Negros quintais 

27/05/2025

Compartilhe:

Realizado entre os dias 10 e 15 de junho, o Festival Sesc Culturas Negras conta com uma programação focada na valorização e difusão da cultura negra, como o espetáculo Eranko, que combina circo contemporâneo com a cultura afro-brasileira (foto: Elton Aparecido)

Leia a edição de JUNHO/25 da Revista E na íntegra

Atualizado em 10/6/2025

Por meio de apresentações, vivências, experimentações, rodas de conversa, passeios e exibições, o Festival Sesc Culturas Negras é realizado entre os dias 10 e 15/6, em oito unidades do Sesc São Paulo: 14 Bis, Campo Limpo, Casa Verde, Consolação, Interlagos, Pompeia, Santana e Vila Mariana. A programação é marcada pela participação de artistas, lideranças comunitárias, grupos e coletivos, mestres e mestras tradicionais e pessoas pesquisadoras das artes e das culturas negras. 

Inspirada nos territórios de existência negra, a curadoria do festival transformou, simbolicamente, as unidades do Sesc em oito quintais: das corporeidades, das ensinagens, dos Erês, dos festejos, da imagem, dos ofícios, do samba e das teatralidades. Todos serão ocupados por uma extensa programação. “Partimos dos quintais como inspiração simbólica e concreta de história, cultura, existência, memória, espiritualidade, cuidado com a terra e transmissão de saberes ancestrais”, explica Fabiano Maranhão, técnico do programa de Diversidade Cultural da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo. 

A abertura do festival, dia 10/6, contará com participações de Tiganá Santana, Fabiana Cozza, Ermi Panzo. Na sequência, a apresentação da Orquestra e Balé Afrikanse reúne artistas da música e dançarinos e dançarinas imigrantes, residentes no Brasil, para celebrar a arte e a cultura de seus países. No dia 12/6, no Sesc Santana, em Conversas Públicas, o compositor e pesquisador Tiganá Santana e a educadora Erica Malunguinho conversam com a escritora Mel Duarte sobre temas escolhidos pelo próprio público. 

Em 14/6, no Sesc Campo Limpo, no show Raízes, o produtor e músico Walmir Borges apresenta um show vibrante e dançante, celebrando a cultura negra em sua diversidade de ritmos e tradições. A apresentação tem a participação de Mário Lucio. Já no Sesc Casa Verde, também no dia 14/6, o filme vencedor do Oscar de melhor trilha sonora original, Pantera Negra (2018), é exibido com música ao vivo pelo DJ KL Jay, com efeitos sonoros criados pelo músico e produtor musical Guilherme Chiappetta. Confira a programação completa em: sescsp.org.br/culturasnegras 

A EDIÇÃO DE JUNHO DE 2025 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de JUNHO na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.