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Qual o seu remédio para a saúde mental?

Medir a pressão, o colesterol, a glicemia.... A recomendação médica é clara: um check-up periódico é essencial pra quem quer cuidar bem da saúde. E para cada problema, uma receita.

Mas e a saúde mental? Como você cuida da sua?

Nesse campo, nem tudo é tão exato. Afinal, cada um pode encontrar uma fórmula só sua de manter a mente em equilíbrio. Encontrar pessoas, ver uma peça de teatro, assistir um filme, praticar esportes, meditar, dividir uma refeição com amigos: já parou para pensar como atividades tão diferentes podem contribuir para diminuir o estresse, prevenir a depressão e melhorar a qualidade de vida?

Em abril, a programação das unidades do Sesc intensifica o olhar sobre esse tema, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Que tal encontrar aqui um jeito de cultivar sua saúde mental?


Atividade Física

Que movimentar-se faz bem para o corpo todo mundo sabe. Mas a atividade  física regular é essencial para a saúde da mente também. “O exercício produz serotonina, uma substancia capaz de agir no nosso centro de emoções, e que ajuda no combate à ansiedade e à depressão” como explica o educador físico Ricardo Muotri. Ele destaca: “o ideal é escolher uma atividade física que seja prazerosa, pois se for apenas mais uma obrigação ela pode ser mais um fator de estresse”.

Que tal descobrir no Sesc uma prática de lhe dê prazer?

- O papel do exercício na qualidade de vida e prevenção da depressão, com Ricardo Muotri, no Sesc Consolação

- Atividade Física e saúde mental, com a instrutora Maria Gabriela, em Santo André


Cultura

A depressão existe, mas ela não precisa ser um fenômeno social numa sociedade que tem riqueza cultural”, afirma a psicanalista Maria Rita Kehl. Para ela, a cultura pode ser uma arma poderosa no combate à depressão como sintoma social (leia a matéria completa aqui).

Na programação de abril, relacionamos a saúde ao cinema, ao teatro, às artes visuais e às artes manuais:

Artes Manuais
- Que tal aprender a fazer Mandalas espirais no Sesc Campinas?

- Ou então bordar enquanto conversa com a psicóloga Jaci Ferreira no Bom Retiro


Teatro

- A Cia o PovoemPé leva intervenções artísticas ao Sesc Belenzinho e Campo Limpo e monta o espetáculo Aqui Dentro, em Presidente Prudente

- O espetáculo Bispo retrata a trajetória do artista Arthur Bispo do Rosário, em cartaz até 23/04, no Sesc Bom Retiro

- No dia 20/04, o coletivo do espetáculo Bispo, liderado por João Miguel, conversa com os convidados Ricardo Pucetti e Cristiane Paoli Quito e aborda a loucura, a comicidade e a transcendência, também no Bom Retiro. 





Cinema

- O Cine-Psiquê Especial Dia Mundial da Saúde traz o filme A garota dinamarquesa, no CineSesc. Parceria com o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas

- Exibição do filme Gente como a Gente, em Piracicaba, com a psicanalista Maria da Graça Câmara Barone
 

Música

- Musicalização do corpo, como o grupo Barbatuques, em Osasco
 

Práticas Alternativas

Meditação, Tai Chi, Yoga, mantras, reflexologia... algumas práticas propõem um tempo para um mergulho interior. São oportunidades de aquietar ou estimular os pensamentos, atentar à respiração ou aos movimentos do corpo – ações  que podem ajudar no autoconhecimento e fortalecer a mente:

- Cuide-se bem: Meditação, uma vivencia da técnica de Mindfulness no Campo Limpo

- Vivência de Yoga, meditação e saúde Mental, com Susan Andrews, em Bauru

- Medicina da floresta, uma roda de conversa sobre saúde mental sob a perspectiva indígena, em Sorocaba

- Autocuidado e práticas para o Bem estar, em Registro

- Kundalini Yoga, ou Yoga da Consciência, no Sesc Santana


Alimentação

A alimentação saudável é importante para manter corpo e mente equilibrados. Além disso, o prazer de alimentar-se e os sabores e saberes tradicionais formam o repertório da cultura alimentar, essencial para a nossa identidade. Saiba mais: 

- Você tem fome de quê? – no Sesc São José dos Campos

- Comer consciente, no Bom Retiro


Convívio e ócio

Uma simples pausa na correria do dia a dia pode fazer toda a diferença. Pode ser a relaxada depois do almoço, ou aqueles minutinhos para ler o jornal antes de começar dia. Pode ser um tempo só para si ou para compartilhar, estar junto a outras pessoas, trocar experiências, informações, afetos. Afinal, convívio e a criação de laços sociais são muito importantes para a saúde, tanto física quanto mental. Então que tal relaxar na área de convivência de alguma unidade do Sesc, pegar um livro na biblioteca, aproveitar para tomar um sorvete de iogurte com os amigos?

- Desacelere: nos dias 06 e 07/04, a convivência do Sesc Pinheiros recebe redes para acolher o público. 

 

>> Confira a programação completa do Dia Mundial da Saúde aqui

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