Jornada do Patrimônio 2023

28/07/2023

Compartilhe:

O Sesc São Paulo participa da 9ª Jornada do Patrimônio, promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), da Secretaria Municipal de Cultura, nos dias 19 e 20 de agosto. O tema desse ano, “Se a cidade, se a cidade fosse minha”, estabelece conexões diretas com o mote da última edição “Tão Perto, tão longe” e formaliza a existência de um projeto contínuo para a criação de debates necessários apoiados em questões como inclusão e pertencimento, atrelados à concepção dos patrimônios materiais, imateriais e à recuperação dos apagamentos.

A programação traz a potencialidade do Turismo Social como ação educativa, no campo da memória social e patrimônio cultural, abordando diferentes perspectivas da cidade que acolhem diferentes grupos sociais, culturais e econômicos que fazem parte do presente e da história da cidade.

Os roteiros desta edição variam de circuitos a pé, como a Caminhada São Paulo Negra, promovida pelo Sesc Carmo, o Histórias Não Contadas da Cidade, que sai do Sesc Avenida Paulista e o Partir e Ficar: Hotéis e Seus Usos Sociais no Centro de São Paulo, organizado pelo Centro de Pesquisa e Formação, a passeios com transporte e caminhada, como o Toda Terra é Ancestral: Roteiro à Escultura da Carolina Maria de Jesus, do Sesc Interlagos, o Berços do Samba: Barra Funda, com saída do Sesc Pinheiros, o A Pé pela Quebrada: Favela Galeria, do Sesc Itaquera e o Da Biblioteca à Praça: Memórias da Av. do Sabão, partindo do Sesc Santana.

Para quem gosta de visitas guiadas em espaços fechados, o Sesc Ipiranga levará para conhecer patrimônios arquitetônicos e imateriais da Justiça Paulista, no roteiro Direito e Memória, o Sesc Consolação pretende fazer o público questionar o presente olhando o passado na atividade Entrar no Museu é Confrontar a Memória, na Pinacoteca, e o Sesc Vila Mariana fará uma visita ao Museu das Culturas Indígenas.

Também haverá atividades nas próprias Unidades, como o bate-papo sobre a Ancestralidade Negra na Borda Leste da Pauliceia: Memórias, Sambas, Ritos e Ofícios, que ocorrerá no Sesc Itaquera e as Visitas Patrimoniais: a Fábrica da Lina, no Sesc Pompeia.

Caminhada São Paulo Negra (Sesc Carmo) | Foto: Heitor Salatiel
Caminhada São Paulo Negra (Sesc Carmo) | Foto: Heitor Salatiel

Por meio desta iniciativa, o Sesc reafirma seu alinhamento com uma política de valorização e preservação da memória e do patrimônio que se efetiva pela preservação e disponibilização de seus acervos e edificações de interesse histórico, bem como pela promoção de iniciativas de viés socioeducativo sobre o assunto.

Vem com o Sesc conhecer um pouco mais sobre a história da cidade de São Paulo!


Sobre a Jornada do Patrimônio

A Jornada do Patrimônio é um evento organizado anualmente, desde 2015, pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com o objetivo de compartilhar e fortalecer iniciativas de valorização do patrimônio cultural paulistano em seus distintos territórios, evidenciando as particularidades históricas e aspectos contemporâneos das cinco regiões da cidade. O Sesc em São Paulo participa desde sua primeira edição, sempre por meio do Turismo Social.

Instituída pela Lei Municipal nº 16.546/2016, oferece uma extensa programação de roteiros, bate-papos, encontros, oficinas e visitas em imóveis históricos localizados em toda a cidade, buscando estimular a população a (re)conhecer os bens patrimoniais que tratam da memória e identidade dos diferentes grupos sociais presentes na cidade.

Sesc na Jornada do Patrimônio 2023 – Se a Cidade, se a Cidade Fosse Minha
Quando: 19 e 20 de agosto, sábado e domingo
Inscrições: a partir de 2/8, às 14h, pelo Portal Sesc SP ou presencialmente nas Unidades realizadoras, exceto o Sesc Pompeia, que será por meio de retirada de ingressos 30 minutos antes no dia da atividade. Grátis.
Programação completa em sescsp.org.br/jornadadopatrimonio
Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.