Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mostra Mundo Árabe traz filmes que abordam a diversidade cultural e social da região

Cena do filme 'Ondas', de Ahmed Nour
Cena do filme 'Ondas', de Ahmed Nour

O mosaico composto por diferentes povos estará representado na tela do CineSesc entre 13 e 20 de agosto

A 9ª edição da Mostra apresenta um panorama cultural e social dos países árabes com uma seleção de 26 filmes selecionados a partir do Festival Internacional de Dubai e do Festival Internacional de Cannes. Entre as produções, estão filmes inéditos no Brasil produzidos nos países árabes e longas latino-americanos que exploram a temática, além de debates e sessões especiais.

A curadoria realizada pelo Instituto da Cultura Árabe divide a Mostra em quatro sessões: Panorama Mundo Árabe, Cinema Palestino, Cinema Egípcio Contemporâneo e Diálogos Árabes-Latinos.

Nove filmes representam a questão palestina sob o ponto de vista das relações humanas. Dentre elas, o grande destaque é Omar, primeiro filme da região indicado ao Oscar de Melhor filme Estrangeiro. O sensível e jovem padeiro Omar vive na Palestina ocupada e precisa se esquivar dos tiros da vigilância quando escala o muro que separa os territórios para encontrar sua amada Nadia e seus dois amigos de infância, Tarek e Amjad. Enquanto todos lutam à sua maneira por liberdade em meio aos muros e checkpoints, Omar é capturado e entra em um jogo de gato e rato com a polícia israelense.
 
O documentário Meu amor me espera no oceano  narra de forma poética a história da diretora Mais Darzawah, que pela primeira vez retorna à Palestina, sua terra natal. O filme homenageia o artista palestino Hasan Hourani, que com sua imaginação, resistiu à ocupação. Hourani concluiu seu livro infantil “Hasan está em todo lugar”, de poesias e ilustrações, um pouco antes de sua trágica morte por afogamento no proibido mar de Jaffa, em 2003.

Já na seleção de cinema egípcio contemporâneo, a nova geração de cineastas é representada por Caos e Desordem, de Nadine Khan. Na trama, Manal, Zaki e Mounir estão na faixa dos vinte anos e vivem em uma comunidade onde reina o caos, próximo a um depósito de lixo onde suas necessidades básicas são minimamente atendidas. O longa Ondas, dirigido por Ahmed Nour, conta a curiosa história de uma vidente que revelou o futuro do ditador Hosni Mubarak. Baseado em sua história pessoal nos últimos 30 anos, o diretor conta, por meio de imagens poéticas e técnicas de animação, a trajetória de uma geração revolucionária que nasceu nos anos 1980, depôs Mubarak e, posteriormente, Mohamed Mursi do poder.

Além da programação dos filmes, a Mostra traz atividades especiais para estimular um contato mais próximo do público com a cultura árabe, a partir da realização de mesas de debate para refletir sobre questões contemporâneas dos países árabes e da região do Oriente Médio, como a questão palestina e o crescente número de cineastas brasileiros produzindo filmes de temática árabe.

A mostra também acontece no Memorial da América Latina, CCCB-SP, Auditório da Biblioteca Mário de Andrade e Centro Cultural São Paulo.