Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Índigo de Celso Lima

Celso Lima conta sobre cultura, história, antropologia, suas cores e concepções do Adire.
Celso Lima conta sobre cultura, história, antropologia, suas cores e concepções do Adire.

Depois de algumas viagens pelo continente africano e algumas oficinas no Sesc Pompéia, o artista plástico, ilustrador e pesquisador, Celso Lima, conversou com a gente sobre o trabalho que desenvolve na área de estamparia e tecnologia têxtil.

Numa época de hiper valorização social, em que as pessoas e o mercado estão saturados de criações vetorizadas e computadorizadas, Celso utiliza técnicas de estamparia manual e artesanal - o que confere às peças uma identidade toda especial.

Ele iniciou sua carreira nos anos 90, quando começou a pesquisar sobre fibras naturais e pigmentos têxteis. Esteve em vários países aprimorando conhecimentos e técnicas de estamparia. Buscou conhecer como as peças eram feitas, observou a destreza e a incrível habilidade dos artistas que as faziam, se encantou com a riqueza de detalhes das matrizes, suas cores e concepções.

E foi sobre tudo isso que conversamos com Celso. Ainda aprendemos sobre o uso da estampa como elemento em ambientes, objetos, vestimentas e corpos que constituíram, ao longo da história, um enorme acervo interpretativo das sociedades. Cada uma com suas características, peculiaridades e curiosidades. Uma verdadeira aula de história, sociologia, cultura e antropologia. E foi também uma conversa que traz à tona um olhar sobre si. Confira!

Próximas atividades de Celso Lima no Sesc:

Estamparia Adire
no FestA!
Sesc Santo André

Block printed: Design e Impressão
nas Oficinas de Criatividade
Sesc Pompeia

Tinturaria Batik Tulis – Java
Sesc Pinheiros
 

Outras programações