Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mostra Infinito Vão conta com programação integrada on-line

Desenho: Paulo Mendes da Rocha/Museu Brasileiro da Escultura/Acervo Escritório Paulo Mendes da Rocha
Desenho: Paulo Mendes da Rocha/Museu Brasileiro da Escultura/Acervo Escritório Paulo Mendes da Rocha

O Sesc 24 de Maio recebe a exposição Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira, com curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik. Com título emprestado dos versos de Drão (1982), música de Gilberto Gil, a mostra reúne cerca de 90 projetos arquitetônicos de 96 profissionais, dentre eles Lucio Costa, Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha. Neste momento de restrições por conta da pandemia a exposição está com visitação suspensa.

Em paralelo à exposição, diversas atividades on-line de caráter educativo integram o projeto. As programações consistem em bate-papos, atividades em vídeos, mediações, encontros e cursos em plataformas fechadas. Confira a grade completa abaixo.
 

OFICINAS VIRTUAIS PARA FAMÍLIA
Com Matias Monteiro


Minha Primeira Maquete
Oficina de maquete de papel como atividade lúdica e educativa para famílias.
Disponível no YouTube do Sesc 24 de Maio.
 

Arquitetura Pela Janela
A oficina propõe um olhar sobre urbanismo e arquitetura visto da janela da sua casa, já que, durante o isolamento social, as oportunidades de confrontar e explorar a arquitetura diminuíram bastante.
Disponível no YouTube do Sesc 24 de Maio.

 

BATE-PAPOS VIRTUAIS
Mediação de Marcella Arruda e Marina Frúgoli


Brincar // Reinvenção do Cotidiano | Com Andrea Muner, do Coletivo Cocriança/SP, e Marina Mergulhão, do Coletivo Massapê/PE
A cidade como lugar de brincar: ver os espaços de maneiras inusitadas e a potência da simplicidade.
Disponível no YouTube e Facebook do Sesc 24 de Maio.
 

Ambientar // Regeneração | Com Ingrid Godinho, da Cooperativa Turiarte/PA, e Lucio Ventania, da Cerbambu/MG
Cuidar do ambiente que habitamos: a arquitetura que vai além do baixo impacto ambiental e da sustentabilidade para praticar a regeneração.
Disponível no YouTube e Facebook do Sesc 24 de Maio.
 

Pertencer // Identidade | Com David Popygua, da comunidade Tekoa Itakupe/SP e Yacuy Tupinambá, do Movimento Levanta Zabelê/BA
Os desafios para a criação e fortalecimento de espaços de pertencimento, perpassando questões relativas a gênero e raça, à luta pela visibilidade e direito à existência. Como se dá a demarcação de um território e a defesa de um modo de existência?
Disponível no YouTube e Facebook do Sesc 24 de Maio. 
 

Ocupar // Patrimônio Vivo | Com Thelma Vilasboas, da Escola Por Vir/RJ, e Pedro Alban, da Mouraria 53/BA
Apropriar e criar valor: a ressignificação e ativação de espaços abandonados a partir da programação cultural. Intervenções espaciais pontuais e, por vezes, efêmeras, que dialogam com o patrimônio material, recriando usos e adicionando novas camadas simbólicas a zonas históricas.
Disponível no YouTube e Facebook do Sesc 24 de Maio.
 

Aprender // Práxis | Com André Moraes, do Atelier Azul Pitanga/PE, e Luciana Marson Fonseca, da Escola Livre de Arquitetura/RS
Aprender ao construir: experiências imersivas de aprendizagem sobre o espaço e os modos de habitar junto. Desestruturação de hierarquias da aprendizagem e criação de territórios educativos.
Disponível no YouTube e Facebook do Sesc 24 de Maio.
 

Situar // Incorporação | Com Raiça Bonfim, Gameleira Artes integradas/BA, e Carmen Morais, do Núcleo Aqui Mesmo/SP
A situação como meio de criação de espacialidades temporárias: intervenções efêmeras que operam a partir da escuta, do improviso e do encontro dos corpos.
Disponível no YouTube e Facebook do Sesc 24 de Maio.

 

MEDIAÇÃO_AÇÃO VIRTUAL
A proposta consiste na produção de conteúdo para quatro publicações on-line nas redes sociais do Sesc 24 de Maio e um encontro na plataforma Teams, com inscrições prévias para discussão do tema proposto.


Habitar a Casa | Com Iazana Guizo
Habitar a Casa é um conjunto de exercícios criados especialmente a partir do desafio que nos foi imposto durante o isolamento social: ficar em casa. Com base nessa necessidade nos perguntamos: como podemos fazer essa experiência ser um encontro com o ar, água, fogo e terra?
Atividade aconteceu em Janeiro/21 no Instagram do Sesc 24 de Maio e na plataforma Teams.
 

Arquitetura e Apagamento | Com Giselle Beiguelman
A atividade se concentrou no perímetro do Pátio do Colégio, incluindo o Beco do Pinto e o Solar da Marquesa de Santos. Espaço de disputas narrativas que envolvem a Igreja, o Estado, as nações indígenas e a memória dos escravizados, é também um marco que congrega uma série de bens tombados que se constituem como pilares das políticas oficiais da cultura e do patrimônio histórico, como a sede do Museu da Cidade de São Paulo, a Casa da Imagem e o monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo, além dos edifícios projetados por Ramos de Azevedo.
Atividade aconteceu em Fevereiro/21 no Instagram do Sesc 24 de Maio e na plataforma Teams.
 

Educação Para o Patrimônio Cultural | Com Vanessa Lima
Mediação pela ótica da educação para o patrimônio, a partir de qualidades que criam camadas em um enredo de construção de memórias e narrativas, presentes nos edifícios, monumentos, ruas e paisagens. São estímulos para aguçar a percepção e pensar processos de transformações, (re)construções, intervenções e dinâmicas urbanas.
Atividade aconteceu em Março/21 no Instagram do Sesc 24 de Maio e na plataforma Teams.
 

Autonomia e protagonismo feminino na construção civil | Com Arquitetura da periferia
Através de vídeos, fotos, desenhos e relatos, foram compartilhados as metodologias utilizadas pelo projeto Arquitetura na Periferia, em oficinas  realizadas com mulheres. Nessas publicações, questões envolvendo tecnologias sociais, autoestima, planejamento e técnicas de construção foram apresentadas, como fundamentos que visam despertar a moradia como direito e fortalecer o protagonismo feminino na autonomia do fazer de suas moradias e de suas vidas.
Junho/21 no Instagram do Sesc 24 de Maio e na plataforma Teams.

 

CURSOS
Com Matias Monteiro
Recomendação etária: 18 anos


Mediação cultural e patrimonial
Partindo da experiência de mediação patrimonial realizada na unidade Sesc 24 de Maio, o curso propõe-se a levantar alguns elementos e questões relevantes à noção de mediação cultural e patrimonial.
Atividade aconteceu de e 14/4 a 5/5/21 na plataforma Teams.
 

Arquitetura, Arte e Educação: Expografia para educadores
Encontros que visam introduzir elementos básicos da concepção, planejamento e implementação de projetos de exposição e contextualizar esses conteúdos em relação a práticas educativas em museus e centros culturais bem como em sala de aula.
Atividade aconteceu de 13 a 27/5/21 na plataforma Teams.

 

MEDIAÇÃO DE VISITAS
Por Matias Monteiro


Roteiros temáticos
Partindo de algumas questões norteadoras, que visam propor outros olhares e recortes à exposição Infinito Vão: 90 anos de arquitetura brasileira, Matias Monteiro desenvolveu quatro roteiros temáticos, propondo atravessamentos e provocações. Sendo elas:
Amarelo - Há uma arquitetura do vazio nesse infinito vão?
Vermelho - Quem são as arquitetas da exposição?
Azul - O que a arquitetura diz de nossas formas de viver e conviver?
Verde - O que seria um modernismo à brasileira?
Clique nas cores e confira os materiais que estão disponíveis no Issuu.


ACESSIBILIDADE

BATE-PAPOS - Pensar a Cidade: Qual Acessibilidade?
Com Daina Leyton e convidados(as)


A cidade, a arte, o ver e o não-ver | Com Rogério Ratão
Nesse encontro, o escultor e ceramista cego Rogério Ratão e a consultora de acessibilidade cultural Daina Leyton trarão reflexões sobre a vida urbana, a arquitetura e a acessibilidade, as possibilidades do fazer artístico e a fruição de exposições visuais e do patrimônio arquitetônico da cidade para pessoas com deficiência visual e pessoas videntes.
Atividade aconteceu em Abril/21 na plataforma Teams.


Culturas surdas e a cidade | Com Alexandre Ohkawa
No bate-papo, o arquiteto surdo Alexandre Ohkawa compartilha sua trajetória pessoal e os projetos que desenvolve na busca da autonomia e liberdade das pessoas surdas. A consultora de acessibilidade cultural Daina Leyton traz para o debate a compreensão da acessibilidade como não só o acesso ao que já existe, mas sim ao que desejamos que exista.
Atividade aconteceu em Abril/21 na plataforma Teams.


Autonomia e o direito de ir e vir da pessoa com Transtorno do Espectro Autista | Com Adriana Godoy
A reflexão sobre a cidade, as relações interpessoais e os contextos sociais no cotidiano da pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista) é o tema desse bate-papo com a idealizadora do Projeto Integrar Adriana Godoy e a consultora de acessibilidade cultural Daina Leyton. Quais os caminhos necessários na construção da participação da pessoa com autismo nos espaços públicos?
Atividade aconteceu em Abril/ 21 na plataforma Teams.


Intervenções urbanas por um território acessível | Com Billy Saga
Como é a cidade que permite um livre acesso e circulação às pessoas? Nessa conversa, o rapper paulistano cadeirante Billy Saga e a educadora e consultora de acessibilidade cultural Daina Leyton compartilham ações - intervenções artísticas, transformações institucionais, políticas públicas - que anunciam a necessidade de garantir o direito de ir e vir de todas as pessoas.
Atividade aconteceu em Maio/21 na plataforma Teams.
 

Além dessas atividades, outros conteúdos sobre a exposição Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira foram compartilhados nas redes sociais do Sesc 24 de Maio. Acompanhe em Instagram, Facebook, Twitter e YouTube.