Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Serviço
No tempo livre

Funcionários de empresas prestadoras de serviços na área de saúde usufruem cada vez mais as opções de lazer e cultura oferecidas pelo Sesc

Talvez nem todos saibam, mas os prestadores de serviços na área da saúde, como funcionários de hospitais, bancos de sangue e laboratórios, por exemplo, têm direito a se associar ao Sesc para usufruir todos os benefícios oferecidos pela instituição. Para isso, basta seguir o exemplo de Marcos Kawakami – ou Japa, como é mais conhecido pelos companheiros de trabalho –, analista administrativo da Fundação Pró-Sangue que, junto com o colega Wiclério Gonçalvez Alencar, office-boy da mesma empresa, dá duro para convencer os amigos a participar das atividades promovidas pelo Sesc. "Somos nós que fazemos a ponte entre o Sesc Consolação e os funcionários da fundação", explica.

Por trabalharem numa empresa que lida diretamente com a saúde das pessoas, Marcos e Wiclério sabem da importância de reunir os colegas em atividades que fujam um pouco do cotidiano e que façam bem tanto para o corpo como para a mente. "É muito legal para a integração das pessoas", retoma Marcos. "Por isso, estamos reivindicando a formação de um grêmio junto à nova diretoria recém-empossada." O analista administrativo enfatiza a importância de poder contar com um órgão gerido pelos funcionários e que atenda a seus próprios interesses. "Um local assim facilitaria a divulgação das atividades das quais participamos", diz. E olha que elas não são poucas. Junto com outros funcionários da Pró-Sangue, os atletas Marcos e Wiclério já se sagraram vice-campeões num torneio de vôlei masculino no Sesc Itaquera e são campeões do Circuito de Habilidades, promovido pelo Sesc Consolação. Ambas as glórias aconteceram neste ano.

A única lamentação de Marcos é a falta de tempo para freqüentar ainda mais as unidades do Sesc. O trabalho e o terceiro ano de administração de empresas têm-no obrigado a deixar em segundo plano as atividades recreativas de que tanto gosta. "Gostaria de praticar musculação e vôlei no Sesc Consolação, mas agora é impossível", lamenta. "Durante as férias, vou fazer o possível para ir." Nesse sentido, o office-boy Wiclério tem mais sorte. Morador da zona Leste, nos fins de semana costuma aparecer com a turma no Sesc Itaquera e, quando tem uma folguinha, dá as caras na Internet Livre do Consolação. "É bom para a gente se atualizar", aconselha.

De mãe para filha

Adriana Cardoso Nogueira tem 31 anos e desde os 7 freqüenta as unidades do Sesc. Moradora da zona Sul, ela é velha conhecida do Interlagos. "Para ter uma idéia, já fui campeã de vôlei e aluna do Superférias, um evento que o Sesc realizava", orgulha-se. "Agora, levo minha filha, Aline, para participar da programação."

Nada mais natural que Adriana queira continuar uma relação tão longa e íntima com a unidade campestre. Além de freqüentar o Interlagos desde garotinha, a encarregada de Hotelaria do Hospital São Luiz, unidade Morumbi, conheceu o marido num baile de carnaval do Sesc Interlagos, nos idos de 1987. E foi o marido que a apresentou ao Sesc Santo Amaro, unidade que logo se tornou um local muito freqüentado por toda a família. "Sempre que posso levo Aline lá. Ela adora os teatrinhos e as oficinas. No último Dia das Crianças, a programação estava fantástica, com palhaços, mágicos e circo. A filosofia do bom, bonito e barato funciona no Sesc", brinca.

Depois de conhecer a nova unidade, Adriana teve a idéia de reunir lá os funcionários do hospital em festas de confraternização realizadas periodicamente. Para viabilizar o evento, o Sesc Santo Amaro cede o local e organiza um bufê de acordo com o gosto do freguês. "Mês passado, foi a terceira festinha que realizamos lá", explica Cristiane de Carvalho Mendes, gerente de Hotelaria do Hospital São Luiz. "É um espaço muito agradável, que deixa o nosso pessoal totalmente à vontade." Contando com a participação de cem funcionários de vários setores, a reunião, cujo tema foi "A Festa do Ridículo", mobiliza e integra o grupo. "Esse tipo de reunião é muito importante, pois estreita os laços de amizade entre os funcionários e seus familiares", garante a gerente. "Tanto é verdade que eles nos cobram constantemente a realização desse encontro." Cristiane diz ainda que os funcionários do Hospital São Luiz estão muito empolgados com o Sesc que, ano passado, montou durante alguns dias um estande dentro da empresa para inscrever os funcionários na instituição. "É uma excelente opção de cultura, esporte e lazer que só traz benefícios a quem participa", afirma.