Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cinema ao ar livre

Cena de
Cena de "Hoje eu quero voltar sozinho", dirigido por Daniel Ribeiro

Em janeiro, a programação do Roteiro Cinesesc conta com os projetos Cine Chaparral, Família em Cena e Cinema nas Nuvens, que usam espaços alternativos das unidades para a exibição de filmes 
 

Em muitos festivais nacionais e internacionais (a Mostra de Tiradentes, por exemplo, no Brasil), as exibições ao ar livre são frequentemente saudadas como divertidas e apaixonantes. Por esse motivo elas recebem especial atenção do público.

Sessões de filmes projetados ao ar livre retomam uma época em que ver um filme era mais do que um entretenimento, era um evento social dos mais importantes.

Seja numa praça, num estacionamento ou numa piscina, a experiência de ver um filme ao ar livre, com os contornos da tela na frente de um céu escuro e o vento batendo em nossos rostos, é única, e de certa forma reforça o caráter lúdico do cinema.

Pode-se argumentar que num lugar aberto a chance de dispersão é maior. Mas o argumento não é tão válido hoje, quando existem diversas coisas que podem provocar dispersão, mesmo no escuro de uma sala de cinema.

As redes sociais, a compulsão de checar o celular de minuto em minuto, a vontade de comer mais pipoca, a conversa das pessoas ao lado... São muitos os motivos para perdermos um pouco a concentração durante a exibição de um filme. Estar ou não ao ar livre não faz diferença, nesse caso.

O que faz a diferença é o filme. Se for bom o suficiente, esperamos para comer depois da sessão, não pensamos em redes sociais, ignoramos o trânsito das pessoas. Ficamos com o filme, a brisa noturna de verão e o céu, estrelado ou não.  

Ver filmes ao ar livre resgata um tipo de entretenimento democrático e lúdico. Um contato com uma obra cultural que não negligencia a força da natureza, sempre a circundar a experiência cultural.

(texto: Sérgio Alpendre)

    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *   

Veja, abaixo, os filmes que compõem a programação dos projetos Cine Chaparral, Família em Cena e Cinema nas Nuvens. Clique no título para ler as sinopses e saber datas, horários e locais de exibição:
 

CINE CHAPARRAL - Sesc Osasco
Formato de cinema ao ar livre que retoma a tradição do Cine Drive-in,  onde as pessoas podem assistir ao filme dentro do seu próprio carro. No mês de janeiro, serão exibidos filmes de estrada. 

Easy Rider – Sem Destino

O Menino e o Mundo

Votação do público: Férias Frustradas ou Monty Python em Busca do Cálice Sagrado


FAMÍLIA EM CENA - Sesc Campo Limpo
Exibições ao ar livre de filmes que retratam a configuração da família em diferentes períodos.


E.T. – O Extraterrestre

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

 

CINEMA NAS NUVENS – SESSÃO TERROR- Sesc Vila Mariana
Cópias restauradas de clássicos do terror norte-americano exibidos ao ar livre, no último andar da Unidade do Sesc Vila Mariana.

 O Exorcista 

O Bebê de Rosemary


    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *   

Roteiro Cinesesc:

Programação especial que destaca atividades cinematográficas nas Unidades do Sesc SP na capital, no momento em que a sala de cinema do Cinesesc passa por reforma. O 'Roteiro' evidencia ações em diferentes espaços e formatos com propostas que vão da exibição às múltiplas visões e discussões sobre cinema.