A Revista E de DEZEMBRO/23 está no ar. Confira os destaques desta edição

28/11/2023

Compartilhe:

NESTE MÊS: TRAJETÓRIA E LEGADO DO SOCIÓLOGO DANILO SANTOS DE MIRANDA PARA A CULTURA BRASILEIRA / INICIATIVAS PRESERVAM MEMÓRIA DE BAIRROS PAULISTANOS / Parassonia, HQ inédita do artista Rafael Calça / CONVERSAS COM KLEBER MENDONÇA FILHO, MARIA CARVALHOSA E NELSON TRIUNFO. LEIA MAIS!

Leia a edição de DEZEMBRO/23 da Revista E na íntegra

Mais uma edição da Revista E está disponível! Em DEZEMBRO/23, a publicação mensal do Sesc São Paulo traz em suas páginas reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção.

A CAPA é ilustrada pelo registro fotográfico da interação de Danilo Santos de Miranda (1943-2023) com a instalação Sal sem Carne (1975-2006), do artista Cildo Meireles, durante abertura da exposição Entrevendo, no Sesc Pompeia, em 2019. A mostra, com curadoria de Diego Matos e Júlia Rebouças, reuniu o maior acervo de obras de Meireles já exposto na América Latina.

A primeira REPORTAGEM (Lugar de afetoLEIA AQUI) conta a iniciativa de projetos e espaços culturais que, na contramão do crescimento urbano vertiginoso, buscam preservar a memória local e estimular sentimento de comunidade em bairros paulistanos. Entre os exemplos destacados pelo texto, conheça o Ó do Borogodó, em Pinheiros, na zona Oeste, o Ipiranga Feelings, perfil do Instagram que pratica o olhar afetivo para o bairro da zona Sul, e o projeto Cidade Tiradentes Lovers, que pretende mudar a percepção dos moradores do bairro da zona Leste. Aproveite para conhecer as ações permanentes do Sesc na área de Turismo Social.

Ilustração de Eva Uviedo criada para o projeto “Paisagens Postais”, em 2018, em comemoração aos 70 anos das ações do Sesc São Paulo em Turismo Social.

Outra REPORTAGEM do mês (A casa que habitamosLEIA AQUI) destaca o crescimento de iniciativas sócio-culturais que buscam garantir dignidade e autonomia às pessoas em situação de rua. Apesar do aumento dessa população (só na capital paulista, são 53 mil pessoas nesta realidade), o texto destaca o trabalho humanista do padre Júlio Lancelotti, além de contar a história do grupo Pagode na Lata, do Teatro de Contêiner Mungunzá, do coletivo Birico Arte e do jornal O Trincheiro. Aproveite para entender como o Sesc São Paulo fomenta a equidade e justiça social por meio de uma permanente ação no campo dos direitos humanos.

Presente no Carnaval de São Paulo, a Blocolândia (bloco da Cracolândia) é uma articulação de trabalhadores, usuários e ativistas do Centro da cidade: a festividade propõe a reinserção social por meio da cultura e do lazer. Crédito: João Leoci.

A Revista E aproveitou a vinda do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho a São Paulo para bater um papo com o diretor de Retratos Fantasmas, candidato do Brasil ao prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar 2024. Nesta ENTREVISTA (Mais real que a ficçãoLEIA AQUI), Mendonça Filho fala sobre seu novo filme, comenta sua expectativa em relação ao maior prêmio de cinema do mundo e defende a coexistência dos cinemas de rua com plataformas de streaming, além de refletir sobre a diversidade na produção cinematográfica brasileira contemporânea.

Assista a trechos da entrevista com o cineasta Kleber Mendonça Filho. Captação de vídeo: Marina Pereira. Edição: Riff Produtora.

A seção BIO (Travessias de um caminhanteLEIA AQUI) celebra a incansável jornada que fez de Danilo Santos de Miranda (1943-2023), diretor do Sesc São Paulo por 40 anos, um dos alicerces da cultura no país. O texto relembra episódios importantes da vida do sociólogo e filósofo que dedicou 55 anos de trabalho ao Sesc, onde primou pela defesa da cultura e da educação permanente numa perspectiva humanista.

Ilustração: Bruno Corrente.

O ENCONTROS desta edição (Livros para ouvirLEIA AQUI) convida Maria Carvalhosa, idealizadora da Supersônica (editora especializada em audiolivros) para falar sobre capacitismos e o futuro do mercado editorial brasileiro. Durante o papo, Maria destacou a presença dos audiolivros como uma tendência mundial, explicou os critérios de sua editora para a seleção de novas obras e ainda refletiu sobre a vozes para a interpretação de textos literários.

Ouça, em formato de podcast, o bate-papo com Maria Carvalhosa para a edição de dezembro da Revista E. Edição: Carol Mendonça.

A matéria GRÁFICA deste mês (Uma vida extraordináriaLEIA AQUI) reúne imagens históricas que celebram a vida de Danilo Santos de Miranda, sociólogo e gestor cultural que dedicou sua longeva trajetória a promover arte e cultura numa perspectiva educativa e humanista. Diretor do Sesc São Paulo por 40 anos, Danilo, que morreu em outubro deste ano, pode ser visto, nas páginas da Revista E, ao lado de grandes personalidades da cultura mundial, como Fernanda Montenegro, Zezé Motta, André Abujamra, Marina Abramovic, Sebastião Salgado e Edgar Morin, entre outros.

Crédito: Fernando Procópio

O DEPOIMENTO de dezembro (O quinto elementoLEIA AQUI) convida o dançarino, músico e educador Nelson Triunfo para falar sobre como a cultura pode transformar a periferia e relembrar memórias da trajetória que o marca como um dos protagonistas do hip-hop no Brasil. 

Nelson Triunfo durante as gravações da websérie “Olhares sobre São Paulo: especial hip-hop” (2023). Crédito: Carol Balza.

EM PAUTA nesta edição (Monumentos e memóriaLEIA AQUI) artigos de dois especialistas suscitam novos olhares sobre a relação entre as estátuas e bustos históricos com a memória da cidade de São Paulo. O primeiro artigo, “Monumentos nômades”, é assinado pela artista e pesquisadora em arte digital Giselle Beiguelman, enquanto o segundo texto, “A solidão das estátuas”, tem autoria do jornalista Jefferson Del Rios, que também é crítico de teatro e pesquisador cultural independente.

No INÉDITOS (ParassoniaLEIA AQUI), convidamos você a conhecer uma história em quadrinhos criada pelo artista visual Rafael Calça sobre um pesadelo do ponto de vista de um gato. 

Por fim, o ALMANAQUE (Ao ar livreLEIA AQUI) propõe um passeio por cinco parques e espaços públicos da capital paulista que são ótimas opções para praticar esportes e atividades físicas a céu aberto. Entre eles, conheça o Parque Ibirapuera, o Parque Linear Bruno Covas, o Minhocão, o Parque Ecológico Tietê e o Centro de Esportes Radicais.

Um percurso de 8,2 quilômetros atrai ciclistas ao Parque Linear Bruno Covas, à margem do rio Pinheiros. Crédito: Anderson Jacob.

Revista E deste mês traz, ainda, a seção DOSSIÊ, com destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado. Entre eles, programe-se para o lançamento do disco Afeto (Selo Sesc, 2023), que celebra os 90 anos de vida do bossanovista Carlos Lyra, com a reunião de 14 faixas que passeiam por várias fases do músico; assista aos shows em homenagem ao Dia do Samba (2 de dezembro), como Fundo de Quintal, no Sesc Itaquera, Pagode da 27, no Vila Mariana, e a roda de samba Constelação do Samba Paulista, no Sesc 14 Bis; e entre no clima natalino com uma série de corais que se apresentam no Sesc 24 de Maio com a proposta de reunir uma diversidade de vozes, culturas e gêneros.

A EDIÇÃO DE DEZEMBRO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de DEZEMBRO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.