Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

TIKA, um trabalho de vanguarda que merece ser compartilhado

Foto: José de Holanda
Foto: José de Holanda

Conversamos com TIKA (nome artístico de Marina Casonato) que nasceu em 1989 na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo. Desde criança frequentou aulas de dança e coral, na adolescência estudou violão, piano, teoria musical, ganhou festivais de música do colégio e fez suas primeiras apresentações como cantora.

Formada em Música pela Universidade Federal de São Carlos e em Canto Popular pelo Conservatório de Tatuí, desde 2008 TIKA é vocalista da banda Quizumba, que já ganhou editais culturais de circulação de shows em homenagem à Tropicália e com a qual realiza shows até hoje. Em 2012 mudou-se para São Paulo com o intuito de produzir seu primeiro trabalho solo e em 2014 é convidada a integrar a Banda Odara, a banda oficial da Festa Odara, eleita a melhor festa de São Paulo pelo voto popular do Guia Folha em 2014. Em agosto desse mesmo ano lançou digitalmente seu primeiro disco no formato EP “TIKA”. O show de lançamento aconteceu em setembro no Festival Contato em São Carlos e contou com a participação do cantor Otto.

Confira o que rolou no bate-papo com a EOnline:

EO: Fale um pouco sobre sua história com a música, o começo e a trajetória de sua carreira.
TIKA: Eu comecei a dançar com três anos de idade, então toda aquela atmosfera de se apresentar em teatros já me dominava, era a coisa que eu mais gostava de fazer. Entrei para o coral da escola aos oito anos, estudei violão, fui para a faculdade de música, conservatório, montei banda, cantei bastante. Até que decidi ir pra São Paulo gravar meu primeiro trabalho solo, conheci muitos parceiros da música, e agora estou circulando com esse show solo, e já pensando no próximo trabalho.

EO: Como foi o processo de elaboração e produção do seu primeiro EP?
TIKA:  Eu me reuni com o produtor Fernando TRZ, gravamos as músicas só com violão, teclados e bases eletrônicas. Depois disso fomos para o estúdio e convidamos os músicos para participar faixa a faixa. No meio do processo eu conheci Thiago França, Rodrigo Campos, Pipo Pegoraro, Tatá Aeroplano, artistas que participaram do EP e foram definitivos para a sonoridade alcançada.

EO: Comente sobre as canções que compõem o EP, quais foram as influências e parcerias em cada uma delas.
TIKA:  As primeiras duas faixas são de minha autoria. As letras são autobiográficas e as melodias e harmonias são fortemente influenciadas pela bossa nova e afro sambas. Doce Guia é uma canção de Junio Barreto, que é um compositor que eu amo, e escolhi essa por causa da letra. Anjo era uma canção inédita que o compositor Mário Martinez me apresentou e que de cara fiquei com vontade de registrar pela influência da bossa nova e por ter a chance de gravar algo inédito.

EO: Qual é o maior desafio da sua carreira?
TIKA: Conquistar o público que dedica um pouco do seu tempo pra me ouvir, seja no aparelho de som ou ao vivo, quero emocionar essas pessoas, sempre!

EO: Sobre o show no Sesc Sorocaba o que o público pode esperar?
TIKA: Esse show que eu estou fazendo traz as canções do EP e também canções de compositores contemporâneos que eu admiro, como Romulo Fróes, Rodrigo Campos, Lucas Santtana, Pipo Pegoraro e Rafael Castro. É um show bastante baseado nas poesias das músicas, e a sonoridade tende para o rock com intervenções bossa novísticas que valorizam o canto.

o que: Empulso | TIKA
quando:

16 de maio, às 20h - única apresentação

onde:

Sesc Sorocaba | R. Barão de Piratininga, 555 | 15 3332-9933

ingressos:

Grátis. Com retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.