A nova edição da Revista E está no ar. Confira os destaques de JULHO de 22

30/06/2022

Compartilhe:
Leia a edição de julho/22 da Revista E na íntegra

LEIA NESTA EDIÇÃO: COMO OS JOGOS ANALÓGICOS ATRAVESSAM GERAÇÕES, UMA IMERSÃO SENSORIAL NA TRILHA DO SENTIR, OBRAS FOTOGRÁFICAS DE PENNA PREARO, FERNANDO JOSÉ DE ALMEIDA, GABRIEL VILLELA, RICARDO ALEIXO, ISSAAF KARHAWI, YARA BERNETTE E MAIS!

A mais nova edição da Revista E, publicação mensal do Sesc São Paulo, está no ar! Em julho de 2022, leia reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção.

A capa é ilustrada pela obra Jangada para o mar, do pintor e gravador cearense Raimundo Cela (1890-1954), trabalho que integra a
exposição Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil, em cartaz no Sesc 24 de Maio até 7 de agosto. A mostra reúne uma diversidade de trabalhos que foram produzidos por artistas de Norte a Sul do país para além do que ficou conhecido pelo movimento modernista de São Paulo. As produções extrapolam a linguagem do desenho, da pintura, da escultura e da arquitetura,trazendo também registros fotográficos, do cinema, das revistas ilustradas e de documentação de ações efêmeras.

No mês em que o Sesc São Paulo promove mais uma edição do Festa! – Festival de Aprender, a REPORTAGEM PRINCIPAL (Sua vez! – LEIA AQUI) celebra a ludicidade dos jogos analógicos, que atravessam gerações, atualizam-se em temas e formatos, ganham narrativas contemporâneas, brasileiras e decoloniais e incorporam novas tecnologias, estimulando criatividade e aprendizado. Ato que acompanha a história da humanidade, o jogar é incentivado nas páginas desta edição da Revista e exercitado em uma série de ações formativas, lúdicas e educativas, oferecidas por diversas unidades do Sesc ao longo do mês de julho. Bom jogo!

Os jogos analógicos atravessam gerações, atualizam-se em temas e formatos, incorporam novas tecnologias e continuam estimulando criatividade, ludicidade e aprendizado.
Os jogos analógicos atravessam gerações, atualizam-se em temas e formatos, incorporam novas tecnologias e continuam estimulando criatividade, ludicidade e aprendizado.

Outra REPORTAGEM desta edição (Ampliar sentidos – LEIA AQUI) propõe uma imersão sensorial e acessível em meio à natureza. Convidamos você a passear pela Trilha do Sentir, roteiro gratuito que corta a Reserva Natural Sesc Bertioga e incentiva o contato com um trecho de floresta alta de restinga, no coração da cidade de Bertioga, no litoral paulista. Acompanhe essa dica de passeio, que é adaptado a todos os públicos e oferece um primeiro contato com o mundo das trilhas.

A Trilha do Sentir é passeio sensorial e acessível que corta a Reserva Natural Sesc Bertioga. Foto: Adriana Vichi.
A Trilha do Sentir é um passeio sensorial e acessível que corta a Reserva Natural Sesc Bertioga. Foto: Adriana Vichi.

Em ENTREVISTA para esta edição da Revista E (Um novo olhar para a educação – LEIA AQUI), o professor e pesquisador em Filosofia da Educação Fernando José de Almeida propõe caminhos para a gestão educacional e para o ensino na era digital. Entre os assuntos abordados durante esta conversa, Fernando fala sobre a educação como um projeto de nação, sobre os chamados nativos digitais, sobre inovação no processo de ensino e aprendizagem, sobre os diálogos possíveis entre educação formal e não formal e sobre a relação entre a razão e a complexidade do mundo.

Assista a trechos da entrevista com o professor Fernando José de Almeida, em entrevista para a Revista E. Captação e edição de vídeo: Guilherme Barreto.

Na seção PERFIL deste mês (De corpo inteiro – LEIA AQUI), conheça a trajetória artística de Yara Bernette (1920-2002), um dos mais importantes nomes brasileiros do piano no século 20, consagrada mundo afora pelo virtuosismo que a fez colecionar conquistas ao longo de sete décadas de carreira, período em que tocou em mais de 4 mil recitais, a maior parte deles entre Estados Unidos e Europa.

Yara Bernette (1920-2022), uma das maiores pianistas brasileiras, é celebrada na seção Perfil da edição de julho/22 da Revista E. Foto: Acervo de Ronaldo Miranda.
Yara Bernette (1920-2022), uma das maiores pianistas brasileiras, é celebrada na seção Perfil da edição de julho/22 da Revista E. Foto: Acervo de Ronaldo Miranda.

A seção ENCONTROS (Cultura da participação – LEIA AQUI) convida Issaaf Karhawi, professora e pesquisadora em comunicação digital, para falar sobre comunicação e tecnologia, refletindo sobre fenômenos contemporâneos do mundo digital, como as redes sociais, o impacto dos memes, a função dos algoritmos, os conteúdos virais na Internet, o papel dos influenciadores digitais, o perigo das fake news e os desafios no combate à desinformação.

Ouça, em formato de podcast, a conversa com a pesquisadora Issaaf Karhawi, mediada por Adriana reis, editora da Revista E. Edição de vídeo: Tiago Marinho (Vivarium Filmes).

“A fotografia reinventa”. A GRÁFICA de julho (Fazedor de Enigmas – LEIA AQUI) celebra a poética visual e experimental de Penna Prearo, autor da frase que abre este capítulo e artista que está em cartaz no Sesc Bom Retiro com a exposição Labirintos Revisitados, que reúne 49 trabalhos que, segundo o curador Baixo Ribeiro, “exploram a alta saturação de cores e a distorção repetitiva de imagens, criando uma atmosfera psicodélica e
urbana”.

Obra do fotógrafo Penna Prearo é celebrada na exposição Labirintos Revisitados, em cartaz no Sesc Bom Retiro. Imagem: Thelonious em Atlantis (2017), de Penna Prearo.
Obra do fotógrafo Penna Prearo é celebrada na exposição Labirintos Revisitados, em cartaz no Sesc Bom Retiro. Imagem: Thelonious em Atlantis (2017), de Penna Prearo.

Em DEPOIMENTO para a Revista E (Casamento com o teatro – LEIA AQUI), diretor mineiro Gabriel Villela celebra 30 anos de palco, período em que esteve à frente de 50 montagens teatrais, entre elas o seu mais recente projeto, Henrique IV, que esteve em cartaz no Sesc Vila Mariana, no primeiro semestre deste ano. Neste papo, ele fala sobre dramaturgia, autores de referência, desafios da direção e sua relação afetiva com as artes cênicas.

Henrique IV, adaptado da obra de Pirandello, é a 50ª montagem teatral com a assinatura de Gabriel Villela. Foto: João Caldas Filho.
Espetáculo Henrique IV, adaptado da obra de Pirandello, é a 50ª montagem teatral com a assinatura do diretor mineiro Gabriel Villela. Foto: João Caldas Filho.

EM PAUTA na edição de julho (Turismo de Base Comunitária – LEIA AQUI), dois artigos celebram o TBC, tipo de turismo feito por e para a comunidade. Os textos são: “Entre conquistas, resistências e conflitos”, assinado pela geógrafa Sueli Angelo Furlan, e “Viajar diferente… fazendo a diferença”, de autoria da engenheira agrônoma Thaise Costa Guzzatti.

Na seção INÉDITOS (LEIA AQUI), conheça quatro poesias assinadas pelo artista e pesquisador Ricardo Aleixo: O que importa, Oriki de Ogum à beira-mar, Não tem fim e Florilégio.

Por fim, o ALMANAQUE (Oba, férias! – LEIA AQUI) aproveita o mês das férias escolares para indicar 5 passeios divertidos e educativos para fazer com a criançada nas unidades do Sesc São Paulo. Entre as opções que a Revista indica, estão a oficina de astronomia Viajando com as Estrelas, do Sesc Mogi das Cruzes, um passeio geológico ao Acampark, promovido pelo Sesc Piracicaba, uma incursão pelas tradições da Aldeia Renascer Ywyty Guaçu, oferecida pelo Sesc São José dos Campos, uma volta ao passado com o passeio Histórias e Brincadeiras em Paranapiacaba, atividades do Sesc Vila Mariana, e a visita Frutas Nativas do Brasil – Trilhas do Sabor, feita ao Sítio do Bello pelo Sesc Taubaté.

Almanaque oferece 5 dicas de passeios para fazer com a criançada ao longo do mês das férias nas unidades do Sesc São Paulo.
Almanaque oferece 5 dicas de passeios para fazer com a criançada ao longo do mês das férias nas unidades do Sesc São Paulo.

A Revista E deste mês traz ainda a seção DOSSIÊ, com destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado ao longo de julho de 2022 (tem a parceria do Sesc com a Bienal do Livro, após um hiato de 4 anos – Palavras em festa – LEIA AQUI; a celebração do centenário do conjunto arquitetônico KKKK, espaço que abriga o Sesc Registro; os destaques da 40ª edição do projeto Recreio nas Férias, desenvolvido há duas décadas pela Secretaria Municipal de Educação e oferecido em 13 unidades do Sesc; a 53ª edição do FIT – Festival Internacional de Teatro de Rio Preto, que acontece entre 21 e 30 de julho; e a 13ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que está com obras expostas no Sesc Avenida Paulista.

A EDIÇÃO DE JULHO/22 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de JULHO na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.