Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Vida plena

Segunda edição do projeto Inspira – Ações para uma Vida Saudável leva às unidades do Sesc e a espaços públicos atividades de promoção de bem-estar e saúde


Danças Circulares - Foto: Willian Yamamoto.

O  Sesc realiza, de 2 a 28 de abril, a segunda edição do projeto Inspira – Ações para uma Vida Saudável, com uma programação voltada para o estímulo de hábitos saudáveis, sensibilizando públicos de todas as idades. As ações enfatizam a promoção da saúde de maneira integral e contínua ao longo da vida, por meio de atividades educativas, participativas e vivenciais que possibilitam a troca entre todos os participantes.

O projeto se estende pelas unidades do Sesc em São Paulo. Em sua maioria gratuitas, as atividades também ocuparão espaços públicos, entidades parceiras e empresas. Serão realizadas práticas que exploram diversas linguagens e dialogam com elas, buscando ampliar a abordagem de temas relacionados à saúde, tanto física quanto mental.

“Mais do que ausência de doença, o conceito de saúde envolve saberes integrados, autonomia e autoconhecimento. Locais de encontro e de reflexão sobre diferentes culturas são, assim, essenciais para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas”, explica Fabia Lopez Uccelli dos Santos, integrante da equipe curatorial do Inspira.
 

Locais de encontro e de reflexão sobre diferentes culturas são essenciais para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas

Fabia Lopez Uccelli dos Santos, integrante da equipe curatorial do Inspira.


 

CULTURA NA RUA


Foto: Roberto Assem. 

No dia 28 de abril, a avenida que se tornou símbolo da cidade de São Paulo celebra a segunda edição do evento Paulista Cultural. Para a ocasião, o Sesc Avenida Paulista realizará uma série de atividades culturais das 10h às 22h. Juntam-se à programação: Museu de Arte de São Paulo (Masp), Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Japan House, entre outras instituições. Neste ano, também participarão outros realizadores. Entre eles, o Centro Cultural São Paulo, Cidade Matarazzo, Museu do Futebol e Paulista Viva. Saiba mais no site www.sescsp.org.br.


 

Quatroloscinco, então, concebe uma delicada fauna – com texturas reais e simbólicas, de memórias e rastros, marcada por movimentos indiretos, mas afirmativos, em relação ao público

Leandro Nunes, no jornal O Estado de S. Paulo, sobre o espetáculo

Fauna, que esteve em cartaz no Sesc Pompeia até 10 de março.


 

O SAMBA É DELAS

Neste mês, o Sesc Carmo dá continuidade ao projeto É Samba Que Elas Querem, sobre a presença das mulheres à frente do microfone, dos instrumentos e das composições nessa cena musical brasileira. Na programação com veteranas e jovens sambistas, haverá shows, rodas ao ar livre e oficinas. No dia 1º, serão exibidos os documentários Bambas, as Mulheres no Samba de São Paulo (2017) e Esse Bumbo é Meu (2016). No dia 5, o grupo Samba de Dandara convida a cantora Roberta Oliveira e Dona Duda Ribeiro, Cidadã Samba de São Paulo (2005), com mais de 45 anos de carreira.

 

NOVOS RUMOS

Foto: Gal Oppido.

Depois de um hiato de mais de duas décadas, o Grupo Rumo – formado por Ná Ozzetti, Luiz Tatit, Geraldo Leite, Akira Ueno, Paulo Tatit, Gal Oppido, Zecarlos Ribeiro, Pedro Mourão e Hélio Ziskind – volta a se reunir. Juntos, lançam o álbum Universo, pelo Selo Sesc, com 14 canções inéditas, como Dengo, Toque o Tambor e Estrela Solitária. O disco chega às plataformas digitais no dia 12 de abril e será lançado ao público em quatro dias de shows, de 25 a 28 de abril, no Sesc 24 de Maio.


 


Foto: divulgação.

A partir de 10 de abril, serão exibidos os longas-metragens escolhidos pelo público e pelo júri da 45ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes: produções nacionais e internacionais que arrebataram os cinéfilos em 2018, como o longa-metragem As Boas Maneiras (Brasil).

 

 

ARTE QUE VIBRA

Sob curadoria de Adelina von Fürstenberg, a exposição Estremecer Autoras chega ao Sesc Consolação neste mês, com obras do artista Augustin Rebetez. No acervo, pinturas, fotografias, vídeos, filmes de animação, esculturas, instalações, escritos, música.

O universo desse artista suíço, que já expôs na Bienal de Sidney em 2014, é povoado por personagens e máquinas que remetem à imaginação. Peças relacionadas à cultura contemporânea das novas gerações tecnológicas.

 

LEIA MULHERES

Em abril, o Sesc Bom Retiro dá sequência ao projeto Mulher de Palavra, com a poeta e slammer Luiza Romão (foto) como mediadora de um ciclo de leituras que visa ampliar o alcance de autoras de diferentes países e estilos literários. Na programação, também haverá outras atividades, como a contação de história

As Clês Contam as Vozes Femininas da América Latina, dias 7 e 14 de abril, com a Cia. As Clês, seguida de oficinas lúdicas para crianças, com o objetivo de promover o intercâmbio entre histórias de grandes mulheres da sociedade e o público infantil.

 

revistae | instagram