Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ponto Zero, de José Patrício

Detalhe da instalação Ponto Zero, criação exclusiva para esta exposição<br>Foto: Willian Yamamoto
Detalhe da instalação Ponto Zero, criação exclusiva para esta exposição
Foto: Willian Yamamoto

De 8 de abril a 30 de julho de 2017 o Sesc Santo Amaro recebe obras do artista José Patrício. A exposição é gratuita e faz parte do projeto Desdobramentos.

Ponto Zero - a exposição e a instalação

O artista José Patrício (PE) apresenta uma instalação inédita, Ponto Zero, e mais 4 trabalhos. Nas obras apresentadas percebemos um procedimento utilizando objetos considerados banais do nosso cotidiano, como pregos, que nos surpreender ao percebermos que Patrício acaba por transformá-los em obras de arte.

A instalação foi criada exclusivamente para este evento. A obra aproveita os ladrilhos da parede e brinca com proporção e contraste ao instalar ladrilhos de cores opostas no chão do Espaço das Artes. A seguir, artista e curador explicam, em entrevista, o processo de criação e salientam a visão matemática nas obras de José Patrício.

 

Confira as imagens da exposição no álbum abaixo.

Ponto Zero, de José Patrício

 

Desdobramentos

Esta é a quarta edição do projeto que traz ao Sesc Santo Amaro uma expansão do acervo permanente. A cada exposição um artista é escolhido para acrescentar mais de suas obras complementando o trabalho que já está exposto na unidade.

 

JOSÉ PATRÍCIO

Sociólogo e artista plástico, José Patrício Bezerra Sobrinho nasceu em Recife (PE). Entre 1976 e 1980, frequentou o curso livre da Escolinha de Arte de Pernambuco antes de se formar na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, em 1982, onde se formou em Ciência Sociais.
Já no ano seguinte realizou sua primeira exposição individual, na Oficina Guaianases de Gravura, em Olinda, Pernambuco, onde foi diretor artístico entre 1986 e 1987. De 1994 a 1995, fez estágio no Atelier de Restauration d'Art Graphique, no Musée Carnavalet, em Paris. Participou da 22ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1994.
A partir de 1999 começou a utilizar como elemento principal de suas obras peças de dominó agrupadas, com as quais produz mosaicos.



--

 

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!