Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um lugar de onde se vê o mar

Vista de Paranapiacaba<br>Foto: Carol Godefroid
Vista de Paranapiacaba
Foto: Carol Godefroid

Paranapiacaba reúne um  expressivo patrimônio cultural e natural do território brasileiro. O Sesc em São Paulo elaborou um guia dos principais pontos turísticos desta vila ferroviária única.

Localizada na região sudeste do Município de Santo André, no limite entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar e a cerca de 50 km de São Paulo, Paranapiacaba - que na linguagem indígena significa lugar de onde se vê o mar - reúne um dos mais expressivos patrimônios culturais e naturais do território brasileiro.

A vila encanta por suas casas de madeira hierarquicamente divididas, pelas ruas planejadas da Vila Martin Smith na Parte Baixa, pelo relógio da estação que ditava o ritmo das atividades, pelo colorido das casas do morro da Parte Alta, pelo movimento dos trens e claro, por sua típica neblina.

Emoldurada pela exuberância da Mata Atlântica, sua porção de mata é núcleo da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo e integra também a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como importante área de conservação ambiental para a humanidade.

A ferrovia, construída pela empresa inglesa São Paulo Railway Company, foi inaugurada em 1867, sendo a primeira no Estado de São Paulo que ligou o porto de Santos a Jundiaí. Após o término do período de concessão, em 1946, a ferrovia tornou-se a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, integrando-se à Rede Ferroviária Federal (RFFSA ) e, desde a década de 1990, incorporada pela iniciativa privada.

Em 1987, o patrimônio arquitetônico e natural de Paranapiacaba foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Em 2002, a Vila foi tombada como patrimônio nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e um ano mais tarde pelo CONDEPHAAPASA (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanistico e Paisagístico de Santo André). No mesmo ano, a Prefeitura Municipal de Santo André comprou a Parte Baixa da vila ferroviária e iniciou um trabalho efetivo para a preservação do seu patrimônio e alavancar o desenvolvimento social e econômico.

O Sesc apoia as ações de fortalecimento e valorização da história e preservação do patrimônio arquitetônico e natural da Vila de Paranapiacaba por entender que a cultura, em seu sentido ampliado, pode abrir espaços para o desenvolvimento humano e social.  Apoiar o circuito de eventos socioculturais e esportivos de Paranapiacaba se configura como estratégia para dar visibilidade aos atributos históricos e naturais da comunidade, assim como busca sensibilizar moradores e visitantes para formas de interação mais equilibradas e sustentáveis em benefício das gerações atuais e futuras.

Neste intuito foi elaborado um guia que apresenta os mais importantes pontos turísticos de Paranapiacaba. O roteiro autoguiado é um outro modo de viajar pelos trilhos da Vila e conhecer a região valorizando sua história e patrimônio. Uma contribuição ao turismo qualificado desse importante distrito de Santo André.

Acesse seu guia e bom passeio!

Veja também outras fotografias da Vila de Paranapiacaba que foram elaboradas durante as visitas realizadas para produção deste guia turístico: