Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Poesia paulistana e a resistência

O poeta Celso de Alencar<br>Foto: Divulgação
O poeta Celso de Alencar
Foto: Divulgação

No dia 18 de março, às 11h, o Sesc Bom Retiro realiza o passeio “Língua da Poesia – A Nova Poesia Paulistana e a Resistência” que aborda a resistência política e o direito civil numa caminhada poética até o Memorial da Resistência de São Paulo.

Durante o roteiro, que conta com as intervenções do poeta Celso de Alencar e do músico Rafa da Rabeca, há declamações de poemas selecionados onde o público interage com as performances. Serão partilhados com o grupo poemas de Paulo Sposati Ortiz, Leila Guenther, Diogo Cardoso, Fabiano Fernandes Garcez, Jeanine Will, Ivone FS, Vlado Lima, Gabriel Kolyniak, Mariana Ianelli, Eduardo Lacerda, Isadora Krieger, Well Souza, Chiu Yi Chih, Paloma Klisys, Micheliny Verunschk, Whisner Fraga, Clara Baccarin, Elvio Fernandes Gonçalves, Davi Kinski, Thiago Mattos, Lee Flores, Rita Medusa, Greta Benitez, Ana Rusche, Günther Kräkenbühl, Arruda, Escobar Flanelas, Paula Valéria Andrade, Kelly Pereira, Mariana Basílio, Socorro Lira, Marcelo Ariel, Luíz Perdiz, Juliano Caravela, Amandy Gonzalez, Michel Ferreira, Vince Vinnus e Jonas Santos.

“O programa Língua da Poesia tem como principal significado o turismo cultural, a fomentação e a difusão do gênero poético e de seus criadores. Para a edição 2017, pensamos nos novos poetas, na poesia que se destaca nos recitais, nas novas publicações, nas redes sociais. Pensamos nessa geração que busca oportunidades para expor seus poemas, suas criações, suas vozes. Para a leitura, os poetas fizeram a escolha de seus poemas. Também pensamos na paz entre as pessoas, entre os povos, no pensamento da democracia, na história, na política, e, para tanto, escolhemos o Museu da Resistência como representação de mostras daquilo que obstrui a liberdade humana.”, explicou o poeta Celso de Alencar sobre o processo criativo para a escolha dos poemas e do local visitado

No Memorial da Resistência os participantes realizam uma visita monitorada no edifício que foi criado entre as décadas de 1940 e 1980 e sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (DOPS-SP), com uma das políticas mais truculentas do país durante a ditadura militar. Reconhecido como lugar de interrogatório e tortura de presos políticos, o Memorial é um espaço que guarda e reflete sobre um dos capítulos da resistência política e da violência promovida pela ditadura.

O Rafa da Rabeca, que irá realizar as intervenções musicais durante o passeio, esteve no Sesc Bom Retiro e gravou este vídeo com uma amostra do lindo som que vai ritmar os passos desta caminhada poética:

 


(Vídeo: Nadya Librelon)

 

o que:

quando:
Passeio - "Língua da Poesia: a nova poesia paulistana e a resistência"

18 de março às 11h
onde:

Sesc Bom Retiro

Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro | CEP: 01216-000 | TEL.: 11 33332-3600 

inscrições:

Informações e inscrições na Central de Atendimento. 40 vagas

 

Memorial da Resistência

 

Texto-Memorial-Resistencia

 

Memorial da Resistência | São Paulo | SP | Divulgação | Fotos: Dalmir Ribeiro Lima

Outras programações