Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dia do Desafio

Oito anos de desafios

Pela oitava vez, ocorreu o dia mundial dedicado à atividade física, o Dia do Desafio, com a participação de 1095 cidades de 25 países

Corria o ano de 1983. Fazia muito frio em um dia típico de inverno numa cidadezinha do Canadá. Nenhum dos habitantes tivera a idéia de colocar sequer o nariz para fora de casa. Mas eis que, por ordem do prefeito, os moradores foram convocados a apagar as luzes de casa e dar uma volta no quarteirão. Muitos preferiram continuar debaixo das cobertas, mas alguns resolveram, valentemente, atender ao chamado. Embora não tenha sido possível contar o número exato de corajosos, pela quantidade de energia economizada fez-se um balanço de quantos haviam abraçado a idéia.
O desafio lançado àquelas pessoas, sem dúvida, era não apenas vencer o frio, mas principalmente mudar de atitude com relação à prática de atividades físicas. Foi assim que surgiu o Dia do Desafio (Challenge Day), idealizado pela ParticipAction. Graças à criatividade de cidadãos comuns, entidades e governos locais, foram criadas alternativas para, digamos assim, sacudir as pessoas para alguma movimentação física.
O projeto foi difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (Tafisa), de origem alemã. No Brasil, e em todo o continente americano, ele é coordenado pelo Sesc São Paulo e consiste em desafiar as cidades participantes a mobilizar o maior número possível de pessoas para que pratiquem algum tipo de atividade física por, no mínimo, quinze minutos.

Desafios da vida moderna
Ao aderir aos avanços tecnológicos que proporcionam conforto e comodidade, todos se tornam mais sedentários e sujeitos a doenças, principalmente coronárias. A prática de uma atividade física diária distancia-se, dessa forma, cada vez mais da rotina das pessoas.
Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, "o objetivo é levar a atividade física para o cotidiano das pessoas, a fim de melhorar a qualidade de vida sem estipular restrições quanto às modalidades escolhidas", afirma. "O Dia do Desafio privilegia aspectos fundamentais para o convívio humano, como acessibilidade, envolvimento, diversão, diversidade e segurança, além de trazer benefícios para a comunidade e a saúde", diz Danilo.
Neste ano, a abertura do evento contou com a participação do presidente da Tafisa, Juergen Palm, que se manifestou impressionado com a participação brasileira no evento e expôs seus sentimentos da seguinte forma: "Ao caminhar pelas ruas notamos que os brasileiros são pessoas muito comunicativas. O modo de vida no Brasil não é tão recluso como na Europa, por exemplo, onde as pessoas passam muito tempo trancadas em edifícios. Dessa forma, é mais fácil para os brasileiros se envolverem num projeto como esse".
Juergen ressalta ainda que o fato de o verão brasileiro ser mais longo cria um diferencial em relação às outras regiões do mundo. E prossegue: "É mais fácil estimular as pessoas a caminhar nas ruas, nos parques e nas praias, portanto o Dia do Desafio produz um efeito muito maior no Brasil".
Já houve casos de grupos de centenas de pessoas que, no Dia do Desafio, juntaram-se para puxar um navio ou um avião ou demonstraram outras formas inusitadas de atividades. Mas, segundo Maria Luiza de Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo (GDFE) do Sesc São Paulo, e coordenadora do Dia do Desafio para o continente americano, o evento não tem nenhuma pretensão de estabelecer recordes ou definir vencidos e vencedores: "O projeto é, acima de tudo, um exercício de confiabilidade e envolvimento comunitário", ressalta. "Em suas ações, o Sesc atende a milhares de pessoas no quesito atividade física, realizando eventos e campanhas grandiosas, como o Dia do Desafio."
Maria Luiza faz questão de afirmar que o projeto é mais que um movimento de um dia. "É um passo para a continuidade das ações que levarão a população a ter uma vida mais saudável", conclui.

Desafio 2002
Em sua primeira edição no Brasil, em 1995, o evento envolveu 35 cidades e mobilizou cerca de 1,9 milhão de pessoas. Desde então, o projeto ampliou as parcerias, incluiu a questão cultural no conjunto de metas e passou, em 2000, a ser coordenado pelo Sesc São Paulo em todo o continente americano. Em 2001, o Dia do Desafio contou com a participação de 19 milhões de pessoas.
Como resultado desses esforços e do crescimento da popularidade do evento, em 2002 foram inscritas 1095 cidades de 25 países, entre as quais cidades de doze estados brasileiros. A novidade deste ano foi a participação de Cuba, das ilhas Malvinas (Falklands) e do Paraguai.