Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação

REVISTA E - PORTAL SESCSP

 

 

O teatro, uma das formas artísticas mais sofisticadas e plenas, por sua poesia e dimensão humana, tem demonstrado forte capacidade de renovação e de interpretação dos tempos atuais, sabendo expor as mazelas e as inquietudes que perpassam os sentimentos das pessoas. Manifestação milenar, a arte teatral se mostra sintonizada com o que habita o interior de nossas emoções. O público paulista, por intermédio do Sesc São Paulo em parceria com outras instituições, teve a oportunidade de assistir, nos últimos anos, às mais importantes companhias teatrais do mundo, em espetáculos que ofereceram distintas visões vindas de todas as partes do planeta. A matéria de capa, a propósito da temporada do lendário Théâtre du Soleil, com Ariane Mnouchkine à frente, narra como São Paulo se tornou porto de recepção dos grandes nomes dos palcos internacionais.

 


Em Entrevista, o ensaísta e professor Ismail Xavier, autor de inúmeros livros, fala sobre a produção contemporânea do cinema brasileiro e suas relações com o mercado.

 


Na seção Encontros, a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato discorre sobre os problemas de São Paulo e, em Depoimentos, o pianista João Carlos Martins fala de sua carreira como regente.

 


O Em Pauta discute a produção cultural fora do eixo Rio-São Paulo, em artigos dos escritores Márcio Souza, do Amazonas, e Moacyr Scliar, do Rio Grande do Sul.

 


No Almanaque Paulistano, o Instituto de Cegos Padre Chico, no bairro do Ipiranga, e, em Vistas Contemporâneas, o acervo de Ema Gordon Klabin, recém-aberto ao público. Entre as reportagens, a arte das ruas, os 150 anos do romance Madame Bovary, do escritor francês Gustave Flaubert, e os podcasts, programas que levam o rádio para dentro do computador.

 


Lembranças da Praça da Matriz, de Artur Oscar Lopes, é nossa Ficção Inédita.





Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo