Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Conheça as ações digitais e gratuitas do Trabalho Social com Idosos

Atividade Ponto de Encontro - Sesc Ribeirão Preto
Atividade Ponto de Encontro - Sesc Ribeirão Preto

O TSI - Trabalho Social com Idosos, do Sesc São Paulo, iniciou uma nova fase em 2021. Desde fevereiro, todas as unidades do estado têm oferecido ao público com mais de 60 anos uma grade de atividades digitais e gratuitas. A cada três meses, ações são desenvolvidas com o foco principal em propostas que desenvolvem a autonomia das pessoas idosas, favorecendo o seu protagonismo.

Baseado na observação e contato com os idosos que frequentam as unidades do Sesc, o terceiro ciclo de ações, que acontece de agosto a novembro deste ano, é voltado para o uso da internet e das redes sociais, com oficinas de aprimoramento digital ou que abordam assuntos sobre Fake News; e sobre a preocupação do corpo confinado dentro de casa, com atividades que proporcionam movimento, como oficinas de danças populares e de circo, possibilitando a autoexpressão e o desenvolvimento da criatividade aos idosos.

É importante ainda salientar que todas as ações programáticas e permanentes oferecidas dentro do TSI são divididas em três eixos: Sociedade e cidadania, Corpo e movimento e Arte e expressão. Para esta edição, os eixos foram pensados da seguinte forma:

Sociedade e Cidadania

Aborda a cidadania, comunicação e segurança. A proposta é contribuir para que os idosos se sintam seguros, neste momento, principalmente, nas redes digitais. Saibam onde pesquisar, diferenciem notícias falsas de verdadeiras e que possam usar as redes e aplicativos para iniciar novos relacionamentos, manter amizades e afastar a solidão.

Corpo e movimento

Propõe um trabalho de preservação e desenvolvimento de potencialidades do corpo. Quando a pessoa idosa se permite experimentar algum novo movimento, isso pode modificar seu estado emocional. Neste período, traz atividades relacionadas aos movimentos do circo e cultura popular.

Arte e expressão

Ações que possibilitem a autoexpressão e desenvolvimento da criatividade. A intenção é trazer atividades que gerem significados para o público idoso, melhorando a saúde mental, liberando a criatividade e ressignificando o fazer artístico. Possibilita que os idosos exponham seus pensamentos e ideias e propõe apresentações em cada atividade. 

Para participar, é preciso se inscrever em inscricoes.sescsp.org.br. Acompanhe a seguir a programação!

 

Grade de programação - agosto a novembro de 2021
 

Sociedade e cidadania

Conectad@s - o universo das imagens e do Instagram
Com Cadu de Castro, historiador e fotógrafo profissional

Considerando a popularização do uso das redes sociais entre o público de idosos, bem como a necessidade de ler e interpretar fotografias e imagens, o curso pretende aumentar o repertório das pessoas sobre estes elementos e sobre as ferramentas das redes, com enfoque no Instagram. A proposta, além do aprendizado técnico, propõe uma reflexão sobre como o corpo idoso é visto e representado atualmente, sobretudo nas redes. O curso também apresenta um panorama geral sobre as redes, produzindo recursos para que os participantes gerenciem suas contas de maneira eficiente dentro do conceito que estabelecerem. 

De 13/09 a 12/11, das 14h às 16h, sextas
Duração: 10 encontros 

 

Notícias falsas (fake news): desafios da informação digital para idosos 
Com Liliane Ito, jornalista e doutora em comunicação

As lives buscam discutir os perigos da desinformação na sociedade atual, especialmente entre pessoas idosas, tendo em vista suas consequências negativas. Serão abordados: a origem do termo Fake News; exemplos de desinformação via canais digitais; principais características das informações falsas; o que fazer diante da desinformação; compreender a expansão da desinformação e suas implicações sociais. 

De 15/9 a 13/10, das 15h às 16h30, quartas
Duração: 5 encontros

 

YouTube com afeto e consciência
Com Juliana Milasseno, bacharel em Música, produtora cultural, audiovisual e artista multidisciplinar

A ação pretende propor o diálogo entre gerações por meio da investigação de como familiares e amigos utilizam a ferramenta. Também será feito um trabalho de curadoria juntamente com os idosos em busca de canais que falem de envelhecimento e questões de interesse para essa faixa etária. Os participantes serão ainda convidados a relembrar, acessar e compartilhar conteúdos midiáticos (áudio, vídeo, fotos, eventos e reportagens) que marcaram suas histórias. A oficina será realizada em 9 semanas, considerando 90 minutos de encontros semanais ao vivo e 60 minutos de dedicação às tarefas em cada semana. 

De 19/08 a 14/10, das 15h às 16h30, quintas
Duração: 9 encontros 

 

Corpo e Movimento

Circo, riso e movimento
Com a Cia Circo di SóLadies

O circo sempre foi sinônimo de diversão e alegria para os espectadores. O curso propõe, aos maiores de 60 anos, estimular a consciência corporal a partir de diversas técnicas do universo circense como equilíbrio, concentração e memória, propiciando a experiência de se tornarem protagonistas e construírem sua própria diversão. Este é um convite para explorar novas possibilidades de se movimentar e olhar o mundo. 

De 25/8 a 13/10, das 15h às 16, quartas
Duração: 8 encontros 

 

Vivências Circenses
Com Thiago Salles, o palhaço Jerônimo

Partindo da ideia do palhaço como um artista completo, que precisa dominar diversas habilidades, a oficina promove o contato com várias modalidades e habilidades que compõem o universo da palhaçaria tais como: jogos teatrais, atividades coreográficas, estudo da maquiagem para composição da figura do palhaço, atividades de expressão corporal utilizando objetos cotidianos, experimentação de situações clássicas de palhaçaria, entre outras. 

A vivência acontece de forma não presencial, proporcionando aos participantes uma possibilidade de atividade física e cultural, assim como momentos de socialização, de forma lúdica e segura, em meio ao atual momento de distanciamento social. 

De 8/9 a 15/10, das 10h às 11h, quartas e sextas
Duração: 12 encontros 

 

Ritmo, cultura popular e envelhecimento
Com Mestre Carlos Caçapava, percussionista, compositor e pesquisador de ritmos e instrumentos afro-brasileiros

Neste curso, o Mestre Carlos Caçapava traz um pouco dos seus conhecimentos, suas histórias e tradições ligadas à cultura popular e ao corpo brincante. Por meio da transmissão de habilidades e práticas específicas ligadas aos ritmos populares, a ideia é que os participantes possam redescobrir seu próprio corpo como um universo de potencialidades, emoções e sensações. Tudo isso por meio da música e da dança. 

De 19/08 a 21/10, das 10h às 11h30, quintas
Duração: 10 encontros

 

Arte e Expressão

Criar e recriar: Imagens do Envelhecer
Com o Coletivo Meio Fio

A ação pretende estimular o olhar para si e para dentro de casa com o intuito de ressignificar e recriar o entorno. O Coletivo Meio Fio, grupo multidisciplinar de intervenção urbana, apresenta técnicas de bordado, macramê, crochê e tear, e provoca os participantes para uma renovação de peças do cotidiano por meio da arte têxtil. A oficina mescla conteúdos técnicos de manualidade, trabalhando a coordenação motora fina, e incentiva processos criativos e de ampliação do olhar, sensibilizando os envolvidos sobre o processo de envelhecimento. 

De 03/08 a 25/10, das 14h às 15h30, terças e sextas
Duração 26 encontros 

 

Bordando memórias afetivas: Ressignificar e contar histórias
Com Wander Rodriguez, artista visual

A oficina propõe aos participantes a criação de bordados, registrando suas próprias memórias afetivas, histórias e lembranças de pessoas que conheceram e que interagem em suas vidas. Também será um espaço para refletir sobre vivências e memórias, discutir cidadania, conscientizar sobre direitos e deveres dos cidadãos idosos. 

De 19/08 a 21/10, das 14h às 15h30, quintas
Duração: 10 encontros

 

K-pop somente para maiores de 60 anos! 
Com professor Thiago Tang, professor de K-Dance/K-Pop

Atividade para quem gosta de dançar e aprender novos estilos. O estilo musical nasceu na Coreia do Sul e virou um fenômeno mundial.

De 07/09 a 26/10, das 15h às 16h, terças
Duração: 8 encontros 

 

Soltando a voz - Canto Coral para Idosos
Com Fábio Tagliaferri, musicista

Oficina que propõe a descoberta de sua própria voz por meio do canto coral. O musicista Fábio Tagliaferri irá orientar os participantes por meio de exercícios vocais, práticas de respiração, descobertas de ritmos e a prática de repertório musical selecionado pelos próprios participantes.

Primeira turma: de 16/09 a 21/10
Segunda turma: 28/10 a 02/12
Das 14h às 17h, quintas
Duração:  7 encontros

---

Acesse outros conteúdos referentes ao TSI - Trabalho Social com Idosos do Sesc São Paulo, em sescsp.org.br/tsi