Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Saiba como foi o Fórum Qualidade de Vida nas Organizações, realizado pelo Sesc Pompeia

Pariticipantes do Fórum Qualidade de Vida nas Organizações.<br>Foto: Marcelo Macaue
Pariticipantes do Fórum Qualidade de Vida nas Organizações.
Foto: Marcelo Macaue

Tratar de qualidade de vida nas organizações, considerando o cenário contemporâneo, além de necessário, é urgente! Por isso, aprofundando a temática de cultura de saúde e inovação, o Fórum Qualidade de Vida nas Organizações, realizado pelo Sesc Pompeia nos dias 10 e 11 de abril, propôs diversas reflexões ao público de mais de 360 pessoas, atuantes em organizações dos mais diversos segmentos, como os hospitais Albert Einstein, Cruz Azul, São Camilo, Sabará, Ipiranga, Seconci, Santa Catarina, Leforte e Universitário USP, além do Grupo Fleury, Atento Brasil, Clear Sale, Sitel, Via Varejo, GPA, Carrefour, Camil Alimentos, Natura, Dataprev, Socican, Centro Universitário São Camilo, Associação Univ. Interamericana, Ministério da Economia, AGU, OAB, AACD, Gesto Saúde e Tecnologia, Cielo, Elo Participações, Saint Gobain Distribuição Brasil, Ernst & Young, SBT, SENAC e SESI.

A fala de abertura do Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, deu a tônica do que seria investigado no fórum: a urgência das relações humanas pautadas na completude do ser. Com estímulo e acesso à práticas esportivas, alimentação adequada, cultura e lazer, a qualidade de vida é uma aposta do Sesc nas diferentes ofertas de serviços e olhar para trabalhadores por esse viés é de fato cumprir o papel social das empresas.

 


Judd Allen (Foto: Marcelo Macaue)

Judd Allen, presidente do Human Resources Institute e Ph.D. em Psicologia Comunitária da New York University, fez a palestra de abertura do Fórum, trazendo a cultura organizacional como norteadora dos princípios da qualidade de vida dentro das organizações. O palestrante ainda provocou a plateia com questões como: onde está a qualidade de vida na lista de valores das empresas? Foram abordados ainda os fatores que são formadores da cultura organizacional e a relação desses valores com fatores sociais, como as normas, o apoio mútuo, a capacitação de líderes, a saúde mental e gentileza social, esses últimos, essenciais para o senso de comunidade e visão compartilhada dos valores de uma empresa com seus funcionários.

Reconhecer que a experiência de qualidade de vida é individual e que a mudança de comportamento ocorre por meio da atitude individual somada ao ambiente externo, é a base para inclusão e persistência de boas práticas nas organizações. O evento ainda contou com a participação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Aché e Johnson & Johnson, apresentando cases de qualidade de vida em suas respectivas empresas, e dessas apresentações, muitos questionamentos foram feitos pela plateia. Para além das questões de assistência médica, enxergar nas práticas preventivas a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e seus dependentes, é garantir a perenidade das organizações e, de fato, enaltecer seu papel social.


Representantes das empresas Johnson & Johnson, Aché e CET, apresentando cases com mediação de Érika Mourão

Na quinta, dia 11, o fórum contou com as palestras Sustentabilidade e inovação nas empresas, ministrada por Ricardo Voltolini - fundador da Plataforma Liderança Sustentável -, e a Dra Marilda Novaes Lipp, do Centro Psicológico de Controle do Stress abordou os impactos do stress no cotidiano das pessoas, e consequentemente, das organizações onde elas atuam. Para finalizar o encontro, Judd Allen retornou ao palco oferecendo o workshop Liderança e Qualidade de Vida, indicando na prática ações que podem assegurar e promover hábitos saudáveis na vida dos trabalhadores.

Judd ainda concedeu uma entrevista ao Sesc Pompeia, contando sobre sua experiência profissional e pessoal no estudo dos Recursos Humanos:

 

-----------------------

O Fórum Qualidade de Vida nas Organizações compõe o programa de Relacionamento com Empresas do Sesc São Paulo, que busca facilitar o acesso dos trabalhadores das áreas do comércio de bens, serviços e turismo e estimular a participação nas atividades promovidas pelo Sesc, mostrando aos empresários e gestores dessas empresas o Sesc como um benefício aos empregados. Se você representa uma empresa e gostaria de conhecer melhor as possibilidades do programa, pode conferir aqui a lista de unidades do Sesc com seus respectivos contatos ou ainda entrar em contato pelo email credenciamento@sescsp.org.br.