Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mapa do esporte ao ar livre: conheça seis locais públicos para praticar exercícios em Taubaté

Estar em confinamento e se deparar com uma rotina completamente diferente, marcada pelos protocolos da nova realidade, fez com que muitos de nós modificassem sua relação com o espaço ao redor e o tempo empregado nas atividades do dia a dia. Após tantos meses de restrição, realizar atividades ao ar livre, por exemplo, tornou-se mais importante para muitas pessoas.  

Pensando nisso, o Sesc Taubaté apresenta neste Sesc Verão um mapeamento de espaços públicos de Taubaté que podem ser usados para práticas esportivas ou de lazer com os devidos cuidados de segurança.  

Neste momento em que a unidade permanece fechada à visitação do público para conter a propagação do coronavírus, queremos mostrar a você alternativas para manter o corpo em movimento com segurança. 

De partida, nosso mapa apresenta seis espaços localizados em diferentes regiões da cidade e que dispõem de estrutura para a prática de caminhadas, corridas, pedaladas e séries de exercícios. Mas a conversa não para por aí. Nossa proposta é colaborativa: se você frequenta um local que não está no mapa e quer compartilhar com a gente, clique aqui para deixar sua contribuição.  

Confira, abaixo, o mapa completo:

Clique sobre os ícones para ver informações sobre a estrutura do local.

 

Cuidar faz bem 

Praticar o cuidado é o lema deste Sesc Verão, que explora a ato de cuidar em suas diferentes dimensões, desde o autocuidado até as relações com o outro e com o meio ao nosso redor. Em um contexto de pandemia, nossa prioridade não poderia ser outra. Por isso, ao buscar um dos locais para praticar suas atividades, esteja atento às recomendações abaixo:  

- Lembre-se que mesmo em um ambiente ao ar livre você deve manter o distanciamento de segurança das demais pessoas presentes no local e utilizar máscara cobrindo boca e nariz durante todo o tempo. 

- Higienize as mãos frequentemente e, em especial, após manusear equipamentos de uso comum. 

- Observe as características do local escolhido e os horários mais indicados para a prática considerando fatores como luminosidade e segurança. 

- Respeite sempre os limites do seu corpo e, sempre que possível, dê preferência a exercícios que tenham sido orientados previamente por um profissional de educação física. 

- Ao retornar para casa, coloque as roupas utilizadas na prática para lavar e, em seguida, tome um banho ou lave as áreas do corpo que foram expostas. 

- Os locais não costumam possuir bebedouros. Leve sua garrafinha abastecida para manter a hidratação em dia. 

Confira nos vídeos abaixo alguns exemplos de exercícios que podem ser realizados, respectivamente, no Mirante do Pôr do Sol, na Praça Vila Olímpia e no Jardim do Lago: