Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A união faz a força!

Verduras orgânicas doadas pela Igreja Messiânica_Foto_Divulgação/Sesc Interlagos
Verduras orgânicas doadas pela Igreja Messiânica_Foto_Divulgação/Sesc Interlagos

Desde o início do isolamento social, as unidades dos Sesc estão fechadas. No entanto, mesmo com a pandemia, o Programa Mesa Brasil continua ativo com o seu “exército” da solidariedade, formado por empresas doadoras e instituições sociais. Pois a fome não espera!

No Sesc Interlagos, o Projeto Mesa Brasil conta com três caminhões que fazem a retirada e entrega dos alimentos. Ao chegar ao doador, a equipe que é formada por seis pessoas (três motoristas e três ajudantes) recebe as doações e separa os alimentos, descartando os que estão impróprios para consumo. Em seguida, cada caminhão percorre uma rota em direção às Instituições cadastradas para receber as doações. “O Mesa Brasil no Sesc Interlagos atua no extremo da zona Sul, desde Santo Amaro, incluindo bairros como Pedreira, Grajaú, Parelheiros e Marsilac. É uma região de extrema vulnerabilidade social em que o complemento das refeições realizado pelo Mesa ajuda muito às instituições", conta Aline Oliveira, coordenadora do Mesa Brasil da Unidade.

Neste sentido, durante a quarentena, foi necessário buscar e ampliar a rede de doadores para que, além de alimentos, as instituições pudessem receber também produtos de higiene pessoal e limpeza, itens fundamentais no combate a COVID-19.

      Coleta de verduras orgânicas doação da Igreja Messiânica                 CEI Juruva e organização de kits para as famílias



O Centro de Acolhida II Santo Amaro - CA II, é uma das Instituições atendidas pelo Mesa Brasil. Ele atua como um serviço de assistência essencial, por isso, continuam mantendo as portas abertas durante a quarentena. “Somos um Centro de acolhimento para pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos em situação de vulnerabilidade social e sob condições de situação de rua”, afirma Neide Gomes, gerente da instituição. O CA II atende por dia, aproximadamente 100 homens entre 45 e 50 anos de idade, boa parte com algum tipo de deficiência, mobilidade reduzida e também alguns idosos, oferecendo-lhes condições dignas de acomodação, alimentação e convivência. Disponibiliza também atendimentos social e psicológico. O Mesa Brasil do Sesc Interlagos leva frutas, legumes e verduras, de duas a três vezes por semana e durante a pandemia passou a receber também, produtos de higiene pessoal e limpeza.

Outra Instituição atendida é o LACE - Núcleo de Ações para a Cidadania na Diversidade. O LACE opera com sete unidades na capital, sendo cinco delas voltadas ao apoio e inclusão social de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a partir de zero anos, oferecendo aos usuários café da manhã e almoço. “O Mesa Brasil é o nosso principal parceiro. Nossas compras com alimentos e principalmente hortifrúti diminuíram muito... Além de deixar a alimentação de nosso usuários bem variadas e balanceadas”, reitera Cristiane dos Santos, gerente do núcelo, que falou também como a pandemia ocasionou um número considerável de famílias procurando a Instituição em busca de auxílio alimentar. “Fizemos um levantamento de usuários mais fragilizados com a questão de alimentação, porém percebemos um aumento no número de famílias necessitadas…”

De acordo com a coordenadora Aline, o Mesa Brasil se remodelou durante a quarentena avaliando a necessidade de atendimento a essas famílias, já que muitas Instituições atendidas pelo programa estão fechadas para combater a Covid-19. “Continuamos entregando cestas básicas nessas instituições e as famílias vão até o local retirar”. Desta forma, o programa amplia também o número de atendidos. “Se atendemos uma creche com 200 crianças, a partir do momento que entregamos os alimentos para a família, numa conta básica, estamos atendendo aproximadamente 600 pessoas”.
 

Só na Zona Sul, através do Sesc Interlagos, o Mesa Brasil atende 59 Instituições. Durante a pandemia, agregou três novas Instituições, 770 famílias e entregou até o momento mais de 42 toneladas de alimentos.  
 

Todo esse resultado não seria possível sem a colaboração de doadores que junto ao Mesa Brasil formam um verdadeiro “exercito” de solidariedade, fazendo valer aquele velho ditado: "A união faz a força!”.

Doadores Mesa Brasil Sesc Interlagos:
Assaí Cidade Dutra (Loja 155); Assaí Parelheiros (Loja 85); Assaí Santo Amaro (Loja 5); Atacadão Parelheiros; Ayumi (Lojas 1 e 3); Delícias Da Terra; Eco estudantil; Horta do Daniel; Igreja Messiânica Mundial do Brasil; Makro Interlagos; Padaria e Confeitaria Nova Viva Noite; Peg Pese; Romabel Alimentos Ltda (Via Sapore); Sabores da Terra; Sacolão Santo Amaro; Sonda Supermercados Cidade Dutra, Sonda Supermercados Shopping Boa Vista; Sonda Supermercados Vila São José; Tenda Atacado (Loja Kennedy); Villa Buena e Viva Frutaz.

Para quem não conhece, o Mesa Brasil é uma rede nacional de combate a fome e ao desperdício de alimentos. Sua missão é buscar onde sobra e entrega onde falta. Saiba mais clicando aqui.

Você também pode ser um doador do Mesa Brasil. Saiba como!

Fotos relacionadas