Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Grande encontro: seu livro com seus leitores

O desejo da maioria dos escritores é ver suas histórias publicadas. No entanto, o percurso da gaveta para a prateleira, e da prateleira para as mãos dos leitores nem sempre é fácil. Pensando nisso, o Sesc realiza, desde 2003, o Prêmio Sesc de Literatura, concurso que revela novos talentos da literatura nacional.

A edição 2017 já foi anunciada e os candidatos podem enviar seus originais, nas categorias Conto e Romance, entre os dias 09 de janeiro e 17 de fevereiro. Os vencedores têm suas obras publicadas pela editora Record, que é responsável pela edição e distribuição, com tiragem inicial de dois mil exemplares.

Aqueles que desejarem participar devem apresentar os originais inéditos de romances e/ou coletâneas de contos. É possível concorrer com trabalhos nas duas categorias desde que não tenha obras publicadas em ambas, inclusive em plataforma online. No entanto, a inscrição para cada categoria deve ser realizada separadamente. O processo de inscrição será realizado exclusivamente via internet, desde o envio de informações pessoais até a obra digitalizada. O edital completo está disponível em www.sesc.com.br/premiosesc

Todos os trabalhos inscritos serão submetidos à avaliação das comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pelo Sesc. Os vencedores serão anunciados em junho de 2017.

Franklin Carvalho e Mário Rodrigues foram os vencedores do Prêmio Sesc 2016, nas categorias Romance e Conto, respectivamente, com os livros ‘Céus e Terra’ e ‘Receita Para se Fazer um Monstro’. A cerimônia de premiação, que aconteceu em novembro passado no Sesc Belenzinho, foi transmitida online na página do Prêmio Sesc de Literatura no Facebook. Para assistir, clique aqui.