sobre os rumos do esporte pós-pandemia, ouça o podcast Esporte em Diálogo, elaborado pelo Sesc Santo André. Ou ainda: quer relaxar e ouvir histórias como se estivesse nos tempos da radionovela? Acompanhe a trama elaborada pelo Sesc 24 de maio!

Confira as dicas e boa escuta!

#NoPédaOrelha – Sesc Campo Limpo

Série narra cinco contos populares de cinco culturas diversas, que se encontram     nessas terras hoje chamadas de Brasil. Idealizado e apresentado por Uberê Guelé, com edição e mixagem de Bruna Laleska.

Poesias do Isolamento – Sesc Jundiaí (acessível em Libras)

A  poesia marginal ganha voz e se faz presente no podcast “Poesias do Isolamento”, com o movimento de slam e sarau de rua Slam do Zé. Criado em 2018 na cidade de Jundiaí, o grupo migrou sua batalha de poesia falada para as redes sociais devido a pandemia. A cada semana, cinco poetas e poetisas apresentam uma nova rodada de textos e rimas autorais relacionados ao momento que estamos vivendo.

Letraria – Sesc Piracicaba (acessível em Libras)

Divulgar o mundo das letras e da literatura de forma descontraída, gostosa e leve. Essa é a proposta do Letraria. Idealizado por Suellyn Camargo, o podcast também pode ser acompanhado por pessoas surdas, já que conta com intérprete de Libras. Os dois primeiros episódios exploram duas das obras obrigatórias da Fuvest e da Unicamp: “O Marinheiro”e “Mayombe”.

Esporte em Diálogo – Sesc Santo André

A pandemia introduziu um grande ponto de interrogação no mundo esportivo e da atividade física. Eventos estão sendo adiados, suspensos ou cancelados. E, neste primeiro episódio, o Prof. Dr. Odilon Roble, conversa sobre a liberação gradativa das atividades e os ajustes sociais graduais de convivência, bem como da ressignificação em torno do esporte e da atividade física. 

Rádio ETA – Sesc Registro 

Produzido no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Registro, o podcast reúne música, bate-papo, experimentações sonoras e produções poéticas. O primeiro episódio apresenta uma entrevista com Cely Naomi Uematsu, artista e empresária do Vale do Ribeira, e a leitura poética de Júlio César da Costa (Julião), que é de Miracatu. A apresentação fica por conta do educador Allan Kendy.

https://www.youtube.com/watch?v=DVvSneSMVW0&feature=emb_logo

Histórias de dentro de casa – Sesc 24 de maio

Popular nos anos 1940, as radionovelas reuniam famílias em volta de seus rádios para escutar aventuras e romances. A cada capítulo todos vibravam torcendo por seus personagens favoritos. E agora, toda está no ar a sua nova audionovela semanal “Histórias de Dentro de Casa”, estrelando Anita Cavaleiro, Luiz Ricas, Tatiane Colevati e Victor Guerra, educadores de Tecnologias e Artes do Sesc 24 de maio!

1, 2, 3 Respira-  Sescs Ipiranga e Santo André

Em ação conjunta, as unidades de Santo André e Ipiranga trazem o primeiro episódio da série Envelhecimento, atividade física e esportiva. A trilogia compõe o podcast intitulado “1, 2, 3 Respira”, desenvolvido pelo Sesc Ipiranga para proporcionar momentos de bem estar na rotina diária.

https://www.youtube.com/watch?v=H0FCL85O2rQ&feature=emb_logo

Na Coxia – Sesc Jundiaí 

Partindo de diálogos com profissionais da área, “Na Coxia – A Intimidade da Cena” traz, a cada encontro, a participação especial de um artista da cena e um texto dramatúrgico para servir como provocação e inspiração, além de colocar essas obras em perspectiva e ressaltar a sua importância para a história do teatro.

Contracapa – Sesc Campinas

Podcast semanal da biblioteca do Sesc Campinas.O programa fala de literatura, e também dá um panorama geral das atividades que estão acontecendo virtualmente na programação da unidade.

Espertofones –  Sesc Consolação

Produzido pelo Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Consolação, o podcast convida pessoas de todas as idades para uma conversa sobre mídias, artes e tecnologias, começando por um uso mais consciente do próprio celular. No primeiro episódio, o programa fala sobre videochamadas e a arte como potência, invenção e criação para enfrentarmos esse período.

Mas afinal, por que fazer um podcast?

Essa foi a pergunta-chave que guiou o bate-papo entre Ira Morato e Gracia Baffa, no youtube do Sesc Sorocaba. Na conversa, no dia 11/6, as duas contaram sobre seus projetos pessoais de podcast e apresentaram referências de grandes podcasts nacionais e internacionais em diversos ramos de interesse. Além disso, a podcaster e a jornalista explicaram quais as vantagens dessa mídia e seu impacto no mercado atual. Se você está interessado em criar seu próprio programa de rádio, assista!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.