Em ABRIL/23, confira os destaques da nova edição da Revista E

31/03/2023

Compartilhe:

NESTE MÊS: JOÃO GILBERTO É CELEBRADO EM NOVO DISCO, COM GRAVAÇÃO INÉDITA DE 1998 / ENTREVISTA COM DANILO SANTOS DE MIRANDA, DIRETOR DO SESC SP, SOBRE GESTÃO CULTURAL NO PAÍS / ANTES E DEPOIS DAS REFEIÇÕES, CONHEÇA AÇÕES CASEIRAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS ALIMENTOS / O LEGADO DA SAMBISTA DONA IVONE LARA.

LEIA MAIS!

Leia a edição de abril/23 da Revista E na íntegra

Mais uma edição da Revista E está no ar! Em abril/23, confira reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção na publicação mensal do Sesc São Paulo.

A CAPA destaca um mural do artista visual Speto. A obra ocupa a empena de um prédio no centro de São Paulo com um grafite em homenagem a João Gilberto. A arte também ilustra a capa do álbum Relicário: João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998), que será lançado neste mês pelo Selo Sesc, com a gravação inédita de um show realizado pelo pai da bossa nova no Sesc Vila Mariana, há exatos 25 anos.

A primeira REPORTAGEM da edição (Simples perfeição – LEIA AQUI) resgata a potente minúcia do cantor, compositor e violonista João Gilberto (1931-2019), que revolucionou a música brasileira com sua primazia técnica e pioneirismo ao fundar o que viria a ser conhecido como bossa nova. Aproveite para se programar para as atividades do lançamento do álbum Relicário: João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998) (Selo Sesc, 2023), que acontecem ao longo do mês de abril.

Arte Speto
Ilustração do artista Speto para o álbum Relicário: João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998), do Selo Sesc. Divulgação

Uma segunda REPORTAGEM (Alimento seguro – LEIA AQUI) apresenta as etapas para garantir a segurança no preparo dos alimentos, desde os cuidados que devemos ter em casa na escolha, preparo e armazenamento das refeições diárias, até a preocupação com a higienização dos utensílios domésticos e do espaço físico. Dentre algumas dicas de cursos e webséries, a matéria indica uma visita aos espaços das Comedorias das unidades para experimentar a variedade dos cardápios e entender o processo de preparo das refeições.

Nas Comedorias do Sesc, procedimentos rigorosos são seguidos para garantia da qualidade dos alimentos servidos. Ricardo Ferreira
Nas Comedorias do Sesc, procedimentos rigorosos são seguidos para garantia da qualidade dos alimentos servidos. Ricardo Ferreira

A ENTREVISTA (Construir o amanhã – LEIA AQUI) com o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, apresenta a trajetória pessoal e profissional do filósofo e sociólogo que reflete sobre os avanços e desafios nessas últimas quatro décadas à frente da instituição, e destaca a importância das dimensões da cultura, da atividade física, do lazer e da educação não formal para a redução das desigualdades no país. Assista a um vídeo com trechos da Entrevista.

Captação de vídeo: Guilherme Barreto. Edição: Riff Produtora.

A seção BIO (Nas asas da canção – LEIA AQUI) homenageia o legado de uma das referências do samba, Dona Ivone Lara, e apresenta a sua importância fundamental para o campo da saúde mental no país, uma vez que, paralelamente à carreira artística, estudou enfermagem e teve papel primordial na reforma psiquiátrica no Brasil, atuando ao lado da médica Nise da Silveira (1905-1999), referência na defesa e aplicação de tratamentos humanizados para pessoas em sofrimento mental.

Acervo Dona Ivone Lara / ilustração Nortearia
Acervo Dona Ivone Lara

Já o ENCONTROS desta edição (Visão expandida – LEIA AQUI) é com o fotógrafo e pesquisador em artes visuais Tuca Vieira. Fotógrafo profissional desde 1991, Tuca trabalhou no jornal Folha de S. Paulo, no qual publicou Paraisópolis (2004) – foto reconhecida internacionalmente –, que retrata uma tênue fronteira entre a segunda maior favela de São Paulo e um condomínio de luxo no bairro do Morumbi. No bate-papo, explica o que são as hipercidades, reflete sobre o uso de novas tecnologias, aborda a ética no fotojornalismo e discorre sobre a postura crítica de quem faz e daquele que observa uma fotografia.

Bate-papo com Tuca Vieira para o podcast do Encontros. Edição: Tiago Marinho

A matéria GRÁFICA (Memória em cartaz – LEIA AQUI) faz um passeio visual pelo legado histórico do CPT_Sesc por meio dos cartazes de divulgação dos seus espetáculos. Criados com diferentes estilos, formatos e referências estéticas, os pôsteres dos espetáculos, sob direção de Antunes Filho, ajudam a contar a história do teatro brasileiro.

Criação: Romero de Andrade Lima / Fotografia: Emidio Luisi
Cartaz para o espetáculo Trono de sangue – Macbeth (1992), adaptação de Antunes Filho para a obra Macbeth, de William Shakespeare, encenada pelo Grupo de Teatro Macunaíma e CPT_SESC. Criação: Romero de Andrade Lima / Fotografia: Emidio Luisi

O DEPOIMENTO (Salto de ouro – LEIA AQUI) desta edição é da medalhista olímpica e campeã mundial na ginástica artística, Rebeca Andrade. A atleta fala dos desafios e motivações para superar as adversidades, do início da vida profissional, de suas inspirações, da superação de lesões e das metas para o futuro.

Depoimento em vídeo de Rebeca Andrade.

Com o tema futebol, o EM PAUTA deste mês (Outros olhares sobre o futebol – LEIA AQUI) traz artigos da escritora e comentarista esportiva Milly Lacombe, que se dedica à poesia das “miudezas” do jogo, sem deixar de apontar para os desafios da atualidade, e do pesquisador Guilherme Freitas, que lança seu olhar sobre a Copa do Mundo realizada em 2022, no Catar.

O INÉDITOS, nossa seção literária (As buganvílias estão bonitas – LEIA AQUI) tem conto da escritora e ganhadora do Prêmio Jabuti 2016 Natalia Borges Polesso, com ilustrações da artista visual Pri Wi.

Ilustração de Pri Wi
Ilustração: Pri Wi

Encerrando esta edição, o ALMANAQUE (Aconchego literário – LEIA AQUI) traz dicas de sebos, livrarias e espaços culturais da capital paulista que criam ambientes acolhedores onde é possível ler tranquilamente, trocar ideias e saborear mais do que palavras. Dentre os destaques estão o sebo Desculpe a poeira, a Livraria Simples e as Bibliotecas do Sesc São Paulo.

Alexandre Nunis (Biblioteca Sesc 24 de Maio)
Biblioteca do Sesc 24 de Maio. Foto: Alexandre Nunis

Revista E deste mês traz, ainda, a seção DOSSIÊ, com destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado, como o projeto Inspira – Ações para uma vida saudável, que promove reflexões sobre bem-estar e autocuidado; a nova exposição do Sesc Guarulhos, Terra de Gigantes, que usa inteligência artificial e tecnologias imersivas para criar uma ambiência fantástica composta por performances; o Encontro de louceiras: modelando gerações, projeto do Sesc 24 de Maio que traz Dona Cadú, a mais antiga ceramista brasileira em atividade como homenageada, entre outros.

Aproveite e boa leitura!

A EDIÇÃO DE ABRIL/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de ABRIL/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.