Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mosaico

JORGE LEÃO TEIXEIRA


Ilustração: Leandro Szyszko

Fome zero – A polícia prendeu o aposentado Elias Cassani, de 70 anos, em Mirassol (SP), quando se preparava para fazer um ensopadinho de siamês. Elias disse que estava numa pior e passara a capturar felinos distraídos, matando sua fome com carne de gato ensopada ou frita. Na despensa, os policiais encontraram mais dois gatos, dentro de um saco plástico, rango garantido do dia seguinte.

Burrocratices – A burocracia inglesa anda acumulando gafes. Um carro com 105 anos de idade, exposto num museu de Bristol, foi multado por ter supostamente furado o esquema de pedágio imposto em Londres para aliviar o congestionamento no trânsito. Dias depois, um aposentado londrino, Joe Steer, de 80 anos, foi convocado pelo Ministério da Defesa para tomar parte na ação militar contra o Iraque. Steer, que participou da batalha de El-Alamein, em 1942, no Egito, comentou com humor que as guerras atuais são muito tecnológicas para o seu gosto.

Camuflagem – Os ladrões de automóveis continuam pintando e bordando em São Paulo. Até o ministro da Justiça teve o seu Ômega particular roubado, quando deixava a esposa diante de um consultório médico. Por essas e outras, segundo colunistas bem-informados, um alto executivo do meio financeiro resolveu circular pelas ruas da capital paulista a bordo de um fusquinha de terceira mão. Blindadíssimo...

Chamariz – Ingolstadt, com pouco mais de 100 mil habitantes, é uma relíquia medieval que fica a uma hora de carro de Munique, a capital da Baviera. Agora, resolveu explorar mais um atrativo: sua velha escola de medicina, hoje transformada em museu. Segundo Mary Shelley, a criadora do médico Victor Frankenstein, foi ali que ele teria feito seus estudos e concebido a experiência que geraria o terrível monstro. O museu já virou visita obrigatória para os turistas fãs de filmes de terror.

Pestinha – Depois de lançar uma cruzada contra hambúrgueres, hot dogs e batatas fritas de lanchonetes e merendas escolares, acusados de estimular a obesidade entre crianças, o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, elegeu um novo alvo: o desenho animado japonês "Shin-Chan", exibido diariamente na tevê pelo canal Fox Kids, cujo protagonista é um campeão em maus modos e comportamentos inconvenientes. O prefeito ordenou que se enviasse ofício aos responsáveis pelo canal, a fim de que o desenho não seja mais apresentado no horário infantil enquanto o japonesinho não tomar jeito.

Família unida – Sindicância feita pela prefeitura do Rio de Janeiro descobriu que 48 motoristas de uma cooperativa de vans e kombis da zona oeste da cidade tinham apresentado certidões de bons antecedentes com os mesmos nomes de pai e mãe. A investigação também revelou que, dos cerca de 700 veículos com final de placa 1 que deveriam ter passado por vistoria anual obrigatória, apenas 47 haviam cumprido a exigência. Calcula-se que, dos 6,2 mil "perueiros" que tiveram vans e kombis licenciadas, cerca de um terço usou documentação irregular ou falsificada.

S.O.S. gaviões – Há muito sem ganhar um carnaval no sambódromo carioca, a tradicional Escola de Samba da Portela resolveu pedir socorro à bem-sucedida Gaviões da Fiel, bicampeã paulistana e orgulho da massa corintiana. Vai solicitar o empréstimo do carnavalesco da Gaviões para tentar uma vitória em 2004. Tudo em família, porque o símbolo da Portela é uma famosa águia, que abre seu desfile.

Sortidinho – Policiais do Rio de Janeiro prenderam o técnico em contabilidade Claudecir Francisco, que mantinha em casa um estoque apreciável de documentos para uso em falsificação e estelionato. Foram apreendidos, entre outros, 800 diplomas do ensino médio em nome de um colégio fechado há dois anos, além de uma centena de carimbos diferentes, carnês do INSS para preenchimento, documentos de identidade, formulários para abertura de contas bancárias, disquetes e uma carteira que apresentava Claudecir como oficial de justiça.

Por um triz – As estátuas e bustos das praças do Rio de Janeiro estão sendo mutilados por marginais a soldo de receptadores que exploram ferros-velhos. Uma das últimas vítimas foi dona Rosa Maria Paulino da Fonseca, genitora do marechal Deodoro da Fonseca, seqüestrada do pedestal do monumento eqüestre em homenagem ao filho, no Passeio Público. A ação policial surpreendeu, horas depois, dois meliantes que tentavam esquartejar a estátua nas proximidades do Aeroporto Santos Dumont.

Comentários

Assinaturas