Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Redação

Revista - Maio 2006

 

 

 

O mercado editorial, a teledramaturgia e mesmo as bancas de jornal, com sua diversidade de títulos, atestam que o brasileiro se tornou um contumaz consumidor de história. Personagens como o ex-presidente Juscelino Kubitschek e o barão de Mauá, e episódios como a Guerra dos Farrapos e a ditadura militar brasileira, entre outros, têm merecido a atenção do público, que consome suas vidas, experiências e fatos na forma de livros, artigos em revistas especializadas, em minisséries televisivas ou no cinema. O fenômeno é recente e, de acordo com especialistas ouvidos para a matéria de capa, deve ser aprofundado, devido ao forte interesse do brasileiro por aspectos de sua própria história - seja recente, como a produção cultural da década de 1980, seja de um tempo mais distante, e o número de títulos sobre a figura e o governo de dom Pedro II serve de exemplo.

Na Entrevista, uma conversa exclusiva com o especialista em educação, autor de inúmeros livros, Cláudio de Moura Castro sobre os problemas que afligem o ensino brasileiro.

Em Depoimentos, o coreógrafo e bailarino Steve Paxton e, nos Encontros, o filósofo e professor Peter Pál Pelbart.
Entre as reportagens, a relação da arte com o futebol, a música de dor-de-cotovelo de nomes como Dolores Duran e Maysa, e a bicicleta como meio de lazer e de transporte.

O Almanaque Paulistano traz a história do prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) na Rua Maranhão, e Vistas Contemporâneas registra o Museu Lasar Segall.

O Em Pauta discute as relações familiares em artigos exclusivos da antropóloga Alba Zaluar e do professor André Pessoa.

No Em Cartaz, a programação de maio do Sesc São Paulo.


Danilo Santos de Miranda

Diretor Regional do Sesc São Paulo