Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Caravana Tonteria, Quando a Música Dialoga com o Teatro

Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto em apresentação do Caravana Tonteria<br>Foto: Erika Neves
Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto em apresentação do Caravana Tonteria
Foto: Erika Neves

Contando com músicos-atores, show dialoga com a interpretação cênica.

O encontro de duas linguagens artísticas se materializa na performance do grupo Caravana Tonteria. Com um "cabaré itinerante", o grupo conta com Letícia Sabatella mostrando seu talento como cantora.

Com mais um integrante da cena teatral, Fernando Alves Pinto, o grupo abusa das encenações durante a apresentação. Até os músicos, Paulo Braga e Zéli Silva, entram na onda performática.

Ao ser questionada se a Caravana já surgiu com a ideia de ser uma banda profissional, ou se era um projeto paralelo que se consolidou, a atriz afirma que tem um desejo profundo de revelar sua sonoridade. "É pra se estender, ampliar, tocar a estrada, desde sempre!", explica.

Com a maior parte das músicas compostas por ela, o show também conta com canções de compositores como Chico Buarque, Kurt Weill, Duke Ellington e Colle Porter, construindo um repertório que busca mais teatralidade, garantindo um caráter mais performático à apresentação. É uma viagem de estilos que vão do jazz ao flamenco, do tango à rumba, com músicas que reforçam simbolicamente o ambiente de um cabaré itinerante, com a Caravana rodando pelo mundo e revelando em nuances as influências dos lugares por onde passam.

Para entender melhor a proposta, fizemos algumas perguntas à Letícia Sabatella:

EOnline - Como a banda se formou?
Letícia Sabatella - Eu conheci Paulo Braga quando participei do "Alma Boa de Lugar Nenhum". Ele é um músico maravilhoso e sua gentileza e disponibilidade para comigo, a afinidade de espírito, permitiu-me estar confortável ao lado deste grande! O Nando é um parceiro, ator, multi-instrumentista, palhaço e incomparável. Seu estímulo constante, seu talento, tanto amor...É super carismático em cena. Zéli traz um coração pulsante no contra-baixo, espírito harmonizante, amigo, foi apresentado pelo Nando. Assim, em alguns encontros, gravando uns experimentos de minha autoria, nos percebemos afinados e com uma proposta peculiar. A Caravana explodiu na Virada Cultural e como lá tratava-se de uma proposta pra rua, em primeira estância trouxe meu amigo multimúsico e talentoso Gabriel Shwartz pra bateria e flauta e o super mega ídolo Hique Gomes, que tratou conosco o nome da Caravana. Por fim, percebemos que, ainda em formação, somos esta base dos quatro primeiros com estes astros transitando por nosso espaço.

EOnline - Conte mais sobre essa ideia de "cabaré itinerante".
LS - Nosso repertório é eclético com boa pegada de jazz, temos essa característica de letras em línguas variadas, temos também o sonho de um projeto de Caravana mesmo, com um ônibus, ou caminhão, ou trem, ou navio, ou avião, ou motorhome, sabe, pra ensaiar enquanto viajamos pro próximo show.

EOnline - São cenas musicadas ou músicas encenadas?
LS - É um show de música que dialoga com a cena. Eu e o Nando somos atores, o Hique quando participa tem essa característica como o Gabriel, o Paulo e o Zéli tem ótima participação cênica, dois palhaços também, muito espirituosos. Então acaba saindo música muito interpretada, sabe?

:: Assista ao ensaio da Caravana Tonteria

Em abril de 2015, o Caravana Tonteria se apresentou no Teatro do Sesc Vila Mariana; em janeiro de 2017, foi a vez do Sesc Jundiaí. E agora a caravana desembarca no Sesc Pinheiros, com participação especial de Arrigo Barnabé. Para informações do show, clique aqui.