Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Esporte
Semana Olímpica

Um evento esportivo realizado em todas as unidades do Sesc difundiu os valores e os ideais olímpicos e ainda agitou a agenda de diversas cidades

A esgrima é um esporte olímpico? E o boxe? Você sabe quem foi Adhemar Ferreira da Silva? E o que aconteceu no dia 23 de junho de 1894? De onde veio o nome Olimpíadas, para designar o conjunto de competições atléticas e esportivas que empolgam milhões de pessoas pelo mundo todo?
As respostas a essas perguntas, e a muitas outras, deram o tom da Semana Olímpica, promovida no mês passado pelo Sesc São Paulo, em parceria com o COB - Comitê Olímpico Brasileiro, com a intenção de difundir o Movimento Olímpico em todo mundo, história, curiosidades e valores do esporte. Jogos chamados olímpicos, a propósito, originalmente realizados no Monte Olimpo, à época da Grécia antiga, local onde se imaginava viviam os deuses.
A realização da Semana Olímpica e a Corrida do Dia Olímpico, comemoram o aniversário da criação do Comitê Olímpico Internacional, ocorrida no dia 23 de junho de 1894, em Paris, por iniciativa do Barão de Coubertin, a quem se deve o mérito de haver lançado os Jogos Olímpicos da Era Moderna. Assim surgiu o Dia Olímpico, comemorado em parceira com o Sesc SP, desde 2000. Essas atividades fazem parte do calendário oficial das atividades comemorativas do Comitê Olímpico Internacional, informa Adriano Antônio da Costa, técnico do Sesc. É ainda mais interessante aqui no Brasil porque no dia 23 de junho comemora-se também o Dia do Esporte, uma data estipulada a partir da Lei Pelé.
Com tanta informação, histórias e curiosidades a serem transmitidas, o Sesc São Paulo mobilizou todas as unidades, de Interlagos a Catanduva, de Ipiranga a Piracicaba, do Carmo a Taubaté, de Pinheiros a São Caetano do Sul. Mas se a informação era grande, através de aulas, workshops, seminários, debates, exposições e oficinas, a prática de atividades não ficou atrás, com clínicas e demonstrações para todos os públicos e todos os gostos, retoma Adriano, com o objetivo de estimular a prática esportiva junto ao cidadão comum reforçando as características lúdicas e educativas do esporte enquanto meio para uma inclusão social. Assim, quem foi ao Sesc Consolação pôde acompanhar e participar dos jogos cooperativos, da programação especial relacionada às práticas aquáticas para o público infantil, adulto e de terceira idade, vivências dos nados clássico, borboleta, crawl e costas, gincanas, hidroginástica, além de apresentações de nado sincronizado e pólo aquático. Já em São Carlos, foi realizado um festival esportivo de handebol, com escolares da rede particular e pública, nas categorias pré-mirim, mirim e infantil, masculino e feminino. Muita informação e práticas de diversas modalidades também estiveram presentes em São José dos Campos. A inclusão de mais duas categorias na Corrida do Dia Olímpico, foi o destaque da versão realizada na cidade de São José do Rio Preto, infantil 3000m, individual 6000m e de revezamento misto com a participação de atletas da cidade e região.
Em Ribeirão Preto foram ressaltadas as características lúdicas e educativas do esporte, através de mesa-redonda, workshops, vivência e festival de basquete, com a participação de técnicos e atletas das equipes Franca, de Franca, Unicoc, de Ribeirão Preto, Uniara, de Araraquara.

Vôlei campeão
No Sesc Vila Mariana o destaque ficou com o Vôlei Brasileiro, eleito o melhor do mundo nos anos 1997, 1998 e 1999 pela Federação Internacional de Vôlei, com clínica esportiva e jogos de exibição. Em Santos, o futebol olímpico brasileiro deu a nota, com exposição fotográfica, Olimpíadas Cooperativas e outras atividades.
O boxe marcou presença na unidade de Santo André, com a participação de feras do pugilismo nacional como Servílio Oliveira, Nilton Campos e Miguel de Oliveira, além da realização de clínicas, apresentações, exposições de materiais e aulas abertas. Já o tênis teve destaque em Itaquera através de uma série de clínicas, envolvendo escolares e crianças de instituições sociais, enquanto a esgrima foi o forte no Belenzinho, com clínicas para o público em geral, alunos dos cursos esportivos e pessoas da terceira idade; ocorreu ainda a Etapa Circuito Paulista A 1, reunindo os mais importantes atletas dessa modalidade.
Na Pompéia, aconteceu a apresentação dos atletas da Equipe de Judô do Corinthians, demonstrando a beleza, a filosofia e os benefícios proporcionados por essa modalidade, despertando nos participantes o interesse pelo conhecimento do tema, através de lutas combinadas e demonstração de golpes.
Enfim, uma semana agitada, com destaques para a abertura da exposição Universo Olímpico - O Esporte celebrando a humanidade e duas provas pedestres, a Corrida do Dia Olímpico reunindo grupos de corredores e comunidade em geral.

Interessados em obter mais informações sobre o Dia Olímpico podem acessar o site www.diaolimpico.com.br