Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Represas de SP




Represas GUARAPIRANGA e BILLINGS

A água que sai das torneiras da Grande São Paulo vem de oito sistemas principais: Cantareira, Guarapiranga, Alto Tietê, Rio Grande, Ribeirão da Estiva, Alto Cotia, Baixo Cotia e Rio Claro. Formados por diversas represas de armazenamento de água, estes complexos são responsáveis pela produção de mais de 60 mil litros de água por segundo e atendem 33 municípios da região metropolitana.
Por sua história, capacidade de fornecimento de água e proximidade com a capital, Guarapiranga e Billings são duas das represas mais importantes para os sistemas de abastecimento da cidade. Além disso, estão entre as primeiras represas construídas na região e se tornaram locais de lazer e concentração populacional. 

GUARAPIRANGA

As obras de represamento do rio Guarapiranga, afluente do rio Pinheiros, foram iniciadas em 1906. A construção ocorreu para auxiliar a alimentação das turbinas da Usina de Parnaíba e regularizar a vazão do rio Tietê, reduzida devido a uma forte estiagem na época. Apenas em 1928 é que se começou a retirar água para abastecer a capital. Com um espelho d’água de 26 km², a represa chegou a ser a principal fonte de água de São Paulo.

Mais tarde, nos anos 1960, o crescimento desordenado da região fez com que o reservatório ficasse comprometido. Para regularizar a vazão da represa, que vinha sendo explorada acima da sua capacidade, foram feitas obras de interligação com o braço de outros rios. Hoje, a Guarapiranga abastece mais de 5 milhões de pessoas em regiões como Santo Amaro, Morumbi, Pinheiros e Butantã.

BILLINGS

Responsável por levar água a mais de 1 milhão de pessoas em Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André, foi construída em 1925. Projetada pelo engenheiro Asa White Kenney Billings, tinha como objetivo gerar energia elétrica para as principais indústrias de São Paulo e depois passou também a fornecer água.

Atualmente, é o maior reservatório da Região Metropolitana de São Paulo. Com um espelho d’água de aproximadamente 100 km², estima-se que a represa poderia abastecer aproximadamente 4,5 milhões de pessoas. Devido à poluição de parte do reservatório, porém, o fornecimento atual é de aproximadamente um terço desse potencial.