Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Alimentação é Cidadania

REVISTA E - PORTAL SESCSP

 

O bem-estar do trabalhador do comércio e serviços e de seus familiares é uma preocupação constante e primordial nas ações desenvolvidas pelo Sesc São Paulo. São seis décadas de realizações nas áreas de lazer, turismo social, odontologia, esporte, atendimento à criança e à terceira idade e atividades culturais. Tudo com o objetivo de oferecer ao seu público prioritário, e à comunidade em geral, uma gama de serviços abrangente e que colaborem para reforçar hábitos e atitudes saudáveis para o morador da metrópole.


A alimentação para o trabalhador desempenha um papel dos mais importantes dentro do escopo de atuação do Sesc na área da saúde, além de ser uma das primeiras atividades oferecidas ao público pela instituição. A oferta de um cardápio diversificado e balanceado nos restaurantes das unidades, a preços acessíveis, colabora para a melhoria do padrão alimentar e, por conseguinte, eleva os padrões de qualidade de vida e de cidadania.


A informação é a base para uma transformação nos cuidados com a saúde. Cursos e oficinas, seminários e palestras evidenciam o caráter educativo do Sesc, abordando desde a origem do alimento até seu caráter nutricional, focando também sua história e seu valor cultural.


Outra importante atuação institucional é o programa Mesa Brasil Sesc São Paulo, iniciado em São Paulo em 1994 - e hoje com dimensão nacional - e que tem se mostrado uma eficiente ferramenta contra o desperdício ao permitir a uma rede voluntária de parceiros recolher alimentos que seriam descartados e os repassar para uma lista de entidades assistenciais inscritas para receber a doação e fazê-la chegar aos que precisam.


A disposição dos empresários do comércio e serviços em contribuir para combater as graves questões sociais sempre encontrou o apoio da sociedade. Há muito ainda o que fazer, mas ações como o Mesa Brasil, que recebem o endosso e a adesão do voluntariado, nos dão a satisfação do dever cumprido.

 

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do
Sesc no Estado de São Paulo