Sesc na 2º Feira Literária de Ribeirão Pires (Flirp) 

08/10/2023

Compartilhe:

O Sesc estará presente em mais uma edição da Feira Literária de Ribeirão Pires (Flirp) com uma programação diversa e para todas as idades. Em parceria com prefeitura do município, nos dias 28 e 29 de outubro, o Sesc São Paulo integra a programação oficial da feira levando o estande das Edições Sesc, mediação e intervenções artísticas, lançamento de livro e o caminhão do BiblioSesc. 

Para edição deste ano, a Flirp será dedicada a Clarice Lispector, renomada escritora nascida na Ucrânia em 1920 e naturalizada brasileira. Sua obra literária é caracterizada por uma prosa intensa, que explora a complexidade da existência humana. Lispector é celebrada por sua capacidade de sondar as profundezas da psicologia e da alma, criando personagens e situações que desafiam as convenções literárias. Seus romances, contos e crônicas frequentemente exploram temas como identidade, solidão e a busca pelo sentido da vida. Com uma escrita profunda e instigante, Clarice Lispector deixou um legado na literatura brasileira e internacional, sendo considerada uma das maiores escritoras do século XX, tendo sido escolhida como homenageada na segunda edição deste importante evento literário. 

Marcada para acontecer em um perímetro de 13.000 metros quadrados, no centro da cidade, a Flirp vai levar ao Grande ABCDMRR editores, autores, professores, leitores em geral, estudantes, ilustradores, designers, pesquisadores, artistas, entre outros. O evento conta com mais de 30 editoras confirmadas, painéis de palestras e bate-papos, lançamentos de livros e intervenções culturais. 

O Sesc na Flirp 

O Sesc ocupa a rua Domingos Morgado com ações para todos os públicos nos dois dias, 28 e 29/10, das 9h às 21h. A programação prevê uma mediação de leitura para crianças, estande com venda de publicações das Edições Sesc, uma intervenção literária, biblioteca volante e o lançamento da segunda edição do livro A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2020), do sociólogo, escritor e professor Mário Augusto Medeiros da Silva, com participação do autor e da escritora Cidinha da Silva. Mediação de Edson Cruz.

PROGRAMAÇÃO

Histórias Daqui, Histórias de Lá 
Com Luderê Afrolúdico 
As crianças têm pelo livro um fascínio, uma curiosidade e o mediador busca ampliar as possibilidades de exploração do livro. A mediação de leitura é feita a partir do acervo que contém um rico repertório de livros com a temática afro-brasileira e africana. São histórias que apresentam a África e a diáspora africana de maneira rica e diversa, apresentam uma estética colorida, uma narrativa envolvente/aventureira, são histórias potentes e belas. A mediação de leitura busca levar as crianças e suas famílias a uma imersão regada de encantamento ao universo de narrativas africanas e afro-brasileiras. 
28 e 29/10, sábado e domingo, 13h às 17h.

Palavra em Movimento: Encanto de Clarice 
Com Cia. Dona Conceição 
Nessa intervenção itinerante para pequenos grupos, serão oferecidos trechos de textos da escritora Clarice Lispector, acompanhados de músicas que dialogam com os textos. Duas atrizes e um músico circulam com uma caixa cheia de palavras. O espectador sorteia uma palavra que vai desencadear um bloco de textos ditos, ofertados. Um presente delicado e sensível, um passeio pela obra da artista.
28 e 29/10, sábado e domingo, 13h às 17h.

Lançamento do livro: A descoberta do insólito:
literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2020) 

Com Mário Medeiros e Cidinha da Silva. Mediação: Edson Cruz 
Bate-papo seguido de sessão de autógrafos com o autor Mário Medeiros e Cidinha da Silva. Mário Medeiros é professor Livre Docente do Departamento de Sociologia da Unicamp, finalista do Prêmio Jabuti em Ciências Humanas (2014), Prêmio Jabuti de Contos (2020) e semifinalista do Prêmio Oceanos, de 2021. Cidinha da Silva é escritora, doutora em Difusão do Conhecimento e conselheira da Casa Sueli Carneiro. Publicou vinte livros, contando com mais de trezentos mil exemplares em circulação, dentre eles, os premiados Um Exu em Nova York e O mar de Manu. Vários de seus livros integram políticas públicas de formação de acervo nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo o PNLD Literário (FNDE). Seu livro mais recente é Tecnologias ancestrais de produção de infinitos (crônicas, Martelo, 2022). 
Dia 29/10, domingo, 15h às 16h.

COMO CHEGAR

Deixa o carro em casa em vem pra Flirp, abaixo um mapa para diferentes possibilidades, pois investir em transporte público ainda é a melhor solução. Lembrando que o evento acontece na região central de Ribeirão Pires, porém a programação do Sesc terá a concentração na Rua Domingos Morgado s/n – Ribeirão Pires, nos dois dias 28 e 29/10, das 9h às 21h.

“DE METRÔ E TREM”:

LINHA 1 – AZUL: desembarque na Estação Sé e faça baldeação para a Linha 3 Vermelha do Metrô. Vá até o Brás e faça baldeação para a Linha 10 -Turquesa da CPTM sentido Rio Grande da Serra.

LINHA 2 – VERDE: desembarque na Estação Tamanduateí e faça baldeação para a Linha 10 – Turquesa da CPTM sentido Rio Grande da Serra.

LINHA 3 – VERMELHA: desembarque no Brás e faça baldeação para a Linha 10 – Turquesa sentido Rio Grande da Serra”.


 

CENTRAL DE RELACIONAMENTO ITINERANTE NA FLIRP

A Central de Atendimento Itinerante também estará na Flirp! Agora você pode fazer a Credencial Plena do Sesc direto no Centro Histórico de Literatura de Ribeirão Pires, que fica na rua Miguel Prisco, 286 no centro de Ribeirão Pires. Nos dias 28 e 29/10, sábado e domingo, das 9h às 18h30.

Você é empregado com registro em carteira profissional, funcionário temporário, estagiário, desempregado há até dois anos ou aposentado em empresa do comércio de bens, serviços e turismo?  Se sim, tem o direito de fazer gratuitamente a Credencial Plena do Sesc, a famosa “carteirinha” e ter acesso a muitos benefícios.

A Credencial Plena é o acesso para trabalhadores e dependentes ao uso dos serviços e programações nas Unidades do Sesc. Segue algumas curiosidades sobre ela:

• É gratuita
• Tem validade de até dois anos
• Pode ser utilizada nas Unidades do Sesc em todo o Brasil
• Prioriza os acessos às atividades do Sesc
• Oferece descontos nas atividades e serviços pagos


Clique aqui para visualizar as normas gerais para credenciamento e acesso ao Sesc: bit.ly/CredencialSantoAndre


 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.