Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

SescTV presta homenagem a Chico de Assis

O canal disponibiliza o programa "Rastros da História (TBC e Teatro de Arena)”, episódio da série “Teatro e Circunstância”, que traz depoimentos do dramaturgo

Francisco de Assis Pereira, ou apenas Chico de Assis como ficou conhecido, morreu no último sábado, 3 de janeiro. Em homenagem a esse dramaturgo, ator e diretor - além de um dos fundadores do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena - o SescTV disponibiliza online o programa "Rastros da História: TBC e Teatro de Arena", episódio da série Teatro e Circunstância, que mostra a trajetória dessas companhias.

O TBC, Teatro Brasileiro de Comédia, criado em 1948 pelo italiano Franco Zampari, e o Teatro de Arena de São Paulo, em 1953, por José Renato em parceria com Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, marcaram a história do teatro brasileiro, renovando a cena teatral e influenciando gerações de profissionais e amadores não só ao longo de suas existências, mas até hoje.

As histórias dessas companhias são contadas pelos encenadores Antunes Filho e José Renato, pelas atrizes Miriam Mehler e Nydia Lícia, e pelo ator e dramaturgo Chico de Assis, que atuaram nesses grupos. A crítica Ilka Marinho Zanotto também é entrevistada.

Eles falam sobre temas como a importância da Escola de Arte Dramática para formar os atores do TBC, o trabalho do polonês Zbigniew Ziembinski como diretor desta companhia, a atuação e a luta pela classe teatral da atriz Cacilda Becker,  a última montagem do TBC, e a linguagem adotada pelo Teatro de Arena, oriunda das ruas, dos operários e das donas de casa.

O programa também comenta sobre o sucesso de bilheteria da peça Eles Não Usam Black-tie, escrita por Gianfrancesco Guarnieri e dirigida por José Renato, cujo roteiro traz uma história de amor, que se passa em uma favela. O espetáculo permaneceu por mais de um ano em cartaz.

Assista abaixo ao programa: