Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Maré Delas: Mulheres e o Mundo do Trabalho

Curso Surfe Delas para Elas | Foto: Fotonativa
Curso Surfe Delas para Elas | Foto: Fotonativa

Daqueles dias em que ficamos olhando para o mar, sem ver o tempo passar, você já deve ter notado que há um momento em que ocorre uma variação entre a quantidade de água sobre a faixa de areia tornando a nossa distância da água às vezes maiores outras menores...

Esse movimento é feminino.  São as marés que comandam as variações do nível das águas do mar. E por falar delas, é chegada a hora de anunciar que a terceira edição do Maré Delas está ae... beirando a acontecer!

E este ano, ele vem em ondas, de março a maio, trazendo reflexões sobre a mulher e o mundo do Trabalho, além de contemplar, por meio de atividades artísticas, esportivas e socioeducativas, a diversidade de Gênero e a participação e protagonismo de mulheres em diferentes áreas da sociedade.

Trabalho de Mulher? | Fotos: divulgação

Trabalho de Mulher? | Fotos: divulgação

"As relações entre o mundo do trabalho e a vida das mulheres são fonte de pesquisas importantes ao longo da História, e trazem perspectivas fundamentais sobre desigualdade social e de gênero no Brasil e no mundo. Diferentes configurações sociais são moldadas também por estas relações, que apresentaram mudanças de grande impacto a partir do século XX que definem hoje como as mulheres se colocam no campo do trabalho e como são (des)valorizadas a partir do papel social que lhes é, muitas vezes, imposto.

Se é sabido que estereótipos que colocam a mulher em posição de fragilidade e submissão vêm sendo superados com lutas e conquistas relativamente recentes, sabe-se também que os limites e desafios em busca de respeito, acesso a cargos de chefia, profissões com prestígio social, equiparação salarial e autonomia para escolher a própria função no mercado de trabalho, ainda são imensos. Estes desafios podem se colocar em maior ou menor grau a depender de fatores como raça, classe e configuração familiar: mulheres negras, empobrecidas e que criam filhos sozinhas, por exemplo, encontram solo ainda mais árido para cultivar sonhos e certezas.

Nesse contexto, é importante também nomear o trabalho doméstico como ele, de fato, é: trabalho. Mesmo quando a mulher, por escolha ou não, ocupa seu tempo com a vida doméstica, exerce ali funções laborais invisíveis e desvalorizadas. O trabalho doméstico não remunerado ocupa milhões de mulheres no mundo, que exercem esta importante função, muitas vezes acumulada a outras obrigações, fazendo a roda do mundo girar. Silvia Federici pergunta: “Em um mundo de repente sem mulheres, quem trabalharia no dia seguinte?” A invisibilização do trabalho doméstico é uma violência pouco discutida e combatida porque é funcional para a sociedade.

Com o avanço da precarização do trabalho e perda de direitos no mundo atual, é importante refletir como esta realidade atinge as mulheres, pensando sobre formas de superação de desigualdades e a importância do trabalho feminino ao longo do tempo. Todos os dias mulheres trabalhadoras buscam por igualdade, e parte da luta por reparação e justiça se dá por meio de desconstrução de estereótipos e preconceitos, acesso a educação de qualidade, combate à violência contra a mulher e o exercício pleno de sua autonomia e protagonismo em diferentes campos da sociedade”.

Amanda Prado, técnica de programação do Sesc Bertioga.

 

Aos trabalhos!

Abriremos o Maré Delas neste ano com reflexões sobre a Mulher e o Mundo do Trabalho - quais são os limites, desafios e conquistas ao longo da História e no contexto atual? Para debaterem isso e muito mais, em “Trabalho de Mulher?”  bate-papo que acontecerá às 19h do dia 2/3, receberemos Raquel Marques, da ONG Artemis e co-deputada da Bancada Ativista em São Paulo, Ligia Moreiras, editora do Blog Cientista Que Virou Mãe e a educadora Clélia Rosa. Juntas, discutirão sobre o papel da educação na emancipação feminina, abordarão a participação da mulher na Política, sua ocupação no espaço público, além de suas visões sobre a maternidade real, sensível e possível, trabalho invisível e direitos da mãe trabalhadora e esforços no combate a violência contra as mulheres.


Com inscrições prévias a partir das 16h do dia 1/3, o curso “Surfe Delas para Elas”, com duração de dois meses, é de iniciação ao surfe para mulheres e será ministrado por mulheres! Nele as alunas terão contato com a história do esporte, sua estrutura, seus modelos de pranchas e acessórios. Aprenderão também sobre as condições climáticas, a influencia das ondulações, do vento, da Lua e das marés, além, é claro, todas as técnicas para remar, furar ondas e dropar.
 

Mulheres de Nossa América | Fotos: divulgação

Mulheres de Nossa América | Fotos: divulgação

Os frequentadores inscritos no programa Trabalho Social com Idosos (TSI) atendidos pela Unidade Bertioga assistirão ao showzaço Mulheres de Nossa América, no qual a grande intérprete do grupo Raíces de América e Tarancón, Miriam Mirah faz um tributo às grandes compositoras da América Latina. Além disso, o livro definido para ser lido e discutido no Clube da Leitura do TSI desse bimestre foi Hibisco Roxo, um romance da escritora africana Chimamanda Ngozi Adichie que expõe um retrato social, político e religioso dos dias atuais na Nigéria.

Na metade do mês, um super encontro entre saraus acontecerá na Pista de Skate da Orla da Praia da Enseada: “Elas na Quebrada convidam Pretas Peri!” A partir das 16h do dia 15/3, as minas bertioguenses do Sarau Elas na Quebrada que iniciaram um diálogo sobre pautas feministas e raciais nas periferias da cidade por meio de apresentações artísticas, convidam o Sarau Pretas Peri, coletivo de mulheres negras e artistas da zona Leste de São Paulo que realiza o sarau como um meio de resgate da cultura periférica e empoderamento da mulher.

Mary e os Monstros Marinhos | Fotos: divulgação

Mary e os Monstros Marinhos | Fotos: divulgação

A Cia Delas traz para as crianças das escolas de Bertioga "Mary e os Monstros Marinhos", peça fala sobre o universo maravilhoso da ciência e da pré-história a partir da história da paleontóloga britânica Mary Anning. Sua vida reúne uma série de peripécias dignas de um conto de fadas. Mas nessa fábula, a princesa é uma cientista que enfrenta os obstáculos com inteligência, coragem e determinação! As apresentações acontecerão nos dias 19 e 20/3 e as diretorias interessadas deverão agendar suas participações através do email gabrielaz@bertioga.sescsp.org.br.

Estrelas além do Tempo | Foto: divulgação

Estrelas além do Tempo | Foto: divulgação

Finalizando essa primeira bateria de ondas, exibiremos "Estrelas além do Tempo", filme baseado em fatos reais que conta a história de luta de três cientistas negras que revolucionaram os anos 60 quebrando o preconceito ao superarem os limites de gênero, raciais e profissionais que lhes foram impostos para embarcarem em uma missão pioneira.

O Maré Delas te convida para, além de atividades culturais e esportivas, contribuir com reflexões que buscam pensar relações entre maternidade e trabalho, educação e emancipação feminina, ocupação do espaço público pelas mulheres e participação política, questões raciais e de classe sobre violência e acesso a direitos.

Conheça a programação e participe.
http://bit.ly/MaréDelas_Trabalho