Zé Geraldo e a habilidosa capacidade de musicar o cotidiano 

20/01/2023

Compartilhe:

Entrevistamos o cantor, compositor e poeta mineiro Zé Geraldo, que no próximo dia 25 de janeiro, às 17 horas, entoa seus sucessos lapidados em mais de quarenta anos de carreira, além da participação especial do violeiro Francis Rosa. 

A atração encerra a programação São Paulo Diversa: 469 anos, feita para homenagear a capital paulista e sua pluralidade cultural, pela ocasião do aniversário da maior metrópole da América Latina. 

Confira a seguir, as ideias de um contador de histórias nato: Zé nos fala da vida, dos desafios para se estabelecer na estrada enquanto artista e de sua obra. Boa leitura e até a próxima! 

Você menciona que já foi executivo de Recursos Humanos. Como foi essa transição para a carreira de músico e compositor? 

Eu era gerente de RH de um grupo forte, e aos finais de semana, músico. Toquei nove anos em baile, na periferia de São Paulo. Em 1977, comecei a participar de festivais. Chegava no interior, ou em qualquer lugar do Brasil e ninguém conhecia minha música. Me apresentava e acontecia um fenômeno: parecia que eu era da cidade e começavam a torcer para mim. Quando chegava segunda-feira, ia trabalhar, a cabeça estava o Maracanã em dia de Fla x Flu! Ficava com aquela recordação da empatia do público comigo. Isso me enchia de coragem e ficava naquela encruzilhada. Isso foi amadurecendo, até que chegou uma hora que criei coragem e rompi.  

Do RH para mais de 40 anos de carreira. Você saiu de Rodeiro e veio para Governador Valadares, ambas cidades mineiras. Em seguida, se estabeleceu na capital paulista. Como você enxerga essas mudanças na sua vida? 

Analisando esses 43 anos como profissional da música, mudou a percepção com relação ao público, que foi chegando e me deu a segurança de que era acompanhado por um número grande de pessoas, e a certeza de que meu caminho estava correto. Teve uma passagem que foi fundamental. Lá no meio dos anos 1980, boa parte das pessoas que me acompanhavam eram fã do Raul Seixas. Foi um alento muito forte, porque como grande fã dele, sei da fidelidade desse público. Essa constatação, de que eu era seguido por um bando de loucos, fãs do Raul, me deu a força e a certeza de que eu não estava sozinho, mesmo longe da grande mídia. 

Ser um artista independente também fez você sentir-se mais livre na sua criação musical? Você sempre teve o controle dos seus processos desde o começo da sua carreira?  

Não. No tempo que eu era contratado da gravadora, nos meus cinco primeiros discos, três na CBS e dois na Copacabana, dependia das gravadoras para poder me programar, dar meus passos. A partir do momento que me desiludi, vislumbrei essa possibilidade. Quando percebi esse lance de ter um público que estava me seguindo, me senti forte para romper com o sistema tradicional de gravação. Tudo porque as gravadoras começaram também a meter o bedelho na minha criação, a dar palpite, principalmente nos meus versos. Uma coisa é você dar palpite numa música, numa nota e nos arranjos. Outra coisa é mexer na parte poética, uma coisa essencial para mim, porque é a minha história, é a minha identificação.  

Nesse período de consolidação da sua carreira, algum fato te marcou em sua trajetória? 

No meio da década de 1980, tinha uns dois ou três anos não conseguia me apresentar em São Paulo. Os produtores alegavam que eu não tinha público suficiente para justificar a produção de um show na capital paulista. Num fim de semana, fui fazer um show em São Bernardo do Campo. Aí, o Raul de Queiroz, diretor financeiro da Rádio Globo à época, e que passou a ser meu amigo, perguntou para mim: por que você não toca em São Paulo? E falou: me procura que eu vou arranjar um lugar, tenho um amigo no Sesc Pompeia. Crio coragem e vou ao escritório dele. Ele ligou para um rapaz que trabalhava lá: ‘porra, bicho, você está sempre me trazendo aqui convites para shows e estou sempre te ajudando, agora eu preciso de um fim de semana para eu produzir um artista aí. Quando chegou no primeiro dia, sexta-feira, fui passar o som, às 19 horas. A fila dava volta na quadra. Foi um momento histórico, um divisor de águas na minha carreira! Percebi o quanto eu era querido. Isso mudou a minha vida: parei de fumar, fumava dois maços de cigarro por dia. Fiquei oito anos sem beber, dei uma enxugada geral na minha saúde.  

Essa fase e as questões como álcool e cigarro, tinham a ver com a ansiedade de fazer sua carreira dar certo? Houve então uma virada de chave? 

Exatamente! O sentimento foi esse mesmo. Estava pensando em parar, porque haviam dificuldades para poder tocar, e tinha que ir muito longe, estava questionando se valia a pena continuar. Foi a partir desse fim de semana no Sesc Pompéia que mudou completamente a minha vida, salvou minha carreira, minha história, minha vida pessoal, minha família, meus amigos. Salvou a minha música, né?  

Você sempre transmitiu autenticidade em sua obra musical. Essa característica te ajudou a construir mais facilmente sua identidade artística?  

Tive dificuldade de me impor, e foi o tempo que me deu essa esta condição, porque sempre fui uma pessoa muito retraída. Desde pequeno, fui uma pessoa muito tímida. A timidez e a insegurança caminham de mãos dadas, não, é?  Normalmente, todo tímido é inseguro. Demorei muito para me fortalecer, e esse episódio do Sesc Pompeia, teve uma importância fundamental na minha história.  

Sua obra tem muitas canções autobiográficas, né? 

Exatamente. Não sou um compositor profissional, desses de ficar fazendo música, mandando para um, para outro. Até gostaria de ter esse dom. Eu tenho uma porção de amigos que tem, escrevem todo dia e têm essa facilidade. Gosto de outras coisas, não me dedico todo dia a ficar escrevendo, não tenho inspiração para isso.  

Zé Geraldo
Foto: Paulo Higa

Você mistura muitos assuntos e ritmos diferentes. Como surgem essas ideias musicais? 

Não sou um músico que estudou e teve uma direção, fui fazendo a minha música, e primeiro tive as influências que vieram do interior, porque sou um cara nascido na roça. A música que escutava era aquela música de alto-falante. Quando vim pra São Paulo com 18 anos, conhecia pouquíssima coisa de MPB, de Rock & Roll. Gostava mais de Tião Carreiro e Pardinho, Liu e Léo. Meus anos de baile foram fundamentais para formatar a minha música, porque a minha poesia já vem do berço. Agora, quando escutei Bob Dylan, com meus 23 anos, falei: é essa música que quero para mim! 

Você aos poucos foi se aproximando do Bob Dylan e misturando com as influências que você já tinha, como foi esse processo?  

Não tive essa consciência, mas uma coisa que percebi, é que a estrutura harmônica da música do Dylan, do Rock & Roll e da música Folk, é igualzinha à música do Tião Carreiro. A música do interior, da roça, tem dois, três acordes naturais. Qualquer garoto que está aprendendo violão toca. Quando eu comecei a cantar em baile e conheci Dylan, percebi que as músicas dele também tinham a mesma estrutura que as músicas do Tião Carreiro. Eu não inventei. Percebi que estava fazendo uma coisa que era parecida com os esses dois tipos de música, foi natural.  

E que compositor brasileiro você admira? 

O Renato [Teixeira]: é um cara que escreve todo dia. É uma disciplina que eu não tenho. Não só a disciplina: uma vontade, um dom que eu não tenho. Outro dia, um repórter perguntou qual música brasileira gostaria de ter feito. Todas da parceria do Renato com Almir. Tenho uma admiração muito grande por eles, que são os amigos mais antigos que tenho na música.  

Há momentos, em suas canções, em que você é otimista, e em outros, traz reflexões profundas sobre a vida. Como você enxerga essas visões de mundo dentro das suas composições? 

Sou um repórter que fica contando as coisas que estão acontecendo. Falo da minha vida pessoal, da vivência, da minha experiência na roça e na cidade. Tenho uma grande preocupação com o que está acontecendo no mundo. Fico preocupado com meu neto, que ainda é uma criança, com minhas filhas que estão aí construindo as histórias delas, com os amigos e parentes que estão ao meu redor. Não tenho mais essa preocupação que tinha quando era mais jovem, do que pode acontecer e do que não pode acontecer comigo e com a minha obra, porque eu já estou caminhando há muito tempo, e não estou sozinho.  

Como foi o início de sua filha Nô Stopa, na música e como você se sentiu com essa escolha dela?  

Tenho duas filhas. Assim que a gente mudou para Vila Madalena, em 1994, elas estavam em período pré-vestibular: a Gija [Anielisa] foi fazer direito e se especializou na área de direitos autorais por minha causa. A Nô [Stopa] entrou na USP e, com 2 anos que estávamos no bairro, naquela efervescência cultural, ela se descobriu para a música, ali. Ela e Fernando Anitelli, do Teatro Mágico, começaram a frequentar juntos o Sarau do KVA. Comecei a ver uns versos em cima do piano, da mesa, e perguntava: ‘de quem são esses versos? É da Nô! Aí, um dia ela chegou para mim e falou que ia trancar a matrícula dela na USP e estudar música. Eu apoiei. 

Foi também, da parte dela, um ato de coragem, né? 

Da mesma maneira como eu tive coragem para abandonar uma carreira de executivo até então bem-sucedida, ela teve para chegar e falar: pai, eu vou trancar a USP porque quero estudar música. Tenho com minhas filhas uma relação de amizade, desde pequenas. De se falar olhando nos olhos e ganhar a confiança, estarmos sempre conversando, trocando ideias. Me sinto orgulhoso de ver que ela também está seguindo o caminho dela, com todas as dificuldades que a carreira artística apresenta para todo mundo.  

Esse tipo de criação que você ofereceu para elas, tem alguma influência da criação que você recebeu?  

De jeito nenhum! Exatamente o oposto. Meu pai era um homem da roça e sempre lidou com a lavoura, com boi. Só no fim da vida que a gente conseguiu domá-lo um pouco e ele ficou mais perto da gente. Esse exemplo não veio de casa. Eu não culpo meu pai, é o modelo que foi ensinado para ele. Só que eu fui procurar o meu modelo, de como ia criar minhas filhas. Engoli muito sapo, adotando essa maneira libertária de conviver com as minhas filhas, mas não me arrependo não.  

Você põe em prática aquilo que compõe, não? 

A minha música é uma extensão do meu pensamento, nem percebo que estou escrevendo, para mim, é uma coisa natural. Escrevi minhas músicas pela vida toda, e nunca ninguém me falou nada, se eu fazia isso, se fazia aquilo. Aí, o Zé Rodrix, meu querido e saudoso amigo, começou a falar que eu fazia rock rural. Comecei a analisar e falei: Zé, você tem razão! Passou um tempo, o Renato [Teixeira] e o Almir [Sater] começaram a falar que a minha música era Folk, mas nunca saí falando: eu faço isso, eu falo aquilo. Posso ficar um mês, dois meses sem escrever uma palavra, mas quando ela vem, vem com naturalidade.  

Hoje em dia, o que é que te mantém vivo e animado para seguir compondo e fazendo suas coisas? 

O que me mantém vivo é que saio de casa para trabalhar. Rodo quilômetros e quilômetros e quando chego nos locais eles estão abarrotados de gente cantando os meus versos, como se fossem versos deles. Isso é minha maior motivação profissional. No âmbito familiar, as pessoas que estão ao meu redor, me chamam atenção, dão carinho e me cobram. Então, isso é o que me dá força. Além da certeza que eu tenho boa saúde: Faço pilates há muitos anos, caminhada, sempre joguei futebol, pratiquei esporte, faço check-up regularmente, nunca tive uma doença grave. Então, é agradecer ao universo por eu ter essa condição. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.