Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Ação social e aprimoramento cultural

A ação do Sesc – Serviço Social do Comércio – é fruto de um sólido projeto cultural e educativo que traz, desde sua criação pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo há 64 anos, a marca da inovação e da transformação social. De caráter privado e sem fins lucrativos, o Sesc tem como objetivo promover o bem-estar social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento cultural dos trabalhadores do setor e suas famílias – seu público prioritário – e da comunidade em geral.

O Sesc inovou ao longo dos anos ao introduzir novos modelos de ação, que se concretizam por uma intensa atuação no campo da cultura, do lazer e do esporte inclusivo, voltada a diversas faixas etárias e estratos sociais. A diversidade de atividades e a ação continuada e de livre escolha valorizam a criatividade e a participação do indivíduo, e efetivamente contribuem para experiências mais duradouras e significativas.

A rede de centros culturais e desportivos, um canal de televisão (SescTV) e o Portal Sesc SP na internet (www.sescsp.org.br) se encontram em expansão, com investimentos na construção de equipamentos de lazer socioeducativo e em treinamento constante das equipes para o planejamento e atendimento aos mais diversos públicos. O Sesc São Paulo realiza atividades em diversas áreas, como o turismo social e a odontologia, a educação ambiental e programas especiais para crianças e para a terceira idade, além dos pioneiros programas Mesa Brasil Sesc São Paulo, de segurança alimentar, combate à fome e ao desperdício de alimentos e Internet Livre, de inclusão e cultura digital.

Processos de educação permanente, os programas visam à autonomia do público participante. Desse modo, cultura, artes, esportes, lazer, educação informal e ação comunitária são parte cotidiana de uma ação global que compõe o campo de atuação do Sesc e que demonstra o compromisso do empresariado do comércio de bens, serviços e turismo com o aprimoramento cultural da população.

Abram Szajman, Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo