Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Literatura em alto e bom tom

Certamente, um dos grandes méritos do Sempre Um Papo são os importantes registros da produção literária brasileira atual e seus principais personagens.

Desde 1986, sem cortes nem ruídos, o jornalista, curador e agitador cultural Afonso Borges, criador do projeto Sempre Um Papo, reúne, faz 30 anos, grandes nomes e personalidades da literatura para uma conversa afiada sobre cultura e arte, livros e publicações, pessoas e personagens, histórias e narrativas.

Com um microfone na mão e muitos romances, contos, poesias e ensaios na cabeça, as conversas dispensam formalidades e aproximam os convidados do público leitor.

Marcado pelo incentivo a leitura e a formação de leitores, o projeto integra as ações da área de Literatura e Bibliotecas do Sesc.

Voltada ao desenvolvimento de atividades com foco no campo cultural e educativo, as programações literárias realizadas pela instituição levam em conta a relevância das propostas e a pluralidade de manifestações artísticas presentes na valorização do livro, do leitor e do autor, bem como as experimentações relacionadas à palavra em diálogo com diferentes suportes e linguagens.

Em abril, o escritor Silviano Santiago é a página da vez.

Vencedor dos prêmios Oceanos, Jabuti e Machado de Assis, o autor, também crítico e professor acadêmico, possui vasta produção escrita, que inclui poesia, ensaio filosófico, crítica literária, romance e conto. Entre suas últimas publicações, estão “Mil Rosas Roubadas” e “Machado”.

 

André Augusto Dias
Assistente da Gerência de Ação Cultural do Sesc para Literatura