Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Nesta Edição

Da redação

Expressão das mais importantes no panorama musical brasileiro, o choro nasceu e cresceu envolto numa aura amadorística. Como ensinam os historiadores, os músicos maravilhosos, seus bandolins, cavacos e flautas, quase nunca foram absorvidos pela mídia de massa. Até por isso, criou-se em torno desse gênero musical uma confraria de amigos rara em outras circunstâncias: uma roda de choro, antes de mais nada, é o encontro de virtuoses diletantes ou um colóquio informal de “compadres”. Nesta edição, a matéria de capa retrata o ambiente do choro em São Paulo, por meio da trajetória dos seus mais ilustres personagens.
Ainda em maio, a Revista E publica uma reportagem sobre a profissão de ator e confronta mundos diversos em que a fama e o anonimato; a riqueza e a penúria andam juntos. A matéria Suando após o expediente relata as experiências dos trabalhadores que conseguem abrir uma brecha no duro cotidiano e praticar atividades físicas. Já o programa Vozes do Brasil, gravado a cada quinze dias no Sesc Vila Mariana, que recupera a antiga tradição dos auditórios no rádio, teve cobertura exclusiva na reportagem No ar.
O físico Marcelo Gleiser, que participou de palestra no Sesc Consolação, e o presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo, José Erivalder Guimarães de Oliveira, assinam matérias nesta edição. Na Entrevista, Chico Buarque e Edu Lobo falam sobre o musical Cambaio. No Em Pauta, especialistas discutem a história dos movimentos sociais no Brasil e, em Ficção, texto inédito de Nelson de Oliveira.

Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc de São Paulo