Ed. 86 – Painel de Experiências: As Pedras no Caminho

23/01/2024

Compartilhe:

Lília Sampaio de Souza Pinto é viúva, tem 4 filhos, 10 netos e 11 bisnetos. Completou 100 anos e foi professora concursada de ensino primário, secundário e superior, aposentando-se pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Realiza dois trabalhos voluntários: é conselheira no Conselho Municipal do Idoso e colaboradora no Grupo de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Santos). Sempre praticou esportes e utilizou o espaço social do Sesc.
/ por Lília Sampaio de Souza Pinto

A administração nacional do Sesc cabe ao seu Conselho Nacional, formado por representantes dos Conselho Regionais do Sesc, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e de seis representantes dos trabalhadores indicados pelas centrais sindicais.

Sua finalidade mais abrangente é melhorar as condições de vida dos trabalhadores e suas famílias, assim como das comunidades onde vivem.

O Sesc foi criado na cidade de São Paulo em 13 de setembro de 1946. Eu estava com 23 anos e foi o ano em que me casei.

Morava em São Paulo e com 40 anos fiz meu primeiro contato com o Sesc Pompeia, inaugurado em 1982. Um mundo novo se abriu para mim. Fiquei maravilhada! Após criar quatro filhos e terminar um curso superior de pedagogia, encontrei uma porta aberta para pensar, não somente na família mas também em mim própria.

Com o Sesc comecei a enxergar um mundo maior e mais rico em atividades e conhecimentos.

Quando nos mudamos para o bairro de Pi- nheiros conheci o Sesc Pinheiros. Vi que as duas unidades eram semelhantes em sua organização e princípios mas não iguais em suas respostas sociais.

Cada comunidade apresenta características próprias em termos de interesses, necessidades, maturidade intelectual e física. Assim, os programas em cada unidade do Sesc abrem um leque de atividades orientadas por faixas etárias, interesses e capacidades individuais. Com a ajuda do Sesc reorganizei minha vida e elaborei meus planos para o Hoje tendo em vista a importância do preparo para o Amanhã.

No ano 2000 eu e meu marido, já aposentados, nos mudamos para Santos, cidade onde ele sempre pensou em morar. Eu passei mal durante um ano por causa da altitude e pressão até que, de repente, descobrimos o Sesc Santos. Foi uma sensação muito boa, como se eu tivesse encontrado meu ninho de roupa nova, iluminado por

mil atividades com a alegria de crianças, jovens, adultos e pessoas idosas.

Logo observei que na cidade de Santos havia uma vida turística intermitente e outra estável e permanente. Percebi a importância dos cuidados com as pessoas que chegavam para morar, de iní- cio como estranhos num ninho onde todos eram amigos e participavam de uma vida em comum.

Poucos anos depois, duas de minhas filhas com suas famílias se mudaram para cá em busca da cal- ma e beleza das praias e da área continental, tão diferentes, embora tão perto da louca São Paulo!

Somente uma vez em minha vida santista senti uma tristeza profunda. Foi no ano de 2006, quan- do meu marido faleceu. Mais uma vez foi no Sesc que encontrei acolhida e afeto.

Sou muito grata pelos cinco anos de nossa vida com amigos, atividades físicas e culturais, passeios e viagens inesquecíveis. Nessa época, revi as etapas de minha vida e refleti sobre todos os momentos felizes em que o Sesc foi meu segundo lar, onde encontrei num mesmo mundo saúde, cultura e lazer, onde até hoje sempre tive oportunida- des para aprender e motivação para viver. Onde comunguei com valores como a igualdade e a fra- ternidade, onde vivenciei princípios tais como conviver sem preconceitos e sem discriminação de etnia e religião, dentre outras, respeitando os direitos de cada faixa etária!

Nesse mundo sempre fui respeitada, elogiada e, sem dúvida, desafiada até meus limites!

Para concluir, este é um testemunho de quem até hoje convive com o Sesc Santos, visto pelo olhar de uma pessoa de cem anos.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.