Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Territórios de solidariedade e resiliência: reflexões sobre o turismo comunitário

Foto: Angelita Borges
Foto: Angelita Borges

A difusão de conhecimento é elemento importante para mudança e consolidação de práticas solidárias e éticas no Turismo e é neste sentido que durante a Semana Virtual de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável, disponibilizamos o podcast de duas formações realizadas no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

O curso Território e Identidades Quilombolas: Políticas Públicas e Turismo Étnico tratou do conceito de quilombo, território, direito e turismo étnico, apresentando dados socioeconômicos das comunidades quilombolas e da análise do Programa Brasil Quilombola e contou com a participação de Benedito da Silva (Ditão), do Quilombo de Ivaporunduva, Vale do Ribeira (SP), de Allyne Andrade, doutora e mestre em Direitos Humanos, de Cláudia Fernanda dos Santos, professora de Turismo e Hotelaria e Joyce Rodrigues, professora e coordenadora do curso Técnico de Serviços Públicos da escola ETEC Cepam.

O debate Trabalho, Autogestão e Turismo Economicamente Inclusivo contou a participação de agricultoras, pautadas pela produção familiar orgânica, pelo trabalho em rede, com atuação com turismo de base comunitária. São participantes das iniciativas de Turismo de Base Comunitária da  Acolhida na Colônia (SC), e Acolhendo em Parelheiros (SP). Participaram Rosângela Bonetti, agricultora que tem atuado junto a movimentos sociais; Valéria Maria Macoratti, agricultora que participou da fundação da Cooperapas - Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo e Thaise Guzatti, cofundadora da Associação de Agroturismo Acolhida.

 

 

Reflexões sobre a pandemia e o turismo comunitário 

Confira também a série de vídeos “Territórios de solidariedade e resiliência: reflexões sobre a pandemia e o turismo comunitário”, que traz relatos de como quatro regiões em diferentes partes do Brasil estão vivenciando este momento de pandemia de Covid-19: 

 

 

>>> Saiba mais sobre as ações do Sesc na Semana Virtual de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável em sescsp.org.br/semanavirtualdoturismo