Feira cultural independente, oficinas e encontro sobre empreendedorismo social no Sesc Rio Preto

06/03/2022

Compartilhe:

No mês de março, o Sesc SP realiza o projeto “Nós – criação, trabalho e cidadania”, uma iniciativa em rede, ou seja, realizada em diversas unidades do Sesc no Estado de São Paulo, que se dedica a propor reflexões relacionadas ao ponto de encontro entre o trabalho e as realidades sociais que provém dessa esfera, viabilizando iniciativas que fomentam a inclusão produtiva, a geração de renda e o desenvolvimento comunitário.  

No Sesc Rio Preto, as ações acontecem nos dias 18, 19 e 22 e são compostas pela Feira Cultural Independente, um espaço que estimula a economia solidária, oficinas de aprimoramento de produtos artesanais e encontro sobre empreendedorismo social.  

O destaque fica por conta da tradicional Feira Cultural Independente realizada nos dias 18 e 19. O espaço é um convite para que artistas e artesãos, participantes das ações do projeto “Tecendo a Rede de Saberes”, exponham e comercializem seus produtos diretamente ao público frequentador da unidade. O local recebe ainda a ambientação do DJ Henrique Cass com um repertório eclético, composto por diversos gêneros como pelo jazz, acid jazz, soul, sambas, bossa nova, rock, pop e eletrônico. A intervenção será permeada com curiosidades e histórias sobre canções, compositores e estilos apresentados. 

Em paralelo a Feira, o público pode se inscrever e participar de algumas oficinas que acontecem no local, como Confecção de Casa de Passarinho com Cabaça (18), Lettering (18), Bijuterias com resíduos eletrônicos e pedras (19), customização de uma tiara com referência à Frida Kahlo (19) e confecção de um objeto com materiais recicláveis (19). As oficinas acontecem nos dias 18 e 19 e as inscrições acontecem no local com 30 minutos de antecedência.  

Casas de passarinho feitas de cabaça. Foto: Divulgação.

Encerrando a programação do Projeto, no dia 22, terça, artesãos e artistas se encontram na palestra “Tecendo a Rede de Saberes”. Nela, o produtor cultural Thiago Vinícius traz uma fala para estimular a criação de uma rede de trabalho e a construção de uma grade de demandas e anseios comuns a serem abordadas em reuniões futuras, com o objetivo de ampliar o protagonismo profissional dos elos desta rede. Thiago é fundador e integra o núcleo de empreendedores solidários da Agência Popular Solano Trindade, um espaço que dá suporte para vários negócios inovadores na periferia de São Paulo.  

Tecendo a Rede de Saberes. Foto: Revista Trip.

A programação é gratuita e aberta para toda a comunidade. Lembrando que os protocolos de segurança frente à Covid-19 seguem mantidos no Sesc SP, e para frequentar as unidades e assistir a qualquer programação é preciso apresentar comprovante de vacinação, para pessoas maiores de 5 anos, com pelo menos a primeira dose, ou esquema vacinal completo para adultos, e um documento com foto, além do uso de máscaras. 

Para saber mais sobre as atividades acesse aqui.

Sobre o projeto: Nós – criação, trabalho e cidadania 
O Projeto se dedica a propor reflexões relacionadas ao ponto de encontro entre o trabalho e as realidades sociais que provém dessa esfera. Para tanto se volta a iniciativas dedicadas à inclusão produtiva, geração de renda e desenvolvimento comunitário.  

Num cenário onde as atividades humanas designadas como trabalho, para além de seu caráter utilitário, também são responsáveis por constituir identidades, pois organizam o tempo, determinam as relações ente os indivíduos e configuram sua autorrepresentação, torna-se compreensível que nos entendamos em função das atividades laborais que exercemos.  

Assim, para o Sesc, é importante refletir sobre os problemas relacionados a essa dimensão da existência, seja quanto tratamos de situações de desemprego, seja quando as condições de atuação se apresentam precarizadas, impedindo a realização pessoal característica ao exercício produtivo.  

Numa espécie de avesso de tal problemática, o ato de compra também coloca em questão os tipos de ocupação que fomentamos ao optarmos por um determinado produto. Tais escolhas, quando apoiam empreendimento alinhados ao desenvolvimento social local e são orientados por relações sociais mais justas, oportunizam uma experiência cívica salutar, na qual os indivíduos se conscientizam sobre seu papel num sentido coletivo. 

Para o Sesc o fomento da compreensão crítica do labor como meio de desenvolvimento humano e social, individual e coletivo figura como preocupação crucial no sentido de aprimorar o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo; de seus familiares e a comunidade em geral.  

No campo da valorização social, a instituição atua com atividades destinadas à qualificação de seus públicos através do desenvolvimento de habilidades capazes de contribuir para com a inclusão social e a geração de renda familiar, com vistas ao fomento de relações sociais mais justas, objetivos esses que norteiam o presente projeto.  

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.