>>>> Baixe aqui o Guia de Programação de novembro.
————————–
Sankofa para (re)sistir. Projeto Iorubrá: uma década celebrando as raízes africanas do Brasil e de Sorocaba
Há dez anos, o Sesc Sorocaba dava início a um movimento transformador com o projeto Iorubrá. Nascido da necessidade de reconhecer e valorizar as contribuições africanas para a formação da cultura brasileira, o protagonismo da população negra, a diversidade, multiplicidade e pluralidade das potências do continente africano.
O nome Iorubrá, inspirado no nome Iorubá, dado a diversas populações com história e cultura compartilhadas, principalmente na Nigéria, Benin, Gana, Togo e Costa do Marfim, interligadas por uma língua comum, também chamada Iorubá, simboliza a diáspora dos povos negros oriundos desses países para o Brasil.
Existe uma filosofia africana, mais especificamente do povo Akan, que transborda sentidos de vida por símbolos adinkras. Ao refletir sobre a trajetória do projeto, reverenciamos o passado, vivemos atentos no presente e olhamos para o futuro com uma perspectiva de mudança e garantia de direitos a vida. Esse é o significado de Sankofa, uma das simbologias adinkras.
Através de uma programação diversa e inclusiva, que engloba oficinas, espetáculos, bate-papos e vivências, shows e cursos o projeto tem conseguido atingir pessoas de todas as idades.
O Iorubrá destaca-se por sua abordagem crítica ao contextualizar a diversidade como identidade e a pluralidade como raiz. Ao fazer isso, o projeto desafia narrativas simplistas, colonizadoras e estereotipadas da cultura e dos povos negros.
O projeto Iorubrá do Sesc Sorocaba não apenas celebra suas ações e movimentos realizados, mas também olha para o futuro com renovada energia e propósito na potência que fundamenta o acontecer, o devir. Ao longo desses anos, caminhamos na coletividade com os movimentos negros que resistem e fortalecem a história da cidade de Sorocaba.
Em novembro, o Sesc traz uma programação potente e viva. Entre os destaques estão os espetáculos da grande cantora e compositora Alaíde Costa, o show “Poesia e nobreza” de Virgínia Rodrigues e uma celebração dos bailes blacks com o DJ Nelson Maça e DJ Easy Nylon.
Além disso, um bate-papo com o historiador Ademir Barros dos Santos sobre “Outros negros na história do Brasil” e nas artes visuais Nazura nos convida para um curso de criação de mural e mulheres ancestrais. Já no Espaço de Tecnologia e Artes teremos diversas oficinas manuais inspiradas no movimento dos Orixás, nos bordados do artista Arthur Bispo do Rosário e nas estamparias Afrikanas – Bogolan. Também é um destaque a 2ª Feira Iorubrá com iniciativas negras de Sorocaba e região.
Nos esportes, teremos a oportunidade de vivenciar uma aula aberta de corrida com Ademir Paulino e manhãs de dança negra com Fabiana Pacheco.
Acesse nosso guia online, confira as atrações de novembro e aproveite tudo o que o Sesc Sorocaba preparou para você!
————————–
Guias de programação
2024
JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.