Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

O Sesc e a literatura

O direito à cultura, tanto para a apreciação das diferentes manifestações e obras de nosso patrimônio artístico-cultural, quanto para o cidadão poder expressar suas próprias idéias e reivindicações, é um dos pressupostos básicos para garantir uma existência digna. Para isso, o Sesc estimula a produção e difusão de diferentes expressões artísticas, bem como a realização de atividades para o desenvolvimento de habilidades de comunicação.
A leitura, como fonte de informação e estímulo à reflexão, tende a reforçar o esforço da escola na formação integral das pessoas, além de caracterizar-se como aspecto de fundamental importância na consolidação da cidadania. Ao manter bibliotecas e espaços de leitura em suas unidades, assim como programas de incentivo à leitura, a exemplo de apresentações de contadores de histórias, recitais lítero-musicais e encontros com escritores, o Sesc de São Paulo realiza um trabalho contínuo voltado para a valorização do livro e da leitura, bem como para a expressão escrita e a pesquisa.
A conservação, renovação e a ampliação do acervo configuram-se como aspectos determinantes no sentido de oferecer obras criteriosamente diversificadas ao público freqüentador das unidades. Lançamentos de obras literárias, exposições, palestras, publicações, seminários, cursos e debates, completam o rol de atividades regulares realizadas nessa área.
O Sesc possui, também, espaços recreativos direcionados especificamente às crianças e jovens, como as brinquedotecas, ludotecas e gibitecas. O Sesc On Line, site do Sesc na Internet, oferece oficina virtual de texto e sala interativa de publicação.
Essas ações, ao lado de muitas outras, demonstram o compromisso da instituição para com o desenvolvimento cultural de seu público.

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo