Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

Futebol, Convivência e Inclusão

 

Criado por iniciativa dos empresários do comércio de bens e serviços, o Sesc nasceu da determinação e do desejo de uma atuação efetiva do empresariado para a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do setor e de seus familiares, bem como da comunidade em geral.

Organizado no Estado de São Paulo a partir da ação levada à prática numa rede de 32 centros culturais e desportivos, em seu canal de televisão ( o SescTV ), e na internet, com o portal www.sescsp.org.br, o Sesc SP reflete, em seus 63 anos de história, o empenho dos empresários do setor com o bem-estar do cidadão e o crescimento social do país.

Orientados por esse empreendimento de recursos no desenvolvimento do indivíduo e da sociedade, os programas e projetos do Sesc desenvolvem-se junto a públicos das mais variadas faixas etárias e estratos sociais. São investimentos no campo da cultura, esportes, educação ambiental, tecnologia, turismo social, Terceira Idade, desenvolvimento infantil, saúde e alimentação que buscam o aprimoramento individual como modo a favorecer a construção de um corpo social ativo e renovador. 

Nesta direção, a instituição privilegia, em seu intenso e variado conjunto de ações, o encontro, a troca, a convivência e a combinação de diferenças por meio das mais diversas formas de expressão da cultura a que se dedica.

Como elemento rico de sentidos e histórias de nossa cultura, o futebol não poderia passar à margem do olhar da instituição. Com exposições, campeonatos, cursos, publicações e encontros com profissionais, o esporte que movimenta paixões no País, se oferece como espaço pleno à proposição do Sesc SP de estímulo à inclusão, interação e envolvimento democráticos.

A mobilização de pessoas, recursos e equipamentos para programações voltadas ao esporte e, especialmente, a um bem simbólico particularmente brasileiro, como o futebol, reflete o entendimento dos empresários do setor sobre o incentivo à convivência como via de acesso a uma sociedade autenticamente participante e inclusiva.

 


Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo