Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Viver com saúde na metrópole

 

Com mais de 17 milhões de habitantes, uma das maiores cidades do continente, São Paulo é o retrato ampliado de uma situação recorrente em vários centros urbanos. Seu cotidiano agitado, em que diversos fatores como o tráfego intenso, a poluição do ar, a poluição sonora e o tempo exíguo para as tarefas diárias somam-se negativamente e resultam em desequilíbrio para a saúde corporal, mental e social.

 

Um dos pressupostos básicos para o exercício da cidadania é o direito ao bem-estar social, que garante aos indivíduos uma existência digna e saudável. O Sesc São Paulo oferece a seus freqüentadores, respeitando sua dignidade e suas aspirações como cidadãos, uma extensa programação que lhes proporciona oportunidades e vivências, praticar esportes e atividades físicas, fazer novos amigos, participar de grupos e zelar pela saúde. Oferece também a chance para se ter contato com a natureza ou viajar durante as férias, de descansar e de se recompor.

 

Desde sua fundação, há sessenta anos, esta tem sido a tradição da entidade em seus programas sociais. Programas regulares buscam contemplar as necessidades básicas de esclarecimento e informação, sejam as relativas ao cotidiano, sejam as que envolvem problemas que alcançam a esfera da saúde pública. No que diz respeito à informação e sensibilização, programas especiais estimulam a apropriação de hábitos saudáveis, para a prevenção e atenção àqueles fatores que interferem na qualidade de vida.

 

Crianças, jovens, adultos e velhos, os trabalhadores do comércio e serviços e a comunidade em geral têm assegurado em nossas unidades o espaço para seu desenvolvimento pessoal. Importante aspecto para uma vida mais saudável.

 

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do
Sesc no Estado de São Paulo