Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A itinerância da música clássica em 2015

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo<br>Crédito: Natália Kikuchi
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Crédito: Natália Kikuchi

Democratizar o acesso à música sinfônica, de câmara e coral é a missão da Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – e o projeto Osesp Itinerante, realização do Governo do Estado de São Paulo com correalização do Sesc em São Paulo, traduz esse objetivo levando concertos ao alcance do público de diversas cidades do estado, cumprindo um papel fundamental no processo de difusão cultural e de democratização da música clássica, tornando-a acessível a um público cada vez maior, que não tem oportunidade de assistir aos concertos em grandes salas de espetáculo.

Criado em 2008, o projeto já visitou mais de 60 cidades, com 321 concertos apreciados por cerca de 280 mil pessoas, gratuitamente.

Fevereiro 2015

Nos concertos que abrem as apresentações em 2015, o Sesc Campinas acompanha a Osesp às cidades de Paulínia (dia 5/2), e Salto (6/2). Já o Sesc Santana leva a apresentação a Guarulhos (7/2) enquanto o Sesc São Carlos viaja à Pirassununga (8/2).

Sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky – eleito pelo jornal inglês The Guardian como um dos ícones vivos do Brasil – o programa apresenta duas peças de Heitor Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras nº 4, inspirado nas seis primeiras notas do tema da Oferenda Musical, de Bach, e Sinfonia nº 8, executada pela primeira vez pela Orquestra da Filadélfia, no Carnegie Hall, sob a regência do próprio Villa-Lobos. Em seguida, O Pássaro de Fogo – Versão 1919, do compositor russo Igor Stravinsky, encerra os concertos com sua sonoridade que remete a um universo de fantasia, em que o herói protagonista luta contra um bruxo poderoso e tem a ajuda de um mágico pássaro de fogo para libertar treze princesas de um feitiço.

Abril e Maio 2015

O Coro da Osesp circula pelo estado sob a regência de Naomi Munakata, uma das principais regentes brasileiras. O Sesc Santos leva o projeto às cidades de Mongaguá e Guarujá. O Sesc Santo André vai até a Paróquia Matriz da cidade e o Sesc Osasco viaja com o Coro até a cidade de Santana do Parnaíba.

Todas as apresentações são gratuitas. Saiba os horários e locais das apresentações aqui.