Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Internet

REVISTA E - PORTAL SESCSP

 


O nome é podcast, programas veiculados na internet - musicais, literários e de diversos outros temas - que levam o rádio para dentro do computador

 

Em tempos de realidade virtual, são tantas as palavras novas e estrangeiras no dia-a-dia, como MP3, download, on-line, que o surgimento de mais uma pode representar um "bug do milênio" em nossa cabeça. Principalmente para aqueles não muito familiarizados com o universo da internet e da informática - ou que não têm tempo de acompanhar o ritmo da tecnologia -, o termo podcast soa um tanto misterioso. Mas calma. A história não é tão complicada. Por definição, podcasts são programas de rádio personalizados gravados no formato MP3 - que comprime arquivos de áudio -, tornando mais fácil e rápida sua "viagem" pela internet. Esses programas ficam disponíveis na rede para quem quiser ouvi-los ou para baixar e armazenar no computador (o chamado download). A palavra surgiu da junção de iPod - marca de tocador de MP3 da empresa norte-americana de computadores Apple - com o termo broadcast, que significa tanto radiodifusão como teledifusão. Os dois nomes juntos dão a idéia da coisa: difundir sons e imagens e ao mesmo tempo criar um produto para colecionar no computador ou tocador de MP3. "O podcast é um sistema de produção e distribuição que pressupõe uma cadeia completa, ou seja, você não precisa de um sistema externo, como a indústria fonográfica, por exemplo", explica a tecnóloga em informática e radialista Djaine Damiati, que desde o final de 2005 ministra oficinas nas salas de Internet Livre das unidades do Sesc na capital e no interior (veja boxe Programa para Qualquer Idade). "Além disso, ele é um ótimo suporte para educação e conhecimento. Há médicos que produzem podcasts para trocar experiências cirúrgicas."
Não é impossível encontrar, por exemplo, dicas de como proceder durante um transplante de coração.

 

De tudo um pouco
De fato, há tempos se sabe que há de tudo na internet. E não é diferente com os podcasts. Eles podem ser musicais, literários, políticos, de piada, confessionais, religiosos, enfim, basta usar a imaginação. Se depender do número de internautas, o céu é o limite. Em pesquisa divulgada em 2006, a empresa norte-americana de consultoria eMarketer estimou 1 bilhão de pessoas acessando a internet em todo o mundo - 865 milhões, regularmente. Ou seja, muita gente produzindo e consumindo. O importante é saber selecionar. Para escolher os mais legais, a criatividade é um bom critério. "Quando o podcast reproduz a receita do rádio não fica tão interessante", afirma Djaine, que mantém um podcast de literatura (confira o endereço deste e de outros no final da matéria). "E, para ouvir um podcast só por ouvir, é preferível ouvir o próprio rádio, que conta com muito mais recursos de produção. Mas, quando a coisa é mais experimental, aí fica interessante, porque às vezes a linguagem muda, a pessoa mexe com o repertório, interage com o ouvinte, enfim, começa a explorar as possibilidades que são próprias do formato." Nesse estilo, a radialista cita as séries criadas dentro do podcast Escriba Café. "Esse podcast conta casos misteriosos, como o do Triângulo das Bermudas [área no Caribe onde dizem ter desaparecido diversos aviões e navios]. Dessa forma, o podcast fica muito mais próximo do livro do que do rádio. Em outra série, chamada Efeito Borboleta, o ouvinte manda em áudio seu comentário e pode mudar a narrativa."
Ficou com vontade de conhecer um pouco mais? Acessar um programa desses é simples. Basta entrar na internet e digitar em um site de buscas o termo podcast mais uma palavra que se refira ao assunto procurado - música, por exemplo. Produzir também não é um bicho-de-sete-cabeças, mas exige alguma familiaridade com o mundo do software e do hardware. É preciso baixar programas de criação, edição e gravação de som para operar as diferentes etapas de produção de um podcast. A notícia boa é que ajuda não falta. Aliás, procurar por orientação é o primeiro passo. "Comece buscando pelo conceito de podcast", ensina Djaine. "Procure saber como se 'publicam' conteúdos de áudio na internet. Você vai encontrar vários fóruns, com o nome e o e-mail dos participantes. A comunidade dos podcasters [como são chamados os produtores de podcast] é muito generosa e disposta a ajudar."

 

Ver boxes:

Programa para qualquer idade
Dicas
Podcasts

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa para qualquer idade

Salas de Internet Livre das unidades do Sesc São Paulo ensinam como criar podcasts

A marca das oficinas de podcast ministradas no Sesc é o fato de a tecnologia ser encarada como meio, e não fim. Ou seja, o que interessa à equipe de programação é explorar as possibilidades do formato como suporte para a transmissão de conhecimento. Nos últimos dois anos, desde que o podcast passou a integrar a lista de assuntos tratados pelas salas de Internet Livre, o tema literatura tem ocupado posição de destaque. "O mais legal do podcast é que se trata de uma questão criativa", diz Alexandre Cintra, técnico do Sesc Vila Mariana. "Em uma das oficinas da unidade, as pessoas tinham de escolher uma poesia, colocar uma música de fundo, trabalhar tudo isso num programa de [edição de] áudio e depois fazer o podcast." A tecnóloga em informática e radialista Djaine Damiati conta que, nas aulas que deu no Sesc Ipiranga, o trabalho com diferentes faixas etárias foi o ponto alto. "Era um público de 12 a 65 anos", lembra. "Tive de trabalhar caso a caso." Já no Sesc Pompéia, onde a oficina fez parte do projeto literário Mundo Livro, o encontro entre o novo e o antigo deu um toque especial à dinâmica das aulas. "Foi interessante despertar nas pessoas a percepção da mudança da oralidade para a virtualidade", afirma a tecnóloga. "Tinha uma tenda de contação de histórias de um lado e, do outro, tinha a oficina de podcast no laboratório digital."

 

Voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas:


http://audacity.sourceforge.net - Você pode baixar o Audacity, software livre para edição de arquivos de áudio usados em podcasts.


http://juicereceiver.sourceforge.net - Nele é possível encontrar dicas de como "publicar" e atualizar seu programa e há links para outros podcasts.

 

Voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Podcasts:


www.escribacafe - Nele é possível ouvir a história do Triângulo das Bermudas e outros mistérios


www.discofonia.com.br - Podcast sobre música criado pelo jornalista Guilherme Werneck


www.almadapalavra.vocepod.com - Literatura falada nos programas criados pela radialista e tecnóloga Djaine Damiati


www.mundorockdecalcinha.com - Também de música, mas mais voltado para o público jovem

 

Voltar