Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

Trabalho e Lazer


Desde sua fundação, em 1946, o Sesc dedica-se a implementar ações destinadas ao bem-estar e à melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor do comércio de bens e serviços, de seus familiares e da comunidade em geral. Esta proposição é resultado dos compromissos iniciais, firmados pelos empresários do setor, com o desenvolvimento dos trabalhadores no uso de seu tempo livre.


Para tanto, o Sesc promove em 31 unidades da capital e do interior, um amplo e diversificado conjunto de programas. Destinado a todas as faixas etárias, ele estende-se por domínios diversos, como atividades artísticas e intelectuais, esportivas, recreativas, de turismo social, educação ambiental e serviços nos campos da saúde, odontologia, alimentação e atendimento à Terceira Idade.


Nesse sentido, questionamentos sobre trabalho e lazer tem um papel fundador na constituição da entidade. Como atividade organizadora do homem, é através do trabalho que os objetos da natureza são tornados objetos da cultura. E é no lazer, nos momentos de ócio criativo, que o homem tem a possibilidade de refletir sobre essa produção, sobre sua própria natureza e o modo de organização da sociedade em que se inclui. 


O trabalho e o compromisso da instituição em oferecer espaços para seu público prioritário e a comunidade refletir sobre questões como estas se associa ao interesse do empresariado de comércio e serviços em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e no exercício da cidadania.

 

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo