Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Onde a selva não é de pedra

Que tal um final de semana imerso na natureza? E se nem for preciso sair de São Paulo para vivenciar esta experiência?
Assim é o passeio pela região de Parelheiros. 

Listamos aqui 10 experiências vivenciadas neste roteiro que fazem qualquer pessoa esquecer aquela imagem cinza do concreto, trânsito e correria - que são tipicamente associados à capital paulistana.
Uma possibilidade para expandir as fronteiras geográficas culturais, ampliar o conhecimento da cidade e descobrir uma outra São Paulo onde a selva não é de pedra!

1) A navegação de balsa na represa Billings já é a primeira experiência inusitada no roteiro. A travessia por este que é um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo leva à "Ilha" do Bororé, na verdade uma península que abriga o bairro Bororé com toda sua natureza e história surpreendentes.   


Travessia de balsa pela Represa Billings  | Foto: Leila Yuri Ishikawa

 
2) É possível caminhar pela história da "Ilha" do Bororé admirando as ilustrações do Mural Memória do Bairro.  Os traços coloniais em azul e branco da Capela de São Sebastião, contruída em 1904 e tombada como patrimônio histórico, guardam a imagem do padroeiro esculpida em madeira com traços indígenas. São Sebastião é também conhecido no sincretismo religioso com as religiões de matriz africana como Oxóssi, não por acaso, grande protetor das matas. 


Mural Memória do Bairro e Capela  | Foto: Leila Yuri Ishikawa

 
3) A visita no Bar do Edinho é uma aula de história com um dos moradores mais antigos da "Ilha"do Bororé. Não se pode deixar de provar os famosos licores de cambuci e de abacaxi famosos na região e produzidos de forma artesanal. 


Bar do Edinho  | Foto: José Cordeiro/ SPTuris

 
4) Conhecer a Casa Criativa é descobrir a força da organização comunitária numa iniciativa criada por moradores do extremo sul de São Paulo para promover a agroecologia e atividades culturais.


Foto: Casa EcoAtiva | Foto: Leila Yuri Ishikawa

 
5) Numa visita no Sítio Paiquerê, com seus lagos e plantações às margens da Represa Billings, a experiência é conhecer sobre agricultura orgânica conversando diretamente com produtores locais. 


Foto: Sítio Paiquerê | Foto: Leila Yuri Ishikawa

 
6) O passeio continua pelo Centro Paulus, onde logo de início a visita na Galeria de Artes Casa do Rosário é uma oportunidade para apreciar uma coleção inusitada que reúne esculturas e quadros representativos da cultura e do imaginário popular principalmente da região Nordeste do Brasil.


Galeria Casa do Rosário | Foto: Dalmir Ribeiro Lima

 
7) Por meio de uma trilha na mata atlântica do Parque do Itaim desperta-se o sentimento de imersão na natureza. O surpreendente é poder ter esta experiência tão perto da área urbana de São Paulo, sem nem precisar sair da cidade. 


Trilha pelo Parque Itaim | Foto: Dalmir Ribeiro Lima


8) Fazer o próprio pão só não é mais gostoso que depois saboreá-lo quentinho saindo do forno. Os visitantes no Cento Paulus aprendem uma receita de pão artesanal e colocam a mão na massa.


Oficina de pães artesanais | Foto: Dalmir Ribeiro Lima

 
9) As refeições na hospedagem do Centro Paulus são preparadas com produtos colhidos de horta orgânica própria e também de agricultores locais. A gastronomia é  também um meio de conectar-se com o bem-estar, a saúde e o trabalho de sustentabilidade desenvolvido na região. 


Horta orgânica no Centro Paulus | Foto: Dalmir Ribeiro Lima

 
10) Novas amizades e muita história para contar do final de semana! São muitos os motivos para embarcar numa Expedição pela Zona Sul de São Paulo com o Turismo do Sesc? 


Grupo do Sesc São Caetano em roteiro do Turismo Social no Centro Paulus | Foto: Dalmir Ribeiro Lima

 
Quer embarcar neste roteiro? Acompanhe aqui a programação do Turismo Social e fique por dentro das próximas datas de realização. 

Compartilhe seu olhar e inspire outros viajantes utilizando nas redes sociais a hashtag #viajarinspira