Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Artes do Corpo

A partir de uma convocatória aberta, o III Vozes do Corpo apresenta as múltiplas vertentes da dança contemporânea com trabalhos de 27 grupos selecionados e de companhias de bairros do extremo sul de São Paulo convidadas para o evento. Parceria entre a Cia. Sansacroma, espaço cultural que visa democratizar a produção de dança no Capão Redondo e arredores, e o Sesc Santo Amaro, o encontro, que também conta com oficinas, workshops e palestras, acontece de 5 de junho a 1º de julho.

A programação se divide em três eixos, com espetáculos realizados no teatro do Sesc Santo Amaro e Ninho Sansacroma, performances de rua no Poupatempo da região, terminal de ônibus e metrô de bairros do extremo sul de São Paulo e uma mostra local com grupos da região de Santo Amaro. “Como as apresentações acontecem também em espaços públicos, você leva a dança até as pessoas, que são surpreendidas e param para entender essas novas propostas e dialogar com elas”, afirma o técnico de programação do Sesc Santo Amaro e curador da mostra, Marcos Villas Boas.

O projeto dá continuidade a outro da unidade Santo Amaro, de parcerias com grupos, associações e instituições da região. “A ideia é de intercâmbio, que o público do Sesc vá assistir a espetáculos no Ninho Sansacroma e vice-versa”, diz Villas. Na seleção dos grupos que compõem a mostra, a curadoria do evento, composta também pela bailarina, pesquisadora e professora Ana Terra e pela fundadora e diretora da Cia. Sansacroma, Gal Martins, levou em conta a representatividade da dança, escolhendo profissionais com trajetória consolidada e novos grupos.

A companhia J. Gar.Cia. Dança Contemporânea, do bailarino Jorge Garcia, que já coreografou o Balé da Cidade de São Paulo, apresenta o espetáculo Interlúdio; a Cia. Danças Cláudia de Souza (foto), da bailarina e coreógrafa premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Já a Cia. Fawask, projeto paralelo dos bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo, apresenta o Salão e Das Oito.

A programação também conta com oficinas de figurinos e adereços cênicos ministradas pelo cenógrafo e figurinista Marco Lima, de trilha sonora com o músico Celso Nascimento, da Cia. Nósláemcasa, e de iluminação, com o especialista Décio Filho. Workshops de contato e improvisação, aulas práticas de dança moderna e contemporânea e de ritmos brasileiros contemporâneos, além de palestras de história e economia da dança, fazem parte da mostra. “Ampliamos o evento em relação à edição do ano passado, incluindo discussões técnicas, de formação de público e economia da dança que são importantes para estimular a produção”, afirma Villas Boas.

“Como as apresentações acontecem também em espaços públicos, você leva a dança até as pessoas, que são surpreendidas e param para entender essas propostas novas e dialogar com elas”

Marcos Villas Boas, técnico de programação do Sesc Santo Amaro e curador da mostra III Vozes do Corpo


Lima Duarte

O projeto Neville D’Almeida – Além Cinema, do Sesc Santo Amaro, trouxe um dos principais nomes da dramaturgia brasileira para um bate-papo descontraído sobre sua carreira e sobre a experiência de trabalhar com o cineasta. Com mais de 50 anos de estrada, Lima Duarte interpretou no longa Os Sete Gatinhos (1980), adaptação do texto de Nelson Rodrigues, o funcionário público carioca Noronha.

Duarte, que brinca com a própria imagem na capa da E de junho,  já atuou em diversas novelas e peças. Entre os inúmeros prêmios conquistados, um pelo conjunto da obra no cinema (2004), da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), um de melhor ator de cinema em Eu Tu Eles (2001) no Festival de Gramado, e outro de melhor ator pela peça O Testamento do Cangaceiro (1961) no Prêmio Saci.

Lançamento

O filósofo e psiquiatra italiano Mauro Maldonato (à esquerda, junto com Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo) lançou o livro Passagens do Tempo (Edições Sesc, 2012) em diferentes unidades do Sesc na segunda quinzena de maio. O giro incluiu Ribeirão Preto (15), Araraquara (16), Consolação (21) e Santos (23). No novo trabalho, Maldonato aborda a história da filosofia ocidental, por meio de autores clássicos e contemporâneos, em busca de respostas para alguns dos questionamentos do
homem moderno diante da passagem do tempo.

O homem e o meio

Parte da trilogia Arsenale Della Danza, apresentada no Sesc Pinheiros e dirigida por Ismael Ivo, Babilonia – II Terzo Paradizo trata da capacidade do homem de encontrar novas formas de comunicação que sejam capazes de alterar as consequências nefastas de algumas decisões suas – como as tomadas em relação ao meio ambiente. A primeira parte, The Waste Land, falou dos problemas ambientais e das dificuldades do planeta; e a segunda, chamada Oxygen, explorou nossa capacidade de sobrevivência. O espetáculo foi apresentado nos dias 1º e 2 de junho.

Música nova

O Camerata Aberta, grupo de música contemporânea da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, apresentou o espetáculo Oriente, sob regência do maestro norte-americano Joel Sachs, no dia 26 de junho, no Sesc Bom Retiro. No programa, obras de compositores oriundos de países orientais: Dmitri Yanov-Yanovsky, do Uzbequistão; Guo Wenjing, da China; Sansar Sagidorj, da Mongólia; e Akira Nishimura, do Japão. No mês de maio, o grupo lançou o CD Espelho D’Água, pelo Selo Sesc.


“Eu sempre quis viver de música, ficava sonhando em poder fazer vários shows com uma banda. (...) já cheguei a ponto de quase desistir de tocar para fazer outra coisa, mas continuo tocando até hoje”

O músico Fernando Catatau ao site Oba Oba (www.obaoba.com.br). O guitarrista, também vocalista da banda Cidadão Instigado, apresentou o show Fernando Catatau e o Instrumental, no Sesc Pompeia, nos dias 8 e 9 de junho
 


“Minha mãe teve uma importância muito grande para mim. [Ela] Declamava poesias muito bem, havia feito curso de declamação na época da escola. Toda essa minha encenação no palco tem a ver com ela, que era muito teatral”

Arrigo Barnabé ao site do Jornal de Londrina (www.jornaldelondrina.com.br). O músico se apresentou no Sesc São Caetano, no dia 16 de junho