Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Desafio de sair do Sedentarismo | Saiba como participar do Dia do Desafio

Diversos esportes e atividades físicas estarão na programação<br>Foto: Mariana Krauss
Diversos esportes e atividades físicas estarão na programação
Foto: Mariana Krauss

Qual foi a última vez que você fez alguma atividade física? É provável que faça bastante tempo. Mas você não está sozinho.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério dos Esportes em 2015 indica que quase 46% dos brasileiros são sedentários.

Mesmo sabendo dos benefícios, muitos de nós acabamos não fazendo nenhuma atividade. Quando a gente se mexe, ganham os músculos, a frequência cardíaca e a circulação sanguínea. Além disso, o exercício contribui com a prevenção de diversas doenças. Reduz ansiedade e depressão e ainda evita ou controla obesidade, diabetes e osteoporose. A atividade física é, também, uma oportunidade de interação com os amigos e traz muitos ganhos em qualidade de vida.

Para estimular a prática de atividades físicas, desde 1995 o Sesc coordena o Dia do Desafio. Criado no Canadá nos anos 1980 e realizado sempre na última quarta-feira de Maio, o objetivo do evento é despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas.

Em 2016, o Dia do Desafio reuniu quase 49 milhões de pessoas em 3700 cidades inscritas dentre os 20 países participantes no continente americano. A ideia, desde o lançamento da iniciativa sempre foi promover uma competição entre cidades. Ganhava aquela que contasse com mais participantes.

Porém, a iniciativa sempre considerou também a opção de “auto-desafio”, que permite que qualquer pessoa participe independentemente da competição com outro município.

Com o objetivo de inovar e atrair o interesse do público geral, o Dia do Desafio 2017 busca se aproximar mais de indivíduos. Dessa forma, o formato que propõe desafios individuais ganha mais relevância nesta edição. Além disso, todo o mês de Maio será dedicado a reflexões sobre a importância da atividade e à promoção do evento.

Junte-se a nós. Acompanhe todas as informações sobre o evento aqui pelo site ou pelos nossos canais sociais e participe.



VEJA DETALHES DE COMO PARTICIPAR:

1. Todas as cidades do continente podem participar do Dia do Desafio. Porém, a ficha de inscrição (em breve, no site do evento) precisa da assinatura do prefeito.
2. Ficha preenchida e assinada pelo prefeito, só enviar até o dia 05 de maio para o Coordenador Regional que atende seu município.
3. “Mas como eu faço o desafio?”. Se for o “auto-desafio”, a cidade estabelece uma meta de participantes sem a necessidade de competir com outro município.
4. “E se for o desafio entre cidades?”. Aí, é preciso aguardar o sorteio das cidades em 08 de maio. Sua cidade irá competir com outra do mesmo tamanho.
5. Aí é hora de preparar o evento! Monte uma equipe com coordenador geral, coordenadores  de atividade, monitores, divulgadores, captadores de recursos e anotadores de resultados.
6. Você encontra o material promocional para download no site. 
7. Nesta edição, queremos promover todo o mês de Maio como um período de reflexão sobre o combate ao sedentarismo e a promoção da atividade física.
8. De qualquer forma, o Dia do Desafio continua acontecendo na última quarta-feira de Maio.
9. Lembrando que não é obrigatório promover eventos durante todo o mês, mas este ano estamos convidando a todos que quiserem ou puderem promover outras atividades físico-esportivas ou mesmo de reflexão.
10. O passo final é registrar o número de participantes. Em Maio teremos um espaço aqui no site para isso.

Em breve a programação completa estará disponível, mas você já pode acompanhar nossas notícias no site.

Agora é aceitar o desafio e incorporar a atividade física na sua vida. Maio é o mês de você se desafiar e dar o pontapé inicial para uma vida ativa, participe!

 

Outras programações